segunda-feira, 18 de julho de 2011

INSS abre agência no 'Alemão'









Matéria publicada no Jornal Tribuna do Norte RN, em 08/07/2011

Brasília - Ao invés de um posto de informações, os moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), vão ter também uma agência completa da Previdência Social. A novidade foi anunciada ontem, no final da manhã, pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, durante atos de inauguração do teleférico do Complexo do Alemão e de uma agência "Previdência Aqui". A nova agência deve estar pronta até o final do ano e estima-se que beneficiará 200 mil pessoas que residem na região. 

A unidade da "Previdência Aqui" inaugurada ontem, está instalada na Estação Alemão, uma das que integram o teleférico. Esse espaço possibilita aos cidadãos acesso a informações básicas da Previdência Social, como agendamento e orientações. A princípio, apenas essa unidade estava prevista para o Complexo. Mas após consulta ao ministro da Previdência, a presidenta Dilma Rousseff resolveu anunciar e autorizar a construção de uma Agência da Previdência Social (APS) na área.

"A unidade de atendimento da Previdência Social ia ser pequena, mas o governo do Estado do Rio de Janeiro e a prefeitura nos deram um espaço maior. O local vai prestar todos os serviços oferecidos em qualquer agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)", explicou a presidenta Dilma Rousseff.

"O que seria apenas uma prestação de serviços de informação, vai se tornar uma prestação mais efetiva de concessão de benefícios, como existe em qualquer agência. Para isso, foi disponibilizada mais uma sala, que vai dar oportunidade para que um maior número de funcionários possam atuar", complementou o ministro Garibaldi Filho.

A primeira unidade do "Previdência Aqui" foi instalada na última sexta-feira (1º) em Porto Alegre (RS). O projeto piloto prevê ainda a instalação de mais três unidades na cidade do Rio de Janeiro (Vila Cruzeiro, Cidade de Deus e Fazendinha); e outra na capital gaúcha.