quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Revisão de benefício de 1999 a 2009









 Notícia publicada no site da Folha em, 02/08/20212

A REVISÃO
 
A revisão é devida porque, entre 1999 e 2009, o INSS não descartou os 20% menores salários de contribuição no cálculo do benefício desses segurados, o que reduziu o valor a ser pago. A média utilizada pela Previdência para definir o valor de todos benefícios considera apenas os 80% maiores salários. Sem o descarte dos menores valores, a média diminui, resultando em um benefício inferior ao que deveria ter sido pago.
Esse cálculo foi corrigido em 2009. Depois, o INSS passou a fazer a revisão nos postos --mas só para quem fizesse o pedido. O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados) e o Ministério Público entraram com ação para obrigar o instituto a conceder o reajuste automaticamente, sem a necessidade da solicitação na agência.
A Justiça Federal em São Paulo determinou a revisão.
De acordo com o INSS, foram analisados 17 milhões de benefícios concedidos no período da revisão. Isso não quer dizer que 17 milhões de segurados terão direito ao aumento ou aos atrasados.
O segurado pode ter recebido mais de um benefício, como uma aposentadoria por invalidez precedida de um auxílio-doença, ou mesmo dois ou mais auxílios devido a problemas diferentes de saúde ou acidente. 

CALENDÁRIO
 
Quem tem um benefício irá receber o aumento com o pagamento referente a janeiro, que é pago em fevereiro.
Se esse segurado tiver mais de 60 anos, os atrasados serão pagos na folha de fevereiro, que cai em março.
De 2014 a 2016, recebem os atrasados os segurados com benefício ativo e que têm de 46 a 59 anos. Na sequência, de 2017 a 2019, recebem aqueles que têm até 45 anos.
Trabalhadores que já tiveram o benefício cancelado, mas cujo valor foi menor que o devido, receberão os atrasados a partir de 2020 a 2022.

 
Link: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1130394-inss-vai-aumentar-491-mil-beneficios-e-dar-dinheiro-extra-a-23-mi-de-segurados.shtml

ACORDO

Apesar dos benefícios concedidos a partir de 1999 estarem calculados errados o INSS tem um acordo firmado entre a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo (PRDC), o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) em 05/09/2012 e pagará a revisao apenas aos auxílio-doença e pensões por morte concedidas a partir de 16 de abril de 2002 que foram calculadas com base em 100% dos salários de contribuição.
O motivo é a prescrição do direito de revisão em 10 anos, sendo assim, milhares de beneficiários não terão a revisão em seus benefícios.

366 comentários :

1 – 200 de 366   Recentes›   Mais recentes»
Cristina Meire Chiasso disse...

Por favor, o INSS também irá olhar outros casos, pois o beneficio do meu marido só foi descartado um salario de valor menor e não os 20%. Aguardo resposta .Grata.

Mr. Prev disse...

Como asim so um? ou o INSS descarta os 20% ou nao descarta nenhum. Para descartar apenas um mes de salario so se ele tiver apenas 5 meses de contribuição. Nao confunda 20% dos meses de contribuição com 20% dos vinculos. Soman todos os meses de contribuição e 20% é descartado independentemente da quantidade de vinculo que seu marido tem.

Antonia neves disse...

por favor meu pai foi aposentado na década de 70 faleseu em 83, da ir minha mae pasou a reseber a penção a ter hoje.ela só resebe um salario minimo de 622,reais. ela tem o direito ao reajuste?

Mr. Prev disse...

reajuste ela tem todo ano quando sobre o salario minimo, mas ela pode ter tambem ter direito a alguma revisao de lei, mas so com essas informaões fica dificil responder.
Sugiro ir ao inss pois com o numero do beneficio é possivel saber se ela se enquadra em alguma revisao de lei ou nao.

Elisangela da silva domingos disse...

meu pai de 67 anos é aposentado por invalidez, ele aposentou em 1999, ele tem direito a esta revisão?
Minha mãe teve um auxilio doença (LOAS),concedido em 2000 e cortado em 2005, ele tem algum direito? obrigado

Mr. Prev disse...

vamos la, se a aposentadoria do seu pai for no valor de um salario minimo sua mae pdoera de de novo o LOAS, desde maio ou junho(nao me elmbro) ha uma ACP determinando qeu o INSS nao considere valor de um salario minimo de beneficio na apuração da renda familiar.

Seu pai aposentou em 1999, mas essa aposentadoria partiu de um auxilio-doença(tranformação), caso esse auxilio-doena tenha sido concedido em 1999 ele podera ter direito, se for antes nao.

Sendo assim, caso o seu pai receba hoje salario minimo sugiro tentar o LOAS novamente para sua mae ao inves de correr atras de revisao ja que essa revisao nao aumenta tanto assim o valor do beneficio, imagina se faz a revisao aumenta uns 100 reais acima do salario minimo e consequentemente tira o direito da sua mae do LOAS. É melhor cada um com um salrio minimo.

Caso seu pai receba mais de um salario entao verifique a data do auxilio-doença que gerou a aposentadoria.

Elisangela da silva domingos disse...

minha mãe é separada de fato do meu pai, ela conseguiu n0vamente o LOAS, em abril desse ano. Eles não vivem mais juntos. Ela é acamada, não anda e mora comigo, que sou casada, por isto ela conseguiu novamente o amparo. Pois não conto como renda pra ela. Então será meu pais tem direito a esta revisão? Ele é aposentado por invalidez desde 1999.obrigado

Mr. Prev disse...

Seu pai aposentou em 1999, mas essa aposentadoria partiu de um auxilio-doença(tranformação), caso esse auxilio-doença tenha sido concedido em 1999 ele podera ter direito, se for antes de 1999 então nao, pois apesar da aposentadoria ser de 1999 o calculo usado nela foi o o auxilio-doença.

Sendo assim, quando foi concedido o auxilio-doença que gerou a aposentadoria? antes ou depois de 1999?

A melhor forma de saber é ir ao INSS e pedir essa informação, há um programa que diz todos as revisoes de lei que o beneficio tem direito, essa revisao é identificada no programa como "Art. 29"




mey disse...

gostaria de saber eu me aponsentei por ivalidez no dia 01/08/2000 provido do auxilio doença sera que trei direito a revisao

nessinha disse...

sou pensionista por morte desde 2006, tenho direito? e as pessoas q tem menos idade do q esta descrito ai, quando podem receber, no caso eu tenho 30 anos?

Lolo disse...

Dr. desculpa fazer a pergunta por esse tópico. Mas existe a possibilidade de acumulação de aposentadoria por tempo de contribuição com auxílio-doença? O caso é que a pessoa aposentou em 1976, mas continuou trabalhando até outubro de 2011,sempre contribuindo, data em que ficou sabendo que possui cancer. Fato é que a doença vem o debilitando cada vez mais. A empresa continua pagando o salário, mas acena com a possibilidade de parar de pagar. Qual a melhor medida: revisão? Pedido de auxílio doença no inss (mas fica a dúvida, pode acumular a posentadoria por tempo de contribuição com o auxilio-doença?)? Obrigado

Lolo disse...

Ah, por conta doença ele não consegue mais trabalhar!

Mr. Prev disse...

Se o auxilio-doença que gerou a apseontadoria foi concedido a partir de 11/1999 com valor superior ao salario minimo, sim.

Mr. Prev disse...

Apenas recebera se sua pensao foi precedida de um auxilio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Se tiver direito ira receber com as pessoas até 45 anos.

Mr. Prev disse...

Nao pode acumular.

mey disse...

meu auxilio doença era desde 31/10/97 e me aposentei 01/08/2000 provido desde auxilio e e superior ao salario minimo neste caso terei direito pode me auxiliar respondendo obrigado

sol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr. Prev disse...

Nao!
O calculo em 1997 era diferente.
O que gerou esse problema foi a alteração em 11/1999 que passou a levar em cosndieração 80% das maiores contribuições para fazer a media, mas nesse periodo de rvisao o auxilio-doença foi feito de forma errada considerando 100%.

mey disse...

mas na minha carta de concessao esta escrito assim calculo de beneficios segundo a lei 9876, de29/11/1999 mesmo assim nao terei direito a revisao ?

Mr. Prev disse...

calculo segundo a lei 9876, de29/11/1999 da direito, so estou achando estranho a aposentadoria ser precedida do auxilio-doença de 1997. Entre 1997 e 2000 voce deve ter feito varias pericias, tem certeza que nao iniciou um novo bneficio e voce nem se deu conta?
Para nao deixar duvida va a uma agencia do INSS e peça para eles pesquisarem em um aplicativo chamado REVSIT, nele aparece todas as revisoes de lei que voce tem direito, essa revisao é identificada como "artigo 29". Se estiver que tem direito é só esperar...

Cor da chitta disse...

OLA MEU MARIDO FALECEU EM 09/10/2006 DEI ENTRADA NO BENEFICIO EM MARCO DE 2007 ELE TRABALHAVA EM UMA OBRA E FACELEU NO TRABALHO .NAO RECEBI NADA . A EMPRESA QUE ELE TRABALHAVA ME FEZ ASSINAR UM DOCUMENTO COMO SE EU ESTIVESSE RECEBIDO OS MESES QUE ELE TRABLHOU MAIS NAO ME PAGARAM NADA. COMO FIQUEI MUITO ABALADA COM A PERDA NAO FIZ NADA E ELES ASSINARAM A CARTEIRA DE MEU EX COM UM VALOR MENOR DO QUE ELE RECEBIA. ELE ERA ENCARREGADO DA OBRA E TECNICO EM EDIFICACOES ELES ASSINARAM SUA CARTEIRA COMO PEDREIRO . NO FIM RECEBI A PENSAO NO MES DE MAIO DE 2007 E O INSS ME PAGA UM VALOR AINDA MENOR DO QUE FOI ASSINADO NA CARTEIRA 840,00 RECEBO 660,00 QUE POSSO FAZER?

Mr. Prev disse...

O valor da pensao é uma media das contribuições e nao o ultimo salario, pode ser que os salrios anteriores de seu marido eram menores e entao a media foi menor. Se foi isso nao tem o que fazer em relação ao valor da pensa no INSS, só se a media estiver errado, se algum salario dele nao foi considerado para o calculo.

Alice Valentine disse...

olá eu tenho 14 anos e meu pai faleceu eu sou o caçula já tem 9 meses que meu pai faleceu eu queria saber se quando minha mãe for dar entrada eu vou receber os acumulados ? obrigado.

Mr. Prev disse...

Sim, se for concedido voce tem direito a receber desde o obito por ser filho menor.

W.Brick disse...

Sei que a notícia é antiga, mas somente hoje encontrei esse artigo...
Eu protocolei solicitação de revisão dos meus benefícios de Aux.Doença (período 14/11/2004 a 24/07/2005) e Ap.Invalidez (desde 25/07/2005 até hoje) no dia 14/02/2012 na APS de São José dos Campos.
Depois de muitas idas e vindas a agência e contatos com a Ouvidoria da Previdência Social, foi-me informado que meus benefícios eram originados de São Bernardo do Campo e não os protocolos não foram enviados para tal agência.
Em Outubro/2012 verifiquei pelo site da Previdência que meu benefício de Aux.Doença já foi re-calculado e em contato com a APS S.B.Campo me disseram que devo aguardar calendário de pagamento em 2013 para receber eventuais valores atrasados.

Ora, esse calendário foi criado por ocasião do processo movido pelo Sindicato dos Aposentados e Ministério Público em 18/03/2012, portanto APÓS a minha solicitação e não acho justo que meu pagamento seja vinculado a essas datas (tinha 45 anos a época da divulgação, e assim receberia somente em Abril/2017 ou 2018).
Além disso, transferi o benefício de Ap.Invalidez de S.B.Campo para S.J.Campos e até agora, a única resposta que obtive é que meu benefício deverá ser revisado até Dezembro/2012.

Alguém também está com problemas assim referentes a essas revisões? Conheço casos de conhecidos que tiveram seus benefícios revistos em 30 ou 60 dias... O meu completou ontem 9 meses...

Obrigado

Mr. Prev disse...

Quando criaram a tabela de pagamento a orientação foi que todas as revisoes , mesmo que ja solicitado fossem enquadradas na tabela de pagamento. A revisao é simples, da para fazer no mesmo dia que o segurado aparece na agencia(na data agendada) e o sistema gera o pagamento em menos de 30 dias. Quem teve esse pagamento gerado antes da criação da tabela recebeu, os outros vao ter que aguardar. Pelo menos essa é a orientação.

Jurema disse...

gostaria de saber se tenho direito a revisão , me aposentei por invalidez em 10/2000, fiquei em auxilio doença desde 1998 e depois foi transformado em aposentadoria por invalidez, será que tenho direito. Jurema

Sérgio Oigres disse...

Boa tarde, me chamo sérgio, gostaria de saber se tenho direito: comecei a receber auxilio doença em março de 2000, e aposentei por invalidez em dezembro de 2003, calculo segundo a lei 9876 de 28/11/99, obs concessão com base no beneficio anterior. gostari que vcs tirassem esta munha dúvida. obrigado

Mr. Prev disse...

Pelas informações que voe passou nao!
Mas para ter certeza voce pode ir a uma agencia do INSS e solicitar essa informação, eles tem como informar na hora.

Mr. Prev disse...

Pelas informações que voce passou sim!
Mas para ter certeza voce pode ir a uma agencia do INSS e solicitar essa informação, eles tem como informar na hora.
Assim nao fica na expectativa

Sérgio Oigres disse...

aposentadoria pelo calculo da lei 9876 de 99 tem direito a revisão? esta é minha dúvida.

Sônia Ferraz disse...

Ola me chamo sonia, gostaria de saber se tenho direito a essa revisão. Meu marido hj falecido. Começou a receber auxilio doença em 2005 em 2007 se aposentou, faleceu em 2011. Hj recebo a pensão dele. Gostaria de saber se tenho direito. Obrigada

Mr. Prev disse...

Sim, tem direito!
Foi essa lei que alterou o calculo dos valores de beneficio.

Mr. Prev disse...

Provavelmente sim!
Pelo menos as informações que voce me passou como o ano da apsoentadoria dele, faz com que o beneficio dele tenha direito a revisão e consequetemetne a pesao por morte gerado por essa aposentadoria

Sônia Ferraz disse...

Vc poderia me dizer qdo o governo vai fazer essa revisao e qdo vai começar a pagar essa diferença.

Elis disse...

gostaria de saber se tenho direito a revisao do beneficio . pois sou pensionista desde maio de 2006. por pensao por morte

Mr. Prev disse...

Começa no ano que vem, mas tem uma tabela dando preferencias aos segurados com mais idade.
Esse artigo fala sobre a tabela de pagamento.

Mr. Prev disse...

Mas sua pensao por morte foi gerada a partir de uma beneficio por incapacidade(auxilio-doença ou aposentadoria por invalidez)? e de que época é o auxilio-doença que gerou a pensão?

Sônia Ferraz disse...

Ok uma ultima duvida minha no artigo fala q é por idade do segurado. Mas qual segurado eu ou do meu marido q gerou a minha pensao. Meu marido é de 1953 se vivo completaria 60 anos em 2013 eu sou de 1964.

Mr. Prev disse...

A sua idade!

Luis antonio caetano da silva disse...

recebo o loas beneficio social desde 2006, fui aposentado nesse beneficio e nao recibi auxilio doenca. gostaria de saber se tenho direito a esta revisao. meu nome e saul ferreira.

Mr. Prev disse...

Nao. Essa revisao e so para auxilio-doença para quem tinha direit a receber acima de um salario minimo.

blog dos vencedores disse...

olá! pelo auxilio doença sei que tenho direito a receber, pq foi concedido a partir de 14/04/2003 sob a lei 9876 de 29/11/2003. Agora, como perdi a carta de concessão original da aposentadoria, não sei se a mesma foi calculada segundo a mesma lei. Tem possibilidade de ser diferente? obrigada e bom dia!

Mr. Prev disse...

Tem possibilidade sim, ja que seu beneficio é anterior a lei.

FOTO FOLÍA SHOW disse...

Meu marido se aposentou em 2002, com auxilio concedido em 2000 na carta de concessão da aposentadoria não esta essa lei.
ele tem direito?

Mr. Prev disse...

Aparentemente nao, mas sugiro ir ao INSS para verificar, eles tem como responder na hora, tem um sistema deles que informa se o beneficio tem direito ou nao.

Valciene Santana disse...

comecei a receber pensão por morte em 2000, mãs não foi decorrente de invalidez, meu marido faleceu e a aposentadoria dele no valor de um salário mínimo passou pra mim. Tenho direito? tenho 78 anos

Mr. Prev disse...

Para essa revisao nao, essa revisao se refere a beneficio por incapacidade e pensoes deixadas a partir deses beneficios.

dyana silva disse...

ola me chamo geraldo gostaria de saber se tenho direito a revisao comecei a receber o auxilio doenca em 2002 segundo a lei 9876 de 29 11 1999 e me aposentei em 2004 gostaria de saber se tenho direito a revisao obrigado aguardo a resposta

Mr. Prev disse...

Aparentemente tem direito sim, mas para ter certeza seria interessante ir ate uma agencia do INSS e perguntar, tem como eles responderem na hora.

Leda Regina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leda Regina disse...

Nesse caso só tem direito quem tem essa lei 9876 na carta de concessao? então nem adianta estar dentro das datas pedidas, a lei tem q estar na carta de concessão para ter o direito?
seria entao mais facil a mida divulgar esse detalhe do que iludir o povo.
porque na midia diz q quem tem direito e quem entrou no processo de 1999 ate 2009, e nao se refere a esse detalhe da lei tal, ja li tudo sobre isso e não vi nada falando dessa lei... no caso quem esta dentro dessas datas pensam q tem direito, como meu marido esta pensando.
se a lei foi feita em 99 até 2009 ela estaria vigorando dando os beneficios basiado nela... to errada?

Mr. Prev disse...

Essa lei que determinou que o calculo seja com 80% das maiores contribuições, ou seja, quem recebeu o beneficio antes da lei recebeu conforme regra anterior. apenas quando foi aplicado os 80% das maiores contribuiçoes é que os problemas começaram, pois ate 2009 os auxilios doenças estavam utilziando 100%

Os beneficios a prtir de 11/1999 passou a ser de acordo com essa lei e sao assim ate hoje, porem em 2009 o erero foi corrigido.

FOTO FOLÍA SHOW disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FOTO FOLÍA SHOW disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FOTO FOLÍA SHOW disse...

Penso então q nem todos q começaram a receber o auxilio doença, a partir do mes 11/1999 nao tem direito?
so quem tem a lei na carta de concessão que tem direito... nesse caso e melhor ver a carta se tem a lei, que a pessoa ja sabe se vai ter direito ou não, independente do ano!
to certa?

FOTO FOLÍA SHOW disse...

Mas meu marido entrou no auxilio doença em 2000, e se aposentou em 2002
porque ele não teria direito?
tem q ter a lei na carta de consesseção?

FOTO FOLÍA SHOW disse...

Quando o INSS começa a mandar carta as pessoas q tem direito?

Mr. Prev disse...

O melhor é se dirigir a uma agencia do INSS para verificar, tem como eles respodnerem na hora, existem um sistema onde eles colocam o numero do beneficio e ele ja indica se tem direito ou não.

Mr. Prev disse...

A cocnessao do beneficio temq ue ter o calculo feito conforme a lei, mas nao necessariamente precisa estar escrito na carta.

Mr. Prev disse...

O INSS anda divulgando que ate o final do mes de Janeiro/2013 eles vao disponibilizar a consulta de quem tem direito pelo 135 ou site da previdencia.

FOTO FOLÍA SHOW disse...

Ok,mas pelas dadas do beneficio q estou passando não tem como vc saber?
auxilio em 2000 em 2002 aposentadoria por invalidez.

FOTO FOLÍA SHOW disse...

Obrigada pelas respostas.

Mr. Prev disse...

Provavlemente nao. Apesar de ter o erro em rpaticamente todos os beneficios concedidos a partir de 11/1999 ate 2009, o INSS fez um acordo homologado pela justiça onde se compromete a pagar apenas os beneficios a partir de 16/04/2002, os anteriores nao serao pagos devido a perda do direito de pedir revisao que é de 10 anos. Inclusive eu tinaha te esquecido desse fato e inclui ele no texto acima.

Até onde eu sei esse acordo ainda está valendo

Mr. Prev disse...

Na verdade vai ter direito apenas os beneficios com inicio a partir de 16/04/2002, devido a um acordo que o INSS de pagamento que o INSS fez com associações dos apsoentados e outra turma ai. Esta errado os beneficios com inicio em 11/1999 mas serao beneficiados so os com inicio a aprtir de 04/2002

Leda Regina disse...

Ok, mas esses 10 anos conta a partir do beneficio ou da aposentadoria?
bom eu entendo que: os calculos feita para o auxilio e um, e o da a aposentadadoria por invalidez seria outra lei... ou a lei de quem ganha o auxilio e o mesmo para a posentadoria fico meio confuso essa mudança aí.

Leda Regina disse...

Veja isso, quem tem direito, são quem recebe benefícios por incapacidade - aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio doença -
vc veja bem... ta discriminado 3 beneficios...
APOSENTADORIA POR INVALIDEZ
PENSÃO POR MORTE
E AUXILIO DOENÇA a partir da data abaixo.
quem entrou apartir dessa data de 16/04/2002
se for assim, meu marido se aposentou em /julho de 2002 pode ter o direito.

Leda Regina disse...

http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201209052334_trr_81556335

Leda Regina disse...

Eu intendo que erro de calculo nunca vai caducar, tipo... esses 10 anos caducaria sim pra quem tivesse tido o beneficio normal,calculado sem erro ai seria um reajuste de defasagem normal, ate poderia caducar com os 10 anos.
Mas nesse caso o que esta em pauta e o erro que foi calculado, então não tem como caducar, erro de calculo sempre vai ser erro de calculo...

Mr. Prev disse...

Os 10 anos contam a partir do auxilio-doença, o calculo é o mesmo quando ha tranformação do auxilio-dooença em aposentadoria por invalidez. A diferença é que o auxlio-doneça é pago 91% do calculo e a apsoentadoria é 100%, mas o calculo é aproveitado, por se tratar de tranformação de beneficio.

Mr. Prev disse...

EXatamente, sao tres beneficios, porem no caso da pensao por morte e apsoentadoria, eles tem direito pois aproveitaram o calculo do auxilio-doença.

Pensao por morte precedidada de apsoentadoria por idade ou tempo de contribuição nao tem direito, ou pensao por morte onde nao foi precedido e sim feito um calculo com as contribuições tambem nao tem direito.

Mr. Prev disse...

Tambem penso assim, mas foi feito um acordo. Olha o link abaixo.

http://extra.globo.com/noticias/economia/inss-muda-acordo-de-revisao-de-beneficios-deixa-de-fora-milhares-de-segurados-5988616.html

A nao ser que mudaram o acordo e eu nao estou sabendo, o que vale sao os beneficios de 2002 a 2009.

Mas o melhor para tirar essa duvida é ir ao INSS e perguntar, tem como eles respoderem na hora, ou esperar ate o final do mes que o INSS disse que vai disponibilizar a pesquisa no 135 e Internet.

Mr. Prev disse...

Seguinte, vou procurar se ha novas informações sobre esse acordo, se houve alguma alteração apos 04/09/2011, por se tratar de acordo as coisas nao seguem exatamente o que manda a legislação. vai que aposentadoria dentro dos 10 anos eles vao pagar mesmo o auxilio-doença sendo antes(acho dificil), mas vou tentar novas informações.

Leda Regina disse...

Hummm o que vc acha? no caso do meu marido, ele teve a aposentadoria concedida em julho de 2002 já que a data combinado foi mes 04 de 2002.
se baseando nas 3 modalidade acima q coloquei.
pensão por morte
aposentadoria por invalidez
e auxilio doença.

Leda Regina disse...

Isso que eles estão fazendo e uma desculpa pra não pagar quem tem direito os erros de calculos, porque os 10 anos caducados não tem nada a ver com os erros q tem q ser corrigido. eles estão tentando maquiar a lei colocando os 10 anos na frente, como desculpa.
o que esta em pauta e a correção por erro de calculos, e não defasagem de bebeficio pelos 10 anos.
erro de calculo não caduca.
Não da pra entender o sindicato concordar um absurdo desses... no minimo ta sendo comprado, pela metade do valor que seria pago as 491 mil segurados.

Leda Regina disse...

04/09/2011? não é 2012 não?

Mr. Prev disse...

Acho que nao vai dar certo, pois a aposentadoria dele foi precedida do auxilio-doeçna, entao o que vale é o calculo do auxilio.

Mr. Prev disse...

Esses 10 anos foram cotnados a partir da data da Ação CIvil publica que determinou que o INSS pague a revisao, essa data foi 16/04/2012. Eu penso como voce, acho que todos os beneficios de 11/1999 a 2009 deveriam ser corrigidos, como esta acontecendo com a revisao do teto, que abrange aposentadoria de 20 anos. Foi um erro do INSS e ele tem que corrigir.
Mas no caso do auxilio-doença houve essse acordo homologado na justiça.

Mr. Prev disse...

isso, isso, isso.....

Leda Regina disse...

Nesse caso não temos justiça do nosso lado...que justiça é essa q prejudica sabe do erro e concorda, prejudicando os mais fracos...os sindicatos dos aposentados não faz nada?
concorda tbm? so falta isso....estamos sem proteção, o erro e declarado mas não é corrigido.
obrigada pelas duvidas e respostas respondidas, quem sabe ate lá exista uma luz no fim do tunel né mesmo.
mas to pensando em entrar na justiça... tipo o que esta em pauta é o erro erro dos calculos da epoca, e não a correção dos 10 anos de defasagem, a bengala deles esta em cima disso.

Mr. Prev disse...

Vamos esperar o fim do mes onde sera disponibilizado quem tem direito ou nao! Espero que voce volte aqui e diga que eu ERREI, ficarei feliz por voce, ja que é direito do seu marido!

E em relação a entrar na justiça é uma opção, o problema é que o acordo foi homologado no tribunal de justiça, mas ai ja nao entendo nada, tem que conversar com um advogado mesmo.

Rodrigo Tico disse...

oi como eu sei quanto vai aumentar em % o salario do meu pai

Mr. Prev disse...

Isso so depois de ser processado a revisao. Mas o aumento nao deve ser grande, sem querer desanimar, antes do INSS fazzer o acordo de pagar automaticamente, cheguei a ver um feito manualmente na agencia do INSS e aumentou menos de vinte reais, gerando uns mil reais de atrasados. Mas é calro que tem casos que os valores serao maiores.

FOTO FOLÍA SHOW disse...

A reposiçao do 1999 a 2009 é 20 reias de aumento? 1000 reais de atrasados.

Mr. Prev disse...

NAOOOOOOOOOOOOOOO
Esse foi apenas um exemplo que eu citei, para alguns será mais e para outros pode ser até menos.
Isso depende dos salarios das pessoas. Quem sempre teve um salario pareceido, entao nao vai ter grandes mudanças, ja apra quem ganhava pouco e de repente passou a ganahr muito, entao vai ter uma diferença maior.

Vale lembrar que o INSS paga apenas os ultimos 5 anos de atrasados e nao todo o periodo.

Ana Dario disse...

Ola meu nome é regina, estou aposentada desde 2006 por invalidez, sendo que recebi meu auxilio doença depois de 1999, pelas suas respostas ja vi que tenho direito a revisão, porem pode me explicar se existe um site que possa me ajudar a fazer o calculo de quanto eu irei receber a mais, se não for exato pelo menos um base. Ah outra duvida.. eu recebo tambem os atrasados? desde 2006 quando me aposentei?

Mr. Prev disse...

Ainda nao há o calculo disponivel e a revisao devera ser paga para quem recebeu o beneficio a partir de 16/04/2002, apesar do erro estar em todos que iniciaram a partir de 11/19999. Foi um acordo que ate onde eu sei continua valendo.

pricila souza disse...

Oi gostaria de saber se eu que recebo pensão por morte desde 2009 tenho direito a alguma revisão?

Mr. Prev disse...

Depende, sua pensao é peecideda de auxilio-doença ou apsoentadoria por invalidez? é salario minimo ou mais?
preciso de mais informações, so sabendo que voce é pensionista nao da para responder.

andrea stepien disse...

recebo pensão por morte desde 06/2006 precedida de auxilio doença, tenho direito a essa revisão? tenho 46 anos quando vou receber o aumento e quando recebo a diferença dos anos anteriores? obrigada

Nedison disse...

OLA BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A ESSA REVISAO POIS ENTREI EM BENEFICIO EM 12/12/2002 E ME APOSENTARAM EM 01/01/2012 DESDE JA AGRADEÇO.

silverio disse...

oi.´meu
nome eh silverio.....estive no aux doença de outubro de 2002 a outubro
de 2005 qdo entao me aposentei por invalides. gostaria de saber se tenho
direito a revisao e tmbm qdo irei receber.tenho 49a e sou aposentado
por hiv.se for como entendi.eu recebo entao junto com o salario de
janeiro q cai na conta no inicio de fevereiro. e hoje dia
21/01/2013,consultrei meu extrato e apenas consta o aumento de 6,20 por
cento a q se refere p quem recebe acima de um salario minimo. gostaria q
fosse enviado p o meu email se possivel. jonh.loiro@hotmail.com
obrigado.

Ana Dario disse...

boa tarde. Gostaria de saber se para entrar com o pedido de revisão , é necessário apresentar um calculo especifico ou apenas pedir a revisão baseada na carta de concessão. Obrigada

Roberta Alves disse...

Olá Boa Tarde, mais uma vez peço sua ajuda e desde já agradeço, pois vem me esclarendo muita coisa, hoje minha pergunta é: como se faz o cálculo de segurados do auxílio doença, pois no site da previdência não consigo esclarecimemtos.

Roberta

Roberta Alves disse...

Digo cálculo da revisão

Mr. Prev disse...

depende de quando iniciou o auxlio-doença, se foi a partir de 16/04/2002 provavelmente sim.

Mr. Prev disse...

é muito provavel que sim, pelo menos esta dentro da data do acordo.

Mr. Prev disse...

Calma ai, voce nao vai receber nada no salario de Fevereiro nao, agora 25 de Janeiro devera começar a sair a lista dos beneficios que tem direito.

Aparentemente seu beneficio tem direit ja que se iniciou depois de 04/2002, pelo calendario a sua idade se 49 anos se encaixa nos pagamento que sera liberados de 2014 a 2016

Nesse ano é apra quem tem mais de 60 anos.

Ah, e nao podemos esquecer que para quem recebe salario minimo é pouco provavel que ganhe algum aumento, a diferença deu no calculo de quem contribuia com mais.

Mr. Prev disse...

FOi feito um acordo e o INSS ira pagar automaticamente para quem tem direito, conforme calendario citado acima.

Mr. Prev disse...

é feito uma media com 80% das maiores contribiuções contados a partir de 07/1994, sendo que o valor do benefcio é de 91% dessa media

Mr. Prev disse...

O caclulo da revisao é o citado acima, porem no periodo de 11/1999 a 2009 estavam sendo utilziado 100%, entao é so pegar todos as contribuições e fazer a media descontado os 20% dos menores.
Assim ira descobir a Renda mensal Inicial correta, ai depois tem os reajuste, mas para isso voce tem que ter a tabela de reajuste para saber qual seria o valor corrigdo hoje.

Nao ha formula para pegar o falor de hoej e descobir qual será o correto, so somando mesmo.

silverio disse...

bom.eu
novamente. recebo sim mais q um salario minimo. apesar de eu ter 49a,li
q independente da idade e de atrasados n importando o valor.eu teria
prioridade,ja q tenho hiv.e tenho direito de receber com os q tem mais
de 60a q receberao a diferença no mes de janeiro e os atrasados em
fevereiro. sendo q os q tem 60a ou mais irao receber os q tem ate 6 mil
reais.ja no caso eu n importa qto q seja o valor.teria direito de
receber tudo. procede essa informaçao? obrigado.

W.Brick disse...

Boa noite.... Tenho acompanhado os comentários nesse artigo, e tomo a liberdade de incluir algumas informações.

Eu havia protocolado revisão de benefício em Fev/2012, UM mês antes do Ministério Público e Sindnap darem entrada na Ação Civel Pública.
Apesar de ainda não ter recebido a diferença dos últimos 5 anos (que eram 10 anos, antes da ACP), no extrato de pagamento de 01/2013 meu benefício veio corrigido, além dos 6,20%, o que já é uma boa notícia.

Assim como o Sr. Silvério, também obtive a informação de que auxílio-doença e aposentadoria por invalidez por ocasião de HIV, Câncer e AVC (meu caso), seriam pagos em 02/2013, independente da idade e valor, mas ninguém ainda souber informar como será esse pagamento.

Para quem tem dúvida se tem direito ou não, ou se já foi processado ou não a revisão, sugiro pesquisarem no site da Previdência Social (www.inss.gov.br), no link "Lista completa de serviços ao segurado" a opção "Carta de concessão e memória de cálculo do benefício" e confrontarem com a recebida no ato do afastamento.

Outra opção é, dentro desse mesmo link (Lista completa de serviços), acessarem "Consulta aos processos de revisão de benefícios". Se o benefício foi recalculado, mostrará o mês/ano da revisão, caso contrário, uma mensagem alertando para aguardar correspondência será informada (nesse caso, é porque o benefício, teoricamente, está sendo calculado). *Uma dica: esse link só funciona no Internet Explorer. No Chrome e Firefox mostra erro de página não encontrada.

Espero ter ajudado.
Abraços a todos

Mr. Prev disse...

Muito bom, obrigado pela contribuição!!!!

Mr. Prev disse...

Desculpa ai, nao observei sobre a doença, mas vou fazer uma consulta antes, se nao me engano tem prioridade, mas sao tantas ACP rolando que fico meio confuso, se sao todas que tem prioridade, ou apenas uma e outra.
Mas os W.Brick escreveu uma postagem interessante abaixo.

silverio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
silverio disse...

1)
mais uma duvida. pelo q li.independente da idade.todos os beneficios
irao receber o aumento agora em janeiro.correto? 2) eu ganho mais q um
salario.qdo consultei o extrato.apenas venho o aumemto de 6,20 por cento
p quem ganha mais de um salario.e pelo q entendi deveria ter vindo o
aumento da revisao tmbm.correto? 3) em fevereiro eh p vir os atrasados p
quem tem mais de 60 anos q tenha ate 6 mil reais.so q independente da
idade e do valor q tenha a receber.todos q tenham algum tipo de
molestia.q esteja em fase terminal.pessoas com hiv e pessoas com algum
tipo de cancer. correto? entao se ta correto e eu n receba.o q devo
fazer? obrigado

Leda Regina disse...

Olá, eu de novo aqui rs, consultei a previdencia social,para consultar a revisão, veio a msn para consultar concessão inicial de beneficio, na consulta só diz q esta td normal.
nenhuma msn de revisão.
o que vc acha?

silverio disse...

entao
ha muitas informações desencontradas.pq conforme acima o Sr. W.Brick
comentou.q consultou seu extrato do mes de janeiro de 2013 e ja venho
corrigido.alem dos 6,20 por cento. entao ate agora foi o unico q
recebeu.pq liguei no 135 e a atendente me informou q o inss começou a
mandar carta p quem tem direito ao aumento e a revisao e q n a data
ainda defenida de qdo sera esse aumento e nem dos atrasados a receber.
obrigado

W.Brick disse...

Olá.... Como relatei, eu protocolei o pedido de revisão ANTES da ACP. Só não recebi ainda porque após o Ministério Público e Sindnap terem dado entrada na ACP, os cálculos ficaram congelados.
Talvez, por essa razão, eu já tenha tido o benefício corrigido, mas não sei ainda quando nem quanto receberei a diferença dos últimos 5 anos.
Abraços

Mr. Prev disse...

Agora em Janeiro tem o aumento do salrio minimo, reajsute dos beneficios.

Ja a revisao andei dando uma pesquisada e a ultima informação do Minsiterio da Previdencia foi que e o criterio de pagamento vai ser beneeficio ativo/cessado e idade(os mais velhos primeiros), não ha nada de prioridades por doença. Isso que foi combinado no acordo.

Tem duas revisoes sendo aprceladas por ai, a revisao do teto e agora essa do Art.29. Nao vamos confundir as datas.

Mr. Prev disse...

A previdenica ira disponibilizar a partir do dia 25 a consulta(pelo menos eles falam isso).
Ao cosnultar podera haever 4 respsotas:
- sem direito
- COm direito mas sem diferenças
- com direito e diferenças
e mais um que esqueci..rsrsr

Entao vamos esperar ai...

Leda Regina disse...

Já da pra ver pelo site da previndencia quem tem direito, que o sr°W.Brick colocou, consegui ver, quem quiser pode acessar pelo internet explore porque pelo chroner não entra, da erro.

silverio disse...

bom.
entao eu n sei.pq tem sites de sindicato de aposentados q falam q em
2013 os aposentados com 60a ou mais e tmbm os aposentados por alguma
molestia grave.hiv ou algum tipo de cancer.independente da idade e do
valor a receber.tem prioridade. entao quem estara falando a verdade?
obrigado

W.Brick disse...

Para complicar a história mais um pouco, vejam a íntegra do resultado do acordo no site do SINDNAPI

http://www.sindnapi.org.br/index.php/noticias/174-sindnapi-e-inss-formalizam-acordo-na-justica

Lá consta a tabela de pagamentos, e confirmando o que eu e o Sr. Silvério disseram, "terão prioridade os beneficiários que, independentemente da idade e dos valores atrasados a receber, sejam pessoas vítimas de neoplasia maligna, doença terminal ou portadoras do vírus HIV."

Então, acho que nos resta esperar até semana que vem, quando deveremos começar a receber as correspondência do INSS.....

Mr. Prev disse...

Na verdade ta confuso, nessa semana o INSS lançou informações sobre a revisao de forma interna, e falou que o criterio da tabela seria a idade e o status do beneficio(ativo / cessado), ele nao cita a prioridade.

Se nao me engano e ja vi algo sobre prioridade na NET, mas estou passando as informações que vejo saindo do INSS.

Agora fiquei curioso.

Mr. Prev disse...

Ei rapaz!!!!

Estou gostando de ver suas participações por aqui!!!

Mr. Prev disse...

Agora diz ai, o que deu o seu?? to curioso

Mr. Prev disse...

Aqui vai o link para o acordo homologado

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=2&ved=0CDYQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.jfsp.jus.br%2Fassets%2FUploads%2Fadministrativo%2FNUCS%2Fdecisoes%2F2012%2F120906acordo-INSS.pdf&ei=LQ0BUa5KiJryBKXDgJgN&usg=AFQjCNGafQzddbGiOMlaCmSLhSnMtOzc4Q&bvm=bv.41248874,d.eWU

Pelo que está no texto do acordo...hummmmmmm

Leda Regina disse...

O,absurdo!!!
iremos entrar com uma ação, erro não prescreve, eles generalizaram a situação, o que esta em pauta é o erro, e não as perdas dos 10 anos.

Mr. Prev disse...

Tambem acho que nao devia prescrever mas foi um acordo homologado na justiça com aprticipação de sindicatos e algo mais.

Mr. Prev disse...

Novidades em relação aos portadores de doenças como HIV, cancer ou outra em estado terminal. É possível antecipar os pagamentos desde que feito requerimento na agencia do INSS, NAO SERA AUTOMATICO A ANTECIPAÇÂO.

Revisao automatica seguira o estabelecido no acordo, ou seja, será por idade.

Administrativamente, apenas para o segurado ou parentes nas categorias descritas nos incisos I a III, art. 16, Lei nº 8.213, de 1991(conjuge, irmaos menores ou maior invalido, filhos menores ou maior invalido), por meio de perícia médica que indique enquadramento em neoplasia maligna ou doença terminal, ou como portador do vírus HIV. O requerimento deverá ser realizado nas Agências da Previdência Social.

Silvério, corre lá!!!!!

W.Brick disse...

Mr. Prev, você tem algum documento legal que comprove essa situação? No documento que você disponibilizou hoje cedo, consta também essa informação.

O que quero evitar é ter que ir até a APS e algum atendente dizer que "não foi informado", como sempre ocorre até que eu mostre cópia de memorando, processo ou qualquer outro documento legal que eu consiga encontrar na Internet.

Desculpe incomodar com esse questionamento, mas essa situação também é importante para mim.

Obrigado
Walter Brick

Leda Regina disse...

O acordo q li foi em relação a perdas dos 10 anos de reajuste defasados prescrito e não do erro, o erro foi generalizado e embutido, já conversei com uma pessoa q trabalha la dentro do inss e ele disse q vai ter muitas ações referente a essa tese, é aí que vamos entrar tbm.
Acordo que só generais dão a ultima palavra em beneficios deles mesmo claro.

Mr. Prev disse...

Nao tenho duvida que vai ter muita gente entrando com ação, até estou na torcida por elas, o erro no calculo foi do sistema, ou seja, mesmo que alguem pedisse revisao antes de 2009 nao iria corrigir esse erro, entao entendo que nao poderia prescrever.

Mr. Prev disse...

VOce nao incomoda, ao contrario, enriqueceu a discussão.

Em relação ao documento oficial, no momento vou ficar devendo, chegou hoje(24/01/2012) essa informação em forma de cartilha em arquivo pdf aos servidores do INSS orientado quanto aos procedimentos a serem tomados, inclusive orientando como mexer nos sistema corporativo, ou seja, nao tem como eu disponibilziar esse material.

Acredito que junto com a disponibilização da consulta no site da previdencia prometida para o dia 25/01, devera tambem constar essas informações. Caso contrario, se aparecer algum memorando eu aviso, ams ae o momento é apenas um orientação aos servidores.

Leda Regina disse...

Obrigada pelas resposta e duvidas q vc tirou.
e desculpe algumas perguntas.

W.Brick disse...

Obrigado! De qualquer maneira, vou arriscar uma visita amanhã a APS da minha cidade...

Vai que... :)

Abraços!

Mr. Prev disse...

Que isso!!
Volte sempre!

Mr. Prev disse...

Depois volta aqui e me conta como foi... !

W.Brick disse...

Está disponível desde a madrugada de hoje a Consulta Online ao resultado das revisões:

http://www5.dataprev.gov.br/revart29/pages/consultaRevisaoBeneficio.xhtml

Abraços!

silverio disse...

Nao sei qual o motivo,mais gostaria de saber pq consultei e diz q a revisão foi apurada e nao foram apurados diferença. Ai consltultei pelo meu beneficio sendo q aparecem dois beneficios o d sempre q eh o atual q eh dsde q me aposentei. E um outro numero de outro beneficio falando a msma coisa. Se eu estve na pericia de outubro de 2002 a outubro de 2005,qdo entao foi concedido a aposentadoria com o msmo numero do beneficio q tenho dsde q me aposentei.entao q outro numero de beneficio eh esse q aparece? Obrigado

W.Brick disse...

Não seria o benefício do Auxílio-Doença? Ou você entrou direto na Aposentadoria por Invalidez?

No meu caso, afastei-me por Auxílio Doença em Novembro/2004 e depois Aposentadoria por Invalidez a partir de Julho/2005.
Na pesquisa, informei o número do meu CPF (e não do benefício) e a resposta indica que o benefício de auxílio doença "não foram apuradas diferenças" e no benefício de aposentadoria por invalidez "foram apuradas diferenças; aguarde correpondência..."

Como no resultado informa que a data da emissão da carta é hoje (25/01/2013), vou aguardar recebe-la, provavelmente na semana que vem, para depois me dirigir a APS na minha cidade e verificar a antecipação do pagamento conforme discutido acima.

Abraços
Walter Brick

silverio disse...

Nao da p enteder,pois se eu estava no aux doença de outubro de 2002 a outubro de 2005,qdo entao foi consedido a aposentadoria por invalides.pq n foi apuradas diferenças?ja q estou de acordo com quem tem direito a revisao? Isso quer dizer entao q n tenho a receber a diferença nso o meu salario ou q tmbm n terei diferença a receber de atrasdos.! Obrigado

silverio disse...

Cosultei pelo meu CPF.ai aparece o me beneficio q tenho dsde q me aposentei por invalides e o numero de um outro beneficio como se fosse o meu tmbm. Mais sempre so tive esse numero de beneficio desde q me aposentei.esse outro nem sei q beneficio eh esse. Estive no aux doença de outubro de 2002 a outubro de 2005,qdo entao foi concedido a minha aposentadoria por invalides. Obrigado

W.Brick disse...

Então com certeza, esse outro benefício que você "não sabe qual é" é o seu Auxílio Doença.
O número do benefício muda quando se sai do Auxílio Doença para Aposentadoria por Invalidez.

Espero ter ajudado
Abraços

Mr. Prev disse...

Para o W.Brinck que queria um material oficial, aqui vai RESOLUÇÃO Nº 268 /PRES/INSS e MEMORANDO-​CIRCULAR CONJUNTO Nº 01 DIRBEN/DIR​AT/DIRSAT/​PFE/INSS

O povo é tão enrolado, disponibilziam a resolução só agora, e nela fala que os beneficios que forem possivel identificar a doença(HIV e cancer) serão dado prioridade de forma automatica, já o resto terá que ser requerido.

Mas pelo que entendi o SIlverio tem direito a revisao mas não houve diferenças, foi isso?

silverio disse...

Ai q tha. Se n tive difereça.se vou ter direito a revisao. E tmbm pq se me encaixo nos q tem direito a difereça e n tive. A difereça e o reajuste do salario q teria direito.certo? E pq n tive? E os ayrasados sera q terei!!! Obrigado.

Leda Regina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
W.Brick disse...

Obrigado Mr.Prev!!

Pelo que li na Resolução, alguns benefícios com direito a antecipação foram processados automaticamente. Vou aguardar a carta liberada na data de hoje para saber valores e prazo e aí então, caso necessário, procuro a APS.
No que eu eu puder ajudar, vou relatando meu caso aqui.

Abraços
Walter Brick

Leda Regina disse...

Olá, tem como vc ver pra mim como esta esse processo por favor ja esta caminhando para 3 anos.
Processo Eletrônico:
0030853-18.2010.4.02.5151 Classe 51002 JUIZADO/PREVIDENCIÁRIA

Diogo Jefferson disse...

Minha mãe entrou com uma ação judicial contra o INSS em 03/2003 requerendo pensão por morte. A pensão foi concedida em 03/2009 e os atrasados de 2003 a 2009 foram pagos em 2010. Gostaria de saber se ela tem direito a revisão já que o benefício foi concedido em 2009, e também se ela tem direito a revisão dos atrasados de 2003 a 2009. Caso ela tenha direito, o que ela deve fazer já que acabamos de consultar no site do INSS se ela tem direito a revisão e a resposta foi negativa. Observação: O cônjuge da minha mãe não era aposentado, recebia apenas auxilio doença temporário.

Leda Regina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leda Regina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr. Prev disse...

Oh colega, assim voce me complcia..rsrsr

essa voce vai ter que ver com seu advogado.

Mr. Prev disse...

VOce pode, inclusive agora tem a Resolução onde deixa claro que voce vao ficar de fora, voce ate deve incluir ao processo a consulta feita no site da previdencia e tambem na propria agencia do INSS.

Mas antes de entrar com uma ação seria interessante procurar alguem especialziado que possa refazer o calculo apra voce e ver se vai dar diferença e quanto. Conheço caso que deu diferença de menos de 20 reais e atrasados em torno de mil reais.

Mr. Prev disse...

Para ter direito esse beneficio(pensão) tem que ser precedido do auxilio-doença e esse auxilio ter sido concedido apos 17/04/2002.

Mr. Prev disse...

VOlte a me questionar isso na segunda ou terça-feira, pois no memorando fala de beneficios que não terão as revisões pagas, porem por falta de tempo não li ele todo apenas "passei o olho", vou ler e respondo para voce, esse memorando explica as coisas bem melhor que a resolução....

Mark Henry disse...

Olá amigo desculpa o incomodo e qualquer erro,é que nao sou acostumado a postar em blogs,nem sei se estou fazendo corretamente,mas gostaria muito que respondesse um dúvida minha.

A minha mae se aposentou por invalidez em 2005,na epóca o pagamento era de 300 reais.Ela terá direito a essa revisao?Quais os requisitos pra ter direito?Desde já agradeço a atençao.

Unknown disse...

Olá... boa tarde!

Estou em gozo de auxílio doença desde 04/2008 concedido na cidade de São Paulo, pois morava lá na época, mas ao regressar a minha cidade de origem que é Recife ao fazer nova perícia em trânsito para prorrogação do beneficio mudaram o número do benefício. Fiz consulta à lista da revisão dos benefícios e a resposta foi a seguinte: A REVISÃO FOI PROCESSADA E FORAM APURADAS DIFERENÇAS. AGUARDE CORRESPONDÊNCIA COM A DATA PREVISTA PARA O PAGAMENTO.

A minha pergunta é: Mudaram o número do benefício porque mudou a agência que mantém meu benefício?

Mr. Prev disse...

Tera direito os beneficios concedido ou precedidos de beneficios por incapacidade(auxilio-doença)que iniciaram a partir de 17/04/20002 e tenha sido de valor acima de um salario minimo.

Ha alguns que ficaram de fora, mas como regra geral é o que postei acima.

Voce pode consultar se tem direito no site da previdencia.

Leda Regina disse...

Oi onde posso pegar essa resolução de onde ficamos de fora do reajuste do erro? ja fiz consulta ao site da previdencia onde nao consta reajuste no meu caso...ja printei a pagina, mas a resolução nao sei onde posso pegar.
Obrigada pelas resposta.

Mr. Prev disse...

Nao, a tranferencia de agencia mantem o mesmo numero, para mudar de numero é porque houve mudança de beneficio.

Va no site da previdencia e tire uma copia da carta de cocnessao dos dois nuemros, provavelmente tera datas de inicio diferentes.

Mr. Prev disse...

Aqui vai

http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/72/INSS-PRES/2013/268.htm

Leda Regina disse...

Obrigada pelo link, mas onde esta a lei ali q excluiu as pessoas... que mudou todo o processo? entendi que ali só esta a lei atual de 2002 para cá.

Leda Regina disse...

OI SÃO AS ESSAS LEIS?


RESOLUÇÃO INSS/PRES Nº 268, DE 24 DE JANEIRO DE 2013 - DOU DE 25/01/2013

Dispõe sobre revisão do art. 29, inciso II da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:
Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991;
Lei nº 9.876, de 26 de novembro de 1999;
Decreto nº 3.265, de 29 de novembro de 1999; e
Decreto nº 6.939, de 18 de agosto de 2009.

Mark Henry disse...

Muito obrigado pela resposta amigo,no entanto desculpe-me por mais essa dúvida.

No site da Previdência tentei consultar se a minha mãe teria direito,mas lá estava falando em relaçao a um revisao anterior de 2004.Você pode me passar o link direto pra essa consulta atual?

Acho que entendi,pelo que você falou só terá direito,quem recebia benefícios antes de se aposentar por invalidez (no caso (auxilio-doença) a partir de 17/04/2002 e que tenha sido mais de um salário minímo né?

A minha mãe se encaixa em quase tudo isso,recebia auxilio-doença por volta de Setembro de 2003 e veio a se aposentar por invalidez em 2005,no entanto nao recebia mais que um salário minimo,que na epóca era 300 reais.

Somente por isso ela nao terá direito?Poxa aos mais necessitados o governo nega e quem recebia mais de um salário (o que facilitava no dia a dia) terá direito,nao dá pra entender.

De toda forma,uma vez mais obrigado pela atençao e aguardo essa ultima resposta.

silverio disse...

Entao MR,PREV. Primeira pergunta: se estive no aux.doença de 10/2002 a 10/2005 qdo entao me foi concedido a aposentadoria por invalides,pq n tive ao direito do reajuste? Segunda pergunta: se n tive o reajuste,terei direito aos atrasados? Terceira pergunta: como me enquadro na resoluçao q teria direito,se tmbm n vier os atrasados,quais provedencias poderei tomar? Obrigado

Unknown disse...

Eu liguei no 135 da previdência e perguntei a cerca da prioridade para portadores de doença grave como Câncer, Hiv e doenças terminais e eles me informaram que o segurado nessas condições que quiser receber a antecipação do pagamento da revisão deverá levar um laudo médico que comprove a doença e não será preciso fazer perícia para receber a revisão, o referido laudo é apenas para controle do inss e após liberarem a antecipação do pagamento o mesmo será arquivado. Att.: Renilson

Mr. Prev disse...

Nao ha lei que altera e sim uma resolução que define como será a revisao conforme estabelecido no acordo.

Ja a lei que faa da prescrição em 10 anos voce encontra no decreto 3.048

Mr. Prev disse...

Sem reajuste nao ha atrasados, ja que atrasado sao reajutses que ficaram apra tras(5 anos).

O porque que sua revisao nao deu diferença eu nao sei pois nao analisei seu caso, mas aqui vai a provavel causa: ficou abaixo de R$67,00

Conforme uma videoconferencia para servidores do INSS foi passado que nao sera pago o reajuste ate 67 reais, inclusive nem sera mandado carta avisando.

Mr. Prev disse...

Doenças que podem ser identificada pelo sistema vai ter o pagamento antecipado automaticamente, e os que nao podem ser identificados vao ter que requerer.
E pericia vai ter, pode nao ser na presença do segurado, mas o medico perito vai analsiar o laudo(ou seja, é uma pericia, mas nao presencial), até proque nao faria muito sentido passar na pericia pessoalmente, o aludo ja fala o que é, nao esta sendo questionado a gravidade, se tem uma das doença entao tem direito.

Mr. Prev disse...

Se o calculo com 80% ou 100% da salario minimo, entao nao havera diferenças pagas.

A revisao é para corrigir o calculo de quem ficou prejudicado pois saiu um valor abaixo do que merecia, mas salario minimo nao baixa, vai ser sempre salario minimo.

Sua mae iria ter direito se o calculo errado deu salario minimo, mas o correto seria um pouco acima. Mas se ela contribuia no salario minimo entao sera sempre salario minimo.


Para consultar http://www5.dataprev.gov.br/revart29/pages/consultaRevisaoBeneficio.xhtml

Leda Regina disse...

Oi, tem como vc fazer os meus calculos, ja pretendo por na justiça, ja na certa.

silverio disse...

Pois eh Mr.Prev. Tem como vc analisar meu caso? E isso de quem tem menos de 67 reais eh nova p mim.pois o acordo feito pelos sondicatos n fala disso.entao o prejudicado eh o aposentado.pois n importa se eu tenho 30 reais ou mais ou menos na minha revisao.ate pq eh um direito meu.independente do valor. Nao acha? Obrigado

bernardes disse...

estive fazendo uma pesquisa no meu beneficio para ver se tenho direito tem uma mensagem dizendo A revisão foi processada e não foram apuradas diferenças. o quer dizer isso.

Valter Diniz disse...

Caro Mr. Prev,

Minha mãe se aposentou por tempo de contribuição em 2008, à época com 53 anos e 35 anos de contribuição. Ocorre que o fator prev. foi muito alto, tendo rebaixado consideravelmente sua RMI. Contudo, ela continuou trabalhando até os dias de hoje.
Antes de se aposentar ele sempre contribuia com o teto desde 94, mas de 2009 pra cá, tem contruibuido com a líquota mínima 8%.
Pergunto: Seria interessante uma desaposentação para revisão do seu valor de benefício, tendo em vista que a aposentadoria por tempo de contribuição está com índices favoráveis ao segurado pela espectativa de sobrevida negativa, e em caso de recálculo seriam descartados os 20% (que seriam os últimos anos).
Abraço.

Mr. Prev disse...

Os calculos infelizmente nao será possivel, pois preciso saber muitas informaçoes onde serao necessario pegar no INSS como os salrios da epoca, o inicio do beneficio e para isso voce tem que pegar e entregar para a pessoa que vai fazer o calculo, aqui pelo Blog eu nao faço nenhuma consulta ao sistema. Seria ilegal!

Mr. Prev disse...

Eu acho que ate um centavo, se é seu tem qeu ser pago, mas foi passado essa informação para os servidores.

Ja em relação a ver o seu caso, pelo Blog fica inviavel pois necessito de muitas informações que voce deveria pegar no INSS e me apresentar. Pelo Blog nao faço esse tipo de serviço.

Mr. Prev disse...

QUer dizer que seu beneficio foi revisto automaticamente, porem nao sera pago nenhuma diferença. Resumindo, vai ficar na mesma.

Mr. Prev disse...

O calculo hoje é o mesmo de 2008, ou seja, elimina os 20% dos menores salarios, em relação a compensar voce devera fazer uma simulação para saber qual seria o valor hoje.

Vale lembrar que algun juizes mandam devovler o que recebeu do beneficio anterior.

Unknown disse...

As suas explicações são mais esclarecedoras e eficientes que as dos atendentes da previdência. Obrigado!

Sal e Luz disse...

Olá, eu gostaria de saber sobre esse cálculo.. eu recebia um beneficio desde nov/2004. a principio, fazia pericia de 2 em 2 meses, mas no dia 19 de setembro de 2005 meu beneficio duraria por 2 anos, recebi até 21/09/2007 quando cessou o meu beneficio. Hoje recebi a carta que me dá o direito de diferença mas o periodo de cálculo é de 17/04/2007 à 21/09/2007.Isso está certo? pois a carta de concessão pelo qual recebia foi a mesma desde 2004.
Outra dúvida: quem fez transplante de rins tem direito a antecipação?

Mr. Prev disse...

O periodo esta correto, o pagamento dos atrasados retroagem 5 anos a partor do acordo em 17/04/2012. Esses 5 anos estao rpevistos na legislação, tanto o pagamento de trasados quanto cobrança de débit
o(exceto fraute) retroagem apenas a 5 anos.

Em relação ao transplante, nao vou responder na certeza, mas acho que nao, pois conforme acordo havera antecipação para doenças como HIV, cancer e pacientes em estado terminais, e se seu beneficio cessou acredito eu que nao seja terminal para voce, ainda bem..rsrsr

W.Brick disse...

Mr. Prev, vou abusar um pouco mais da sua paciência e conhecimento aqui... rsrsrs...

Ontem recebi a carta do INSS... Apesar do período do cálculo estar correto (14/02/2007 a 31/12/2012 - 5 anos retroagidos a partir da data do meu requerimento na APS e não da ACP), a previsão do pagamento está para Maio/2018.

No ano passado, conversando com o gerente da APS na minha cidade, ele confirmou o motivo da minha aposentadoria por invalidez. Acreditei então que, por já estar no sistema, não precisaria solicitar antecipação do pagamento (meu caso está enquadrado nessa situação).

Sei que devo ir a APS agora, solicitar o formulário para antecipação e anexar um laudo comprobatório da situação, que será enviado a um perito e retornado com o OK (ou não). Minha médica está em férias e só retorna após o Carnaval.

Minha pergunta é: esse laudo deve ser recente ou pode ser um dos utilizados a 8 anos atrás quando me afastei? E até quando tenho prazo para solicitar essa antecipação e receber em Março/2013?

Mais uma vez, obrigado!

Sal e Luz disse...

Obrigada.. rsrs... realmente quando fazia hemodialise era considerada em estado terminal,mas depois do transplante a medica disse que podia voltar a vida normal... mas de normal só mesmo o prazer de acordar cada dia, pq quanto ao resto, não tem nada de normal... fiquei de 2007 a 2010 atras de emprego e não conmsegui de jeito nenhum, por ser transplantada... somente em 2010 consegui um, mas omitir transplante e quando veio a tona, soube que iam dar minha conta e por isso corri e consegui outro beneficio de auxilio doença, mas até hoje nao sei se o Transplante me dá o direito de ficar afastada pelo inss, pois dessa vezz me afastei por hipertensao... Vc bem que poderia criar um tópico pra tirar duvidas de transplantados renais quanto a previdencia...rsrsrs

Silvia disse...

Mr. Prev,
Quais os motivos para uma pessoa nao ter direito a nada nessa revisao? No meu caso, entrei no auxilio doença em 13.12.2002 e fiquei ate 2009 quando me aposentei por invalidez 11.03.2009 recebendo o mesmo valor do auxilio doença. Sempre recebi acima do minimo so que agora com o ultimo aumento de 6,20% cai para o salario minimo. Na minha carta de concessao do aux. doença eles pegaram 36 ultimas contribuiçoes somaram, dividiram por 36 e multiplicaram por 0,91. Grata pela atençao. silvia

Mr. Prev disse...

Mas na consulta que voce fez aparece que voce nao tem direito a revisao, ou tem revisao mas sem diferenças?

Mr. Prev disse...

COmo terá direito quem está ATUALMENTE com as doenaçs citadas no acordo, é sempre bom um relatorio recente, porem no seu caso a doença não desaparece, sendo assim entendo que um antigo tambem pode, ate porque voce foi apsoentado devido a essa doença. Mas ai vai da interpretação do perito.

A folha de pagamento de março vai rodar la para o dia 12 a 17 de Fevereiro, sendo assim se quiser ter esperança de receber em março é bom correr e protocolar amanha.
Nao se sabe quanto tempo vai ficar an mesa do perito,d epois ele tem que mandar o relatorio apra os etor adminsitrativo apra efetuar a antecipação, ate arrisco dizer que voce vai ver essa grana so em Abril.rs.rsrrr

Silvia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
W.Brick disse...

Valeu pela dica! Vou já procurar a documentação original e amanhã cedo estarei na APS... rsrsrs...

Essa história nunca tem fim.... Desde 14/02/2012 (ANTES da ACP) que estou nessa correria...... Mas vamos lá, ao menos tempo disponível eu tenho... kkkkkk

Obrigado!!!

Silvia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvia disse...

Quando dei entrada administrativamente em julho de 2012 estava la no pc da agencia: DIREITO A REVISAO- SIM.
So que tive que esperar porque saiu a proposta do governo. Quando fui consultar estava o numero dos 2 beneficios e a frase: a revisao foi processada e nao foram apuradas diferenças.
Será que isso se deve ao fato de agora em janeiro eu ter passado para a faixa do salario minimo e eles passaram batido e nao fizeram a revisao? me ajude, por favor. Silvia

Silvia disse...

OBS Só consultei agora no site da prev, porque o requerimento que fiz em julho do ano passado , nunca me deram resposta.
No site de extrato de pagamentos ja conta o salario minimo com pagamento em 31.01 porque com o aumento de 6,2% eu cai para a faixa do salario minimo.

silverio disse...

Entao MR.Prev. Se n pode ver pelo blog.como ppdes ver isso p mim? E o q devo fazer p valer meus direitos? Obrigado

Mr. Prev disse...

O fato de voce ter caido em 2013 para Salario minimo nao tira o direito a revisao, porem foi informado pela Previdencia aos servidores, que não será pagos deferenças de até 67 reais, deve ser o seu caso.
Ha dois casos que nao pagam diferenas:
- Se diminuir o valor
- ou diferença de ate 67 reais.

Mr. Prev disse...

Bom colega!
Infelizmente pelo blog nao tem como eu ver, entao voce tera que procuar alguem que entede de calculos da previdencia e saiba calcular Renda mensal Inciial para fazer o calculo manualmente para voce e ver qual seria a diferença, primeiro é prciso saber qual seria a diferença, se aumentou ou diminuiu(raramente ira acontecer).

Eu nao faço esse tipo de trabalho, o blog é apenas informativo.

Mr. Prev disse...

Corre la e depois em conta como foi.

Silvia disse...

Quais os REQUISITOS para uma pessoa NAO ter direito a nada nessa revisao? nao acredito que meu caso seja os 67 reais.

Silvia disse...

Contribuo desde 1993. Na minha carta de concessão do aux. doença(13.12.2002) eles pegaram 36 ultimas contribuições somaram, dividiram por 36 e multiplicaram por 0,91.Nao entendi o porquê deles usarem 36 contribuições. Esse calculo é o correto? grata Silvia

Mr. Prev disse...

Esse é o calculo antigo, antes do decreto/lei que em 11/1999 mudou o calculo.

Sera que de 1994 a 2002 voce nao tinha so 36 meses..rsrsrr

Deveriam ter usados todas as contribuições a partir de 07/1994, e a revisao seria direito pois deveria ser 80% das maiores.

Se usou o calculo antigo entao fica quietinha pois voce ta na vantagem...rsrsrsr

Mr. Prev disse...

EM breve vou fazer um post colocando os casos que nao terao direito a revisão automatica, mas pelo que entendi, o seu beneficio teve revisao, só nao teve diferenças, entao o principal motivo é o valor.

Valter Diniz disse...

Ok.

Mas essa devolução é integral e em parcela única?

Yvone Sabes disse...

Olá, eu recebi auxilio doença entre 10/2008 a 04/2012 em razão de um cancer de intestino. Recebi a carta do INSS informando que tenho direito à correção do auxílio e a previsão de pagamento para 05/2022. Tenho 54 anos, contribuo como autônoma sobre 1 sm, por não conseguir voltar ao mercado de trabalho devido sequelas que o INSS não reconhece como incapacidade. Tenho ainda 8 anos para recolher ou me aposentar por idade daqui a 6. Pergunto: se o motivo do meu afastamento foi o cancer eu não teria direito de receber esse valor antes? Hoje faço seguimento a cada 8 meses a 1 ano e todos os exames têm apresentado resultado normal. Agradeço se puder me orientar.
Yvone Sabes.

Flavia Souza disse...

Boa tarde, seria possível esclarecer uma dúvida? Meu esposo recebeu a carta da revisão que tem data prevista para pgto. em 5/2014, por ele ser acometido de neoplasia maligna é possível receber essa quantia antes do prazo? Outra questão... o informe da diferença à receber não faz jus ao tempo de benefício, já que a aposentadoria por invalidez foi concedida somente em 2011, e o tempo que eles calcularam foi de 2007 à 2012, como pode isso... Já que o auxílio doença também gerou diferenças à receber e devemos aguardar o próximo lote de cartas, agradeço se puder ajudar.

W.Brick disse...

Muito bem, hoje cedo me armei da documentação e fui até a APS na cidade vizinha (menor) para solicitar a antecipação do pagamento.
Ainda bem que busco as informações, sou até chato e mantenho um dossiê impresso do meu caso. Na APS que fui, eles não tinham o formulário para antecipação nem sabiam como proceder. Acabei dando uma aula para os funcionários, explicando o porque dessa antecipação, mostrando documentos e leis, etc etc etc
Acabei por fazer a minha solicitação de punho, informando o porque do pedido, baseado em quais incisos e leis, e todos os meus dados (nome completo, endereço completo, telefones, NIT, número do benefício, CPF e RG). Anexei cópia do exame constatando a neoplasia e relatório médico.

Agora é aguardar. Em tempo: se alguém desejar um modelo da carta de solicitação que entreguei hoje, pode pedir que publico aqui.

Abraços
Walter Brick

Silvia disse...

Mr. Prev,
de 94 a 2002 eu tinha 96 contribuiçoes.
Nao entendi sua colocaçao: "Se usou o calculo antigo entao fica quietinha pois voce ta na vantagem...rsrsrsr"
E continuo sem entender, afinal, os calculos do inss estao corretos? abraços

Iris Freire disse...

Boa Tarde!Recebi a carta mencionando data de pagto 05/2012 ou seja 8 anos para receber, até dei risada.. nunca vi um negócio assim. Gostaria de saber se há possibilidade de recebermos antes, se entrarmos com pedido na justiça. Obrigada!

Mr. Prev disse...

A ideia é boa, porem primeiro tenho que estudar um pouco os casos de transplantados.....

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 366   Recentes› Mais recentes»