segunda-feira, 4 de abril de 2011

Prova de vida para o INSS começa em setembro









Beneficiários do INSS serão chamados quando acabar prazo de 180 dias dado aos bancos

POR LUCIENE BRAGA (O DIA)
Rio - Os bancos vão começar a chamar os 28 milhões de segurados do INSS para fazer a prova de vida a partir de setembro. Este é o prazo firmado pela Portaria 141, publicada pelo instituto no início do mês de março/2011. Aposentados, pensionistas e beneficiários serão convocados a cada 12 meses por mensagem no caixa eletrônico, pelo funcionário do banco, Internet ou até carta para apresentar documentos pessoais e atualizar dados. Até equipamentos biométricos poderão fazer parte do modelo. A medida depura o cadastro e previne fraudes.

A prova de vida anual substitui o censo a cada cinco anos, antes determinado por lei. Agora, a atualização poderá ser feita pelo procurador legalmente constituído no INSS. Para os impedidos de comparecer aos bancos e apresentar documentos por problemas de saúde, haverá um programa de visitas por servidores do INSS. A Lei 11.720 previa que maiores de 80 anos fossem visitados, mas as regras da portaria revogaram essa medida. Walter Faria, diretor da Febraban, afirma que os bancos têm 180 dias para elaborar o modelo de convocação. “Em setembro, o processo deve começar. Não há um modelo único, e a prova de vida será um processo contínuo, repetido a cada 12 meses”, explica.

Para a presidente da Federação das Associações do Rio, Yedda Gaspar, o censo é bom:

“Se é para combater fraudes, apoiamos”. Presidente do Sindicato dos Aposentados da Força Sindical, João Batista Inocentini afirma que a preocupação é com a possibilidade de o procurador fazer a prova. “É uma brecha para fraudes. Muitos asilos se valem de procuradores”, adverte. E complementa: “Atualizar dados é importante. Vou enviar ao INSS números de 223 aposentados que ganharam ações na Justiça mas não foram encontrados para receber o dinheiro. Pelo número, herdeiros poderão ser localizados”, aposta.

8 comentários :

Maravilhosa Toscana disse...

Boa tarde Mr. Prev.
gostaria de sua ajuda e orientação.
Meu pai é aposentado pelo INSS no Brasil, e recebe sua aposentadoria pelo Banco do Brasil, mas ele reside na Italia, quem faz estas transferencias é um orgão do governo Italiano chamado "patronato", mas ele recebe de 6 em 6 meses, minha pergunta é:
Ele pode receber o salario na Italia se abrir uma c/c no bco do Brasil em Roma?
Como ele fara prova de vida?
Gostaria muito de sua ajuda pois não é justo que ele receba a cada 6 meses; as alegações do patronato é que esperam acumular para que a remessa não fique tão caro.
Muito obrigado pela sua ajuda
e desde já agradeço sua atenção
Ivan Roberto

Mr. Prev disse...

Sugiro entrar em contato com a Gerência Belo Horizonte (APS Santa Efigênia) no tel:(31) 3249-4227/4228

Eles que sao resposaveis pelo acordo internacional com a Italia e poderá responder melhor essa pergunta. Quais as forma de receber, independentemente do beneficio do seu pai ter sido feito atraves do Acordo.

Em Portugal, Espanha e Grécia, ja é possivel tranferir o beneficio para ficar mantido naqueles paises, Italia ate onde sei, não!

Família CLF disse...

Boa tarde Mr Prev
Preciso saber como deve proceder uma idosa brasileira residindo em Portugal, para fazer prova de vida à distância. No passado eram os Governos Civis que faziam essa prova, mas eles foram extintos em Portugal no início deste ano.
RaquelFRanco

Mr. Prev disse...

Para informações acesse: http://www.portalconsular.mre.gov.br/mundo/europa/republica-portuguesa/porto/servicos/atos-notariais/atestado-de-vida/

. disse...

Mr. Prev,

Necessito do e-mail da agencia de Belo horizonte, já que moro aqui na Itália, e a dificuldade de obter informações a distancia se torna inviável telefonar e discutir tantos tópicos.

Mr. Prev disse...

ligue (31) 3249-4227/4228 e pegue o endereço de mail, não colocarei aqui para evitar SPAM/HOAX(email indesejados no geral)

Samuel-Sneijder Pinheiro Nogueira disse...

boa tarde Mr. prev sou procurador da minha avô reconhecido em cartorio fui na agencia dela para fazer prova de vida e o atendente da caixa disse q eu preciso de ir ao inss para cadastrar procuração o que eu preciso levar la no inss alem da procuração do cartorio? pois ela não pode se locomover por conta de um acidente oque eu faço pois tenho a procuração registrada em cartorio quer dizer q não vale nada?

Mr. Prev disse...

Além da procuração se faz necessário um atestado medico dizendo que ela não pode se locomover.