domingo, 15 de maio de 2011

Previdência disponibiliza nova versão do simulador de aposentadoria na internet









Matéria publicada no Portal Brasil em 12/05/2011

O Ministério da Previdência Social disponibilizou em seu site a nova versão do Simulador de Tempo de Contribuição, ferramenta que permite ao trabalhador calcular o tempo de contribuição dos segurados do Regime Geral de Previdência Social. O novo aplicativo substitui o anterior, trazendo uma interface mais didática, com mais facilidade e clareza para que o usuário execute o cálculo do seu tempo de contribuição.

Ao acessar o serviço no site da Previdência, o usuário deve informar as datas de admissão e demissão de cada um dos contratos de trabalho. Ao final da simulação é possível saber se o usuário tem condições para aposentadoria, assim como o tempo que falta para ter direito à aposentadoria integral. No caso de aposentadoria proporcional, além do tempo de contribuição, o aplicativo verifica se o usuário possui a idade mínima, requisito obrigatório para reconhecimento do direito ao benefício.

Esta versão do aplicativo inova na medida em que realiza a validação dos dados cadastrais inseridos pelo cidadão, verificando os dados já existentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Ao identificar divergência entre os dados inseridos e os do CNIS, o usuário é informado que deve agendar atendimento em uma Agência da Previdência Social para regularização do cadastro.