segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Recebimento de benefícios









Após a tão sonhada carta de concessão do benefício, o segurado não vê a hora de ir ao banco sacar o benefício. Muitas vezes fica sem saber em que banco vai receber pois a carta extraviou, não sabe se pode escolher o banco e qual cidade quer receber, então valos lá, tentar tirar algumas dúvidas sobre o relacionamento do segurado com os órgãos pagadores(bancos).

O segurado pode receber o pagamento direito em uma conta no banco(Conta Corrente, poupança, etc) ou através de cartão magnético, onde o sistema do INSS escolhe o banco que irá receber o benefício.

Atualmente o INSS trabalha com os bancos com uma licitação onde uma determinada instituição bancária vencedora ira receber os benefícios pagos com cartão magnético na região onde venceu a disputa, caso uma determinada cidade não tenha agencia desse banco vencedor, então o pagamento vai para a segunda colocada da licitação.

O segurado só consegue escolher o banco se tiver conta nessa instituição bancária onde deseja que seja creditado o pagamento do benefício.

Ate o ano de 2012 as agencia do INSS só conseguiam creditar o beneficio em agencias bancárias nas cidades onde elas abrangem, ou seja, se um segurado de Minas Gerais, solicita um beneficio em São Paulo, o pagamento será creditado em alguma cidade paulista sobre a abrangência da agencia do INSS onde foi solicitado o benefício. Após concessão do benefício há a possibilidade de solicitar a transferência da manutenção do beneficio para outra agencia do INSS mais próxima da residencia e consequentemente o pagamento  beneficio para um local mais próximo.

A partir de Dezembro de 2012 um novo sistema de concessão/manutenção de beneficio está sendo implementado nas agencia dos INSS que ira possibilitar que durante a concessão seja escolhido uma outra agencia para manter o benefício e consequentemente qualquer lugar do Brasil para receber o pagamento. Agora é possível que uma pessoa residente na cidade de São Paulo(por exemplo), solicite um benefício em outro estado e na hora da concessão já solicite que o benefício seja mantido em São Paulo e o pagamento seja nessa cidade.

Durante o recebimento de benefício vitalício é possível que o segurado solicite empréstimos consignados, onde será descontado diretamente do benefícios os valores da parcela. A parcela do empréstimo não pode passar dos 30% do valor do benefício, sendo que podem haver vários empréstimos ao mesmo tempo, sendo que a soma das parcelas não podem passar do limite de 30%.

Muitas vezes as instituições financeiras oferecem cartões de créditos para os segurados, e caso eles aceitem a margem de 30%  cai para 20%, pois 10% serão destinados ao uso do cartão. A própria instituição financeira faz o bloqueio desses 10%, sendo que só haverá desconto se o cartão for utilizado, mas mesmo não utilizando o cartão de crédito,  os 10% ficaram reservados e não poderão fazer parte de parcelas de empréstimos. Esse bloqueio de 10% se refere apenas a diminuição de margem para  empréstimo.

Caso o segurado esteja impossibilitado de ir a agencia bancária receber por estar no exterior ou impossibilitado de se locomover, é possível nomear um procurador para receber o beneficio que seja pago através de cartão magnético.

No caso dos segurados que sejam interditados ou tenha um responsável legal, a melhor opção de recebimento é o cartão magnético, pois o benefício são com o CPF do titular(interditado ou menor), e em muitos casos o responsável quer receber em sua conta bancária e o pagamento acaba sendo rejeitado pois no benefício ha um CPF e no banco o número é outro. Só não da erro se apesar de interditado a pessoa for titular também da conta bancária.


235 comentários :

1 – 200 de 235   Recentes›   Mais recentes»
Edenise Giusti disse...

Por favor, gostaria de ter um esclarecimento acerca do auxílio doença, se o Senhor puder me ajudar: ma Comunicação de Decisão do INSS para fins de recebimento do "auxílio doença" vem a data final do benefício. Onde eu encontro a data inicial do benefício? Como sei se a data inicial realmente é o 16º dia da incapacidade encaminhado pela Empresa?

Mr. Prev disse...

Na carta de comunicação qe voce recebe no INSS nao vem a data de inicio, voce pdoera ver na carta que vem pelos correios emitido peelo sistema da DataPrev, mas voce pdoe ir no site da previdencia e tirar uma memoria de calculo/carta de concessão que la aparece o inicio, ja que voce nao esta conseguindo ver na que voce recebeu.

Marcelo disse...

Ola! Por favor, gostaria que me esclarecesse uma dúvida. Tenho benefício concedido até dia 31/03, porém já estou totalmente apto a trabalhar e gostaria de retornar ao trabalho o mais rápido possível. Recebi inúmeras informações diferentes. As duas mais citadas foram que eu deveria ir até a agência onde o benefício foi concedido e agendar uma "perícia de alta" (que deve ser agendada como uma perícia normal e está sujeita, portanto, aos mesmos prazos). Uma outra frente diz que não existe perícia de alta e que eu nem conseguiria agendar nenhuma perícia. Essa frente diz que eu devo conseguir um atestado de alta com meu médico particular e levá-lo, junto com meus documentos, até a agência do inss. Não consigo marcar nada por telefone e já fui a agência duas vezes em busca de informações. Poderia me ajudar por favor? Obrigado

Mr. Prev disse...

Deverá se solicitado "Alta a pedido" na agencia do INSS, no dia marcado leve os documentos emdicos que comprovam estar apto

Daisy oliveira disse...

por favor; uma mãe que recebe o benefício de um filho excepcional; sabemos que se esse filho venha a falecer a mãe nao tem direito algum por esse benefício; a mãe pode contribuir com o inss como dona de casa; tem algum problema se pagar o carnê pois essa mãe não pode trabalhar devido a deficiencia severa do filho; sei que o benefício é do filho e não da mãe

Mr. Prev disse...

Pelo qeu entendi o filho recebe LOAS, correto?

Nesse caso ela pode contribuir como facultativa(dona de casa, desempregada,e studante, etc)..

Deize oliveira disse...

sim o filho recebe o loas; apartir de quanto seria a contribuiçao com o inss e por quanto tempo...desde já agradeço por sua atenção....

Mr. Prev disse...

aposentadoria exige no minimo 180 contribuições

Para contribuir como facutativa ha a opçao de 5$(33,90) para quem tem CADUNICO e o contribuinte nao pode exercer nenhuma atividade(nao pdoe ter renda propria) e a renda familair tem qeu ser de no maximo 2 salarios.

ou 11% que da 74,58

wesley disse...

Vou iniciar o pagamento do GPS com o código 1007, preciso saber se posso pagar os 20% do valor que puder acima de um salário, pois minha renda não é fixa mensalmente, posso pagar um mês 20% sobre um, outro mês sobre dois, outro sobre 1 e meio, variando de acordo com meu rendimento, posso fazer isso?preciso comunicar todo mês a agência ou é só colocar o código 1007 e alterar o valor?
Agradeço a atenção desde já.

Mr. Prev disse...

Cada mes voce pode pgar com um valor desde que nao seja menor que o minimo nem maior que o teto da previdencia.

Para alterar o valor voce nao precisa ir no INSS, mas se for começar a pagar agora sugiro ir antes do primeiro pgamento pra acerto de cadastro e inclusão da atividade, apesar de isso ser possivel de ser feito depois, sempre é bom deixar o cadastro correto.

marco disse...

Ola recebo o loas do inss quero saber se posso contribuir como facultativo mensalmente codigo 1473 sem correr o risco de perder meu beneficio. Liguei hoje para o 135 e o atendente me disse que isso inplica na perda do loas isso é verdade? Ou devo entrar como açao judicial para ter o direito de contribuir?

Mr. Prev disse...

Como facultativo voce pode, não irá perder o benefício.

wesley disse...

Agradeço a resposta rápida. Já estive na agência, estava com dúvida nesta situação de valores. Parabéns pelo Blog, está ajudando muitas pessoas.

sandra lima disse...

Bom dia,
Poderia tirar uma dúvida sobre vl do beneficio?
Estou com 57 anos e pretendo aposentar aos 60 anos.
Levando em conta que contribui com teto máximo durante 20 anos numa empresa e sai.
Depois comecei a pagar 20% sobre o minimo.
Será que vale a pena contribuir os 3 anos com teto máximo, ou continuo com s.minimo.
Se continuo com s.minimo quanto será o beneficio??

marco disse...

Mais uma duvida se eu que ganho o loas contribuir como facultativo e o inss cancelar meu beneficio devo fazer o que? Terei que passar por uma nova pericia e uma nova avaliação socio-economica? Como que pode trabalhar como a prendiz por 2 anos e continuar ganhando o loas,mas contribuir como facultativo nao pode ai eu nao concordo.

Mr. Prev disse...

Depende de quando voce pagou teto e quando pagou minimo, tem como citar os periodos.

Contribuições anteriores a 07/1994 nao entram no calculo entao repciso saber de 1994 ate hoje qual periodo de teto e minimo e se pagou todos os anos.

O valor do beneficio vai ser dificil eu falar pois depende de varios fatores, nao é um calcumo assim muitos simples, mas voce pode fazer uma simulação no site da previdencia.

Mr. Prev disse...

Se trabalha como aprendiz entao é sinal que nao é invalido/incpaz para vida social, ou seja, nao tem qeu estar recebendo LOAS, independente de pagar, se o INSS resolver apurar, nao apenas vai cancelar o beneficio como tera que ser devolvido todo periodo que trabalhou e recebeu.

Mas pode pagar como facultativo, desde que nao exerça atividade.

sandra lima disse...

Oi, sobre esclarecimento de 16.05.13 é o seguinte:
paguei o teto no periodo de 01/1988 a 03/2008 e o minimo de 04/2008 a 04/2013, sem interrupções.
Será que pagar os ultimos 3 anos, (quando vou completar 60 anos)com vl maios que o minimo vai fazer alguma diferença??????
a essa altura do campeonato ??????

Mr. Prev disse...

Compensa pois nesse caso o calculo do seu beneficio sera praticmente apenas com as contribuições no teto.

Hoje o calculo ad previdencia leve em cosndieração 80% das suas maiores contribuições contados desde 07/1994, sendo assim, em 2016 voce vai estar com 22 anos dentro do periodo de calculo, e 20%(4 a 5 anos), nao vao entrar. Esses 4/5 anos sao exatamente o periodo de 2008 a 2013. Na verdade ainda vai ter um aninho ai no calculo. Se for apra pagar no minimo é melhor ate parar de pagar para nao baixar o valor do beneficio.

Se nao quiser pagar os 3 anos de contribuição pois ja tem o tempo, pague pelo menos mais um ano no teto apra eliminaor esse ano de minimo que vai entrar, e depois pare.

Se for pagar os 3 , entao pague no teto.

sandra lima disse...

Mr. Prev.,
Agradeço a atenção dispensada.
O seu blog é o melhor que encontrei para tirar dúvidas s/inss.
Existem detalhes que nem o atendente do inss sabe informar.

Obrigada

Mr. Prev disse...

Obrigado pelos elogios.

Casa da Guedes Bed and Breakfas tRio de Janeiro disse...

a mãe da minha faxineira perdeu a carteira com seu cartão do LOAS e todos os documentos, coitada! Como ela faz para tirar uma segunda via do cartão do LOAS no Rio de JANEIRO, CAPITAL?
Obrigada

Mr. Prev disse...

Cartão do LOAS que você fala é o de recebimento junto ao banco correto?

Se for é isso ir ao banco, as instituições financeiras que são reesposáveis por fazer os cartões magnéticos para recebimento.

GRUPO CAVALO DE PRATA COUNTRY CLUBE disse...

OLA GOSTARIA DE SABER SE OS BANCOS PODEM COBRAR TAXAS POR PAGAR O BENEFÍCIOS POIS TODO MÊS VEM SIDO DESCONTADO DE MINHA MÃE UM VALOR DE 80 REAIS
FRANCISCO

Mr. Prev disse...

Para pagar beneficio não, o que pode acontecer é ela receber em conta corrente e ai sim o banco cobra para manutenção da conta, mas não são 80 reais, esse valor está muito alto. Esse desconto é por outro motivo

Anne disse...

Olá.
Tenho 30 anos. Trabalhei 2 anos e 6 meses em uma empresa( 12/08 até 06/2011, 1º e único emprego)
Resolvi largar tudo para estudar para concurso. Em 09/2012 comecei a pagar a previdência como contribuinte individual na modalidade 11%.
Estou pensando em mudar para 20%, mas não sei se fará alguma diferença, tendo em vista que já estou com 30 anos e pouco tempo de contribuição.
Caso eu passe em algum concurso, a modalidade de 11% de contribuição iria ser aproveitada no tempo de contribuição do serviço público? Ou para isso eu teria que pagar os 20%?
Estou com muita dúvida sobre o que poderei fazer, pois posso entrar no serviço público ou voltar ao serviço privado.
Estou com medo de contribuir com 20% e não adiantar muito por questão da minha idade.
O que você me sugere?
Muito obrigada.

Mr. Prev disse...

Anne, para averbar seu tempo de contribuição em um RPPS você terá que complementar o que pagou 11% para virar 20%.

Os 11% não podem ser levado para aposentar em outro órgão.

Mas como eu disse, você pode complementar futuramente, então se quiser continuar nos 11% pode. Só não esqueça que a complementação vai ser juros.

EM relação a se aposentar pelo INSS, pagando 11% vai ser por idade aos 60 anos e se pagar 20% vai ser quando completar 30 anos de contribuição, mas os dois vão chegar quase juntos.

GRUPO CAVALO DE PRATA COUNTRY CLUBE disse...

OLA GOSTARIA DE SABER SE UMA PESSOA QUE NUNCA CONTRIBUIU COM INSS E JÁ TEM 62 ANOS NÃO PODE SE APOSENTAR ?
E QUAIS OS CAMINHOS QUE ESSA PESSOA DEVE TOMAR PARA CONSEGUIR SE APOSENTAR CASO ELA TENHA DIREITO OU QUAIS OS DOCUMENTOS QUE ELA TAMBÉM PRECISE PARA DAR INICIO A ESSE PROCESSO DE APOSENTADORIA JUNTO AO INSS
FRANCISCO

Anne disse...

Muito obrigada pela explicação!
Tenho só mais uma dúvida, mas agora é atrelada a minha mãe.
Ela completará 73 anos nesse mês. Parou de trabalhar em 87 e só começou a pagar a previdência privada como contribuinte individual em 2008. Só que ela só pagou por 7 meses e parou de contribuir.
Contando tudo ela possui 9 anos e 11 meses de contribuição. Para que ela possa se aposentar por idade ainda faltam alguns anos...
É melhor começar a pagar a previdência agora ou tem alguma maneira que eu possa pagar tudo de forma parcelada?
Fui à previdência e o senhor me informou que talvez não seja válido pagar o atrasado devido aos juros... Não tem como pagar tudo de uma forma parcelada (3 meses em 1 por exemplo)?
Esse tempo de 1987 a 2008 sem pagar gera algum juros?
Qual a melhor opção para o caso dela?

Mr. Prev disse...

Francisco, aposentadoria só para quem contribui ou trabalhador rural(segurado especial).

Se essa pessoa de 62 anos não é nenhum dos dois , a chance é receber beneficio assistencial(LOAS) aos 65 anos de idade

Mr. Prev disse...

Anne, para pagar atrasado ela tem que estar com a inscrição de atividade como Contribuinte Individual(autônoma) ainda em aberto ou comprovar que trabalhou.

Se tiver condição de pagar acho interessante, mesmo com juros pois ela se aposentava mais rápido.

Em relação a pagar parcelado até pode, mas só depois de pagar todo os tempo que irá se aposentar, aposentar agora e ir pagando depois não tem como.

INSScarol disse...

Bom dia,

Estou afastada até outubro e semana que vem tenho que receber o primeiro beneficio no banco estipulado pelo INSS.
Minha duvida é se posso pedir no Bradesco para transferir para o ITAÚ ( meu banco)? Todo mês tenho que receber somente na agencia do Bradesco indicado pelo INSS ou qualquer agência?

Mr. Prev disse...

Beneficio por incapacidade o INSS não joga o pagamento mais na conta corrente, apenas recebimento por cartão magnético.

Mas se o banco conseguir fazer a transferência ótimo, mas acredito que nem eles consigam, mas você pode tentar conversar no banco.

Mr. Prev disse...

Mas isso de não poder jogar mais o auxilio-doença na conta é para um novo sistema que está sendo implementado nas agencias do INSS, no antigo sistema pode, então verifique na agencia do INSS, se o banco não conseguir.

Marla disse...

Boa NOite, Sou autonoma recolho atualmente código 1007 135,60 com 50 anos, sei minha aposentadoria terá que ser por idade. Se eu pagar daqui por diante código 1473 ou 1406? em 11% vai mexer no montante qdo me aposentar daqui a 10 anos? Obrigado. Marla.

Marla disse...

Desculpe, mais uma pergunta; Na minha idade de 50 anos pagando sobre 20% do minimo codigo 1007, o que devo pagar para receber 2 salário minimos daqui a 10 anos? , vale a pena?
Obrigado pela disposição e atenção. Marla.

Mr. Prev disse...

Marla, se for para contribuir sobre o salário mínimo, então pague 11% no código 1473. Na hora de fazer o calculo do valor do beneficio sera a mesmo coisa que pagar no 1406 sobre um salário

Mr. Prev disse...

Marla, o valor do beneficio é uma media feita com 80% das suas maiores contribuições, sem saber quanto tempo de contribuição você tem e o valor das contribuições anteriores nao tem como eu saber, a contribuiçõao ideal apra se apsoentar com 2 salarios.

Marla disse...

Obrigado pela rapidez de sua resposta, vou verificar contribuições anteriores e postarei uma nova pergunta p/ sanar minhas dúvidas.

Ilton Costa disse...

Por favor estou precisando de um esclarecimento, me afastei do trabalho por doença e o INSS concedeu o Benefício que será recebido por cartão magnético no Banco Itaú da minha cidade (Niterói RJ), acontece que tenho uma dívida de cartão de crédito com o Banco Itaú e estou muito preocupado do banco bloquear meu benefício para pagamento desta dívida, estou em dificuldades, pois estou afastado do trabalho desde junho/2013,portanto, sem um tostão.

Mr. Prev disse...

IIton, verifique a possibilidade de depósito em conta, haverá mudanças em relação ao pagamento onde benefícios temporários não terão a opção de Conta corrente, só magnético, mas salvo engano, ainda está podendo receber em conta, verifique na agencia do INSS, mas esse primeiro pagamento já foi lançado, e se não quiser o próximo sugiro correr, pois a folha de pagamento roda agora no meio do mês.

Ilton Costa disse...

Acho qu o SR. não entendeu minha pergunta, a única opção que o INSS me deu, foi o Banco Itaú, a min ha pergunta é: O Banco pode querer descontar do meu Beneficio a dívida com o cartão de crédito do BAnco Itaú?

Ilton Costa disse...

Para melhor informação, não possuo conta bancária.

Mr. Prev disse...

Ilton, acho que entendi sim, a questão é que se o banco vai ou não pegar o dinheiro já não é um assunto previdenciário, o que eu posso falar a respeito é que se você não tem conta bancária não tem como escolher onde vai cair o pagamento, o sistema é quem escolhe através de uma licitação que foi feita, e na sua região o Itaú ganhou, e por isso o sistema escolhe ele.

A previdência vai depositar, o que vai acontecer depois, não sei!

O banco não deveria pegar sem sua autorização, mas como disse, isso não é assunto previdenciário e eu praticamente não tenho conhecimento.

Ilton Costa disse...

Obrigado.

átila meirelles disse...

Sou aposentado e não recebi o cartão em minha residência, para sacar o pagamento, o que devo fazer, o benefício já está disponível para saque mas os bancos em greve

Mr. Prev disse...

Atila, cartão é responsabilidade dos Bancos, O INSS não irá fornece-lo a você. Reze para a greve acabar ou va ao INSS e mande depositar os pagamento futuros em sua conta particular que você já tenha cartão. Da até para depositar esse que já ta no banco se o servdor tiver boa vontade.

Luiz disse...

Boa tarde!Mr.prev,

Poderia me ajudar,solicitei o Aux.Doença e o mesmo foi Deferido á 17 dias. No Site consegui visualizar a Carta de Concessão / Memoria de Calculo como valor, e endereço do Banco no qual será pago, é preciso esperar a carta pelo correio? ou somente com essa do site e meus documentos eu consigo sacar o beneficio? a data diz 04° dia útil estamos no meio do mesmo..somente no proximo mes? é isso?
ObrigaDO

Mr. Prev disse...

Luiz, se você sabe o dia de pagamento, então é só ir com o documento de identidade, leve o numero do beneficio também, as vezes pode precisar.

patricia silva disse...

ola, tenho uma filha especial ela recebe um beneficio(loas)como ela e autista sera q ela nao teria o direito de se aposentar?

Mr. Prev disse...

Patricia, aposentadoria é para quem contribui para o INSS

Andre Luiz Cramer disse...

Olá, por favor me tire uma dúvida. Estou com meu primeiro pagamento agendado para dia 04 de novembro, e estou preocupado, pois ainda não recebi o cartão magnético. Será que posso sacar só com rg, cpf e número de benefício? Obrigado pela atenção!

Mr. Prev disse...

ANdré o primeiro pagamento é com a identidade, se for o caso de fazer cartão magnético, quem faz é o banco, mas em casos de auxílio-doença eles nem estão fazendo devido ao curto tempo que dura o beneficio.

Adilson disse...

Por Gentileza eu queria uma informação.

Contribuo sobre o teto desde 1995,qual seria a média do teto que hoje está em 4157,00 para fins de aposentadoria

Adilson

Mr. Prev disse...

Adilson, sugiro fazer uma simulação no site da previdência, pois de cabeça não tem como eu falar.
O que garanto é que o resultado da media não será o teto de hoje por causa do reajuste das contribuições que não acompanham o aumento do teto.

Eu arriscaria dizer alguma coisa em torno de 3.800,00(isso falando em 100%), mas dependendo do beneficio solicitando há redução com fator previdenciário ou o auxilio doença que são 91% da media

Rodrigo Alves disse...

eu trabalho em um hospital sendo o mesmo conveniado com o banco SANTANDER, e possua uma conta poupanca na CAIXA, queria saber se posso receber esse beneficio na CAIXA pq minha MAE que vai receber pra mim pois operei o joelho e nao posso me locomover ainda por razoes medicas, e ela so sabe mexer nos caixas eletronicos da caixa. ATT, Obrigado

Mr. Prev disse...

Você pode alterar para sua conta poupança da caixa sim. Na habilitação doa uxilio-doença não é possível, mas depois pode alterar.

heron disse...

qual site que eu consigo olhar se meu beneficio ja ta liberado

Mr. Prev disse...

heren, você pode ver o resultado pelo site da previdência.
previdência.gov.br

Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio disse...

Comecei trabalhar registrado em 14/05/1979 e saí em 08/04/1982, o próximo empregador não registrou de imediato minha carteira, só foi registrar em 01/03/1983 até 31/07/1983, após isso trabalhei como estagiário de 01/10/1983 até 01/12/1984 e comecei a contribuir novamente em 29/01/1985. Gostaria de saber se perdi o tempo do primeiro emprego (14/05/1979 - 08/04/1982).
Muito obrigado pela ajuda.

Mr. Prev disse...

Antônio, nada é perdido desde que você consiga comprovar.

Se esse vinculo não estiver no sistema do INSS então você deverá comprovar e pode ser pela CTPS, desde que o registro esteja correto, senão vai ter que ser através do livro de registro de empregados.

Marlon Araujo disse...

ola meu nome é marlon meu pagamento é no 3 dia utiu do mes eu fui ate a agencia bancaria eles falaram q tava marcada pro dia 12 mais ocorreu um problema no dia 12 eu estava internado agora o que faço posso ir a agencia tentar receber ou tenho que esperar ate o proximo mes ?

Mr. Prev disse...

Marlon, o pagamento depois de depositado fica no banco por 60 dias, nesse período é só ir la e receber.
Mas se por algum motivo o paamento não saiu, então tem que ir no INSS para ver o que aconteceu.

Lucy disse...

Olá, espero que você possa me esclarecer uma dúvida. Eu tenho 41 anos, me cadastrei recentemente no INSS como facultativo - estudante (pois estou desempregada e pretendo fazer cursos ano que vem),e ainda não paguei a primeira contribuição. Minha ideia inicial é de começar com 270 reais. Meu caso deve ser o de aposentadoria por idade, então quanto vc acha que devo contribuir para ter em torno de 2000 reais de aposentadoria? Seria melhor contribuir 20% sobre 2 salários, ou 3? E posso mudar a categoria mais tarde mudando o código apenas? Obrigada.

Mauricio Alves disse...

Oi quero tirar uma dúvida esto sem cartão posso sacar meu benefício em qualquer agência bradesco já q meu benefício e de uma agência bradesco

Mr. Prev disse...

Lucy, o calculo do valor da aposentadoria é uma media feita com 80% das contribuições, mas há uma pequena defasagem na hora da correção menotaria, então recomendo pagar esses 80% do tempo com 3 salários, assim os 2000 são mais garantido(ou fica bem próximo), 2 salario não vai chegar nem perto

Mr. Prev disse...

Mauricio, se não tem cartão então so na agencia onde foi depositada.

Renan disse...

Olá, muito esclarecedor esse texto porém eu ainda tenho uma duvida: Eu não recebi meu benefício de pensão por morte do mês de outubro/2013, eu sou menor e estou morando em São Paulo e a agência do meu benefício é de mato grosso do sul e agência bancaria também. Meu responsável mora em mato grosso do sul. Eu fui tentar fazer o saque em são paulo e não deu certo o que pode ter ocorrido? É porque é em outro estado? Ou o que pode ter acontecido?

Mr. Prev disse...

Ola, se vc tem o cartao pode sacar em qualquer caixa eletronico ou banco, mas se tiver algum representante legal no beneficio entao e ele quem tem que sacar

Renan disse...

Então o saque não pode ser feito se não for meu representante legal que esteja sacando?

Mr. Prev disse...

Se existe RL entao ele é o resposavel por fazer isso, o beneficio sai no nome dele.

Lilian Bagattoli disse...

Olá eu imprimi no site do inss a carta de concessão e memoria de calculo do beneficio, consigo tirar meu beneficio na caixa economica so apresentando esta carta e documentos? ou necessita mais alguma coisa? obrigada desde já

Mr. Prev disse...

Lilian, so com o documento de identidade você já consegue.

Marcos Leal disse...


Gostaria de saber se é possível junto a previdencia solicitar a voltar a receber pelo cartão magnético. pois fiz um emprestimo com a grefisa. estão me cobrando uma taxa de 27% ao mes isso em 12x recebia pela caixa mudei para outro banco mas o gerente me informou que a mesma vai solicitar estes descontos absurdos.Entrei na justiça esta semana. pedindo o juiz para cancelar até que julgue. já paguei quase o dobro a grefisa é ainda falta 11x 620,56.. 4 vezes o valor que peguei. e SE posso mudar para o cartão da previdencia sera que poderão descontar uma vez que esse tipo de conta só recebe despósito de mesma.

Mr. Prev disse...

Marcos, se for consignado, ele ira acompanhar seu apagamento para onde ele for, no caos de ser empréstimo na modalidade "rentenção" então não poderá ser alterado o local de pagamento.

Marcos Leal disse...

OBRIGADO POR RESPONDER MINHA PERGUNTA!
Não é consignado!
É empréstimo, em desconto em conta corrente! Como recebo o meu benefício em conta corrente eles descontam nesta conta. Fui ao inss e pedi para mudar para outro banco.e assim o fizeram.
mas o gerente doutro banco me informou que a grefisa pode pedir para descontar neste banco, que eu pedi para o inss mudar.Minha pergunta é: se eu for no inss pedir para voltar a receber apenas pelo cartão magnético,(SEM CONTA CORRENTE) quando no início eu recebia e depois mudei para conta corrente.pois nesta modalidade de cartão quem escolhe é o banco é o inss. apenas para receber o pagamento do órgão.
e se nesta modalidade a grefisa pode descontar? uma vez que este cartão não aceita outros depositos.Só do inss.
Desculpa-me mas não entendi:ser empréstimo na modalidade ("rentenção" então não poderá ser alterado o local de pagamento.)

Mr. Prev disse...

Marcos, retenção é quando o INSS paga o seu beneficio de forma integral e o banco retém a parte do empréstimo. Mas essa retenção só acontece pelo banco pagador, ou seja, se você mudou de instituição financeira então não deve haver essa retenção.

Nunca analisei um caso desse, mas provavelmente o banco não conseguira descontar pois a modalidade cartão magnético so permite empréstimo consignado, retenção ou cartao de credito.

Marquim disse...

Gostaria de saber qual a vantangem de pagar inss como autonomo codigo 1007 o valor de 135,60 - 20% ,do que o de 11% do salario minimo?

Mr. Prev disse...

Marquim, 11% é para quem vai vai abrir mao de se aposentar por tempo de contribuição. Aposentadoria so por idade ou invalidez, outros beneficios sao todos iguais

Juliana Kumabe disse...

quanto tempo demora para chegar o cartão do beneficio?
enquanto não chega o cartão posso apresentar o rg e o cpf para fazer o saque

Mr. Prev disse...

A resposabilidade pela emissao do cartão é do banco e não do INSS, e até chegar oce pode receber com identidade. O tempo apra emissao do cartao verifique no banco

Marc Cobos disse...

Mr Prev.

-Tenho pensao por morte da minha esposa, ficou eu mas meus dois filhos.
-Pensao era depositado na minha conta pelo INSS no banco bracesco, conta poupanca.
-Recebi oportunidade de trabalho e, agora morro no exterior e tambem leve meus filhos pra estudar fora, de 2010 ate presente momento.
-A conta poupanca no Brasil esta com problema e bloqueu.
-Si abro conta no Banco do Brazil, posso fazer saques no exterior?
-Ou posso dar dados do meu banco no exterior pra que inss faca pagamento direto nesta conta?

Eu ajudei a um ex-conhecido estrangeiro abrir sua empressa no Brasil, estado do Amazonas em 2008 e fiquei no contrato social da empressa como socio minoritario que ele me colocou por ter ajudado ele abrir a empressa, foi um grande erro meu. Esta empressa comecou bem, todo tava andando bem, eu trabalhava com seu gerente aqui no Brasil, e eles ficavao nos estados unidos. Depois de 2 anos, empressa falhiu, deixou muitas dividas, incluindo muitas dividas trabalhistas.
Entrarao na justica e a justica do trabalho ou seja juiz, como eu era o unico no pais quem tinha bems, mandou procurar e a justica retirou o dinheiro que tinha no banco na conta onde on inss faz o deposito, conta poupanca, e retirarao todo que tinha...

- Eu morando no exterior, mandei fechar a conta, assin quando INSS emitia o pagamento mensal do beneficio, ele ficava no INSS e nao ia pra conta, acho que deve tar acumulado no INSS.

Eu vo ter oportunidade de viajar pra o Brasil e queria ir no inss e com minha identidade fazer saque do que tem acumulado,, e deixar uma procuracao com minha irma pra que ela possa usar o cartao magnetico, assunso do beneficio, INSS, e tudo que for pressiso, isto pode ser feito?

-Que tipo de procuracao devo deixar pra que ela possa me ajudar com todo que for necessario sobre a Providencia, INSS etc..
Me dizerao que so eu posso
resolver, mas como morro no exterior e fica dificil pra viajar diariamente pra consultas,,qual seria a alternativa?


Desta maneira seria a unica forma que eu possa salvar algo da pensao por morte da mae.

Mas voi ser obrigado a abrir conta poupanca no meu nome denovo?

Eu so quer que os beneficios nao sejam depositado em conta bancaria, poupanca nem corrente.. prefiro poder receber direto do INSS com cartao da providencia.

Muito obrigado, desde ja.
Espero que esta pergunta tambme ajude a outros com problemas similares.

Mr. Prev disse...

Marc, em relação a receber no exterior pelo banco do Brasil sugiro perguntar no banco.

Morando fora você pode nomear um procurador junto ao INSS

Caso você esteja recebendo com cartão magnético(conta beneficio) o pagamento só fica disponível por 60 dias, depois volta para os cofres públicos, mas você pode solicitar a remissão do pagamento.

No site da previdência existe uma relação de agencia que são responsáveis pelos acordos internacionais, elas são as mais indicadas para tirar sua dúvida sobre como receber no exterior.

Marc Cobos disse...

Mr Previ,

Si o pagamento nao e retirado dentro dos 60 dias ele volta aos cofres publicos. todo bem.

Agoora, quanto tempo esse beneficio fica la, tem algum prazo pra solicitar a solicitar a remissão do pagamento. Eu posso deixar la e quando volto pra Brasil posso dar entrada e receber todo de uma vez?

Ano passado falei com representante no INSS e me falarao que nao podia deixar procuracao para alguem cuidar disto pra mim. Me falou que so a pessoa nomeada podia resolver em pesssoa. Mas nao pode me dizer si tinha prazo de vendicmento ou perca por nao solicitacao do dinheiro..

No momento o valor da pensao por morte ficou para eu e meus dois filhos, ate idade de 21 anos deles.
Como e calculado o valor depois que eles tornao 21 anos,, fica o mesma quantidade ou deminue por cada um deles?
Mas uma vez, obrigado pela informacao.

Mr. Prev disse...

Após 4 ou 6 não recebimento o pagamento é suspenso e depois de seis meses de suspensão o beneficio é cessado, e você pode nomear procurador para receber em caso de viagem ao exterior sim.

Mr. Prev disse...

IN45/2010

Art. 402. O instrumento de mandato, se particular, poderá ser renovado, e, se público, revalidado a cada doze meses, mediante identificação pessoal do outorgante, salvo quando estiver impossibilitado de comparecer, observando os seguintes procedimentos:
I - em se tratando de permanência temporária no exterior, o instrumento de mandato renovado ou revalidado deverá ser acompanhado de atestado de vida emitido por órgão ou entidade que possua fé pública;
II - em se tratando de moléstia contagiosa ou doença que impossibilite a locomoção, a apresentação do instrumento de mandato renovado ou revalidado deverá ser acompanhado de atestado médico; e
III - em se tratando de privação da liberdade o instrumento de mandato renovado ou revalidado deverá ser acompanhado de atestado do recolhimento à prisão, emitido por autoridade competente.

SONIA gama disse...

posso mudar o recebimentto do beneficio inss aposentadoria do bradesco para o Itau?

Thaty disse...

Boa noite, gostaria de obter a seguinte informação. Minha sogra está afastada pelo INSS por auxílio-doença e ela gostaria de saber se nesse período em que está afastada deve continuar recolhendo seu carnê do INSS pois ela trabalha como diarista e paga seu carnê todos os meses? E mais uma dúvida como na nossa cidade o INSS está cheio de perícias e perícia dela foi feita em outra cidade da região e o pagamento também veio específico nessa região onde ela fez a perícia, tem como estar pedindo a transferência para o recebimento em nossa cidade? Obrigada pela atenção antecipadamente.

Mr. Prev disse...

Sonia, esqueci de você dia 11, desculpa
mas você pode trocar de banco sim, se for conta particular.
para receber através de cartão magnético(conta beneficio) então é o sistema que escolhe.

Mr. Prev disse...

Thaty, os meses que ela ficar os 30 dias de beneficio não precisa contribuir, os outros sim.
E ela pode pedir a transferência do beneficio para cidade dela.

nilson leones disse...

não tenho conta no bradesco,e meu beneficio veio pra mim receber no bradesco,posso receber só com o rg e cpf e o numero do beneficio?e posso mudar para receber no itaú e se poder como faço isso.

joana silva disse...

oi minha carteira e assinada com 1.434 pq meu axilio e so 1 salario

joana silva disse...

boa tarde vou receber a 1 parcela de meu auxilio doença dia 11 02 2014 posso pedir um cartao pq vou pra outro estado fazer tratamento vou receber 6 meses estou no mt e vou pra sp

Mr. Prev disse...

Joana, cartão é com banco, mas eles não costumam fazer para benefícios temporários.

Em relação ao valor do beneficio, ele é uma media feita com suas contribuições.

São 80% das maiores contribuições contadas desde 07/1994.
No caso do auxílio-doença o valor é de 91% dessa media calculada.

joana silva disse...

boa tarde mas uma pergunta eu tenho conta no bradesco e meu beneficio e pra receber tbm no brasdeco posso transferir pra minha conta e pra trasferir vou no banco ou no inss ?

Mr. Prev disse...

Bancos até conseguem fazer a transferência, mas muitos não gostam de fazer ou simplesmente não sabem, então no INSS é mais garantido.
Futuramente haverá mudanças no sistema e não irá permitir benefícios temporários como auxílio-doença em conta própria, mas ainda não está implementado(que eu saiba não), então você pode se dirigir ate uma agencia do INSS.

joana silva disse...

brigada pelas informaçães m

"Meu Cantinho ...Mimhas Emoções" disse...

tem como receber o beneficio sem o cartão magnético?

joana silva disse...

mas tem q ser no mesmo posto do inss onde fiz a pericia ou em qualquer posto inss posso trasferir outra pergunta minha 1 percela so posso recer no banco q eles ecolheram pq onde moro tem o mesmo banco ou fica alguns dinheiro sem receber se eu sacar em outro banco ?

Mr. Prev disse...

Pode receber diretamente no caixa do banco onde ele é depositado, ou peça que seja depositado em conta particular

Mr. Prev disse...

Joana, sem cartão vai ter que ser no banco onde foi depositado, e a transferência para conta correte/poupança deve ser feito na agencia do INSS que o beneficio está mantido

Marcos Leites disse...

sou pencionista e fiz um emprestimo dia 27 de janeiro atè agora nao veio ainda ta certo isso ? hoje ja È dia 14 de fevereiro

Mr. Prev disse...

Marcos, você tem que verificar isso com o banco/financeira.
As vezes, por algum motivo o INSS não libera o empréstimo, mas geralmente é problema no cadastro ou falta de margem.

kinho caldeyra disse...

Eu queria saber se uma pessoa aposentada, pode passar seu beneficio para outra pessoa da família?

Mr. Prev disse...

Após óbito o cônjuge, companheiro, filho ou irmão menor ou inválido podem receber pensão por morte.

Agora a pessoa viva não!!!!!!

No máximo pode autorizar outra pessoa receber no lugar dela se estiver incapaz de se locomover até o banco.

joana silva disse...

boa tarde fui no banco recebir minha 1 parcela depois pedir pra eles transferir pra conta particular eles trasferiu mas no extrato da net ta o nome da agencia q recebir a primeira de mora mesmo ou so no dia d receber q eles trasfere pq o meu vai ta liberado dia 28 deste mes

Mr. Prev disse...

Joana, a informação na Internet pode demorar alguns dias para ser atualizada, como a folha de pagamento so roda la para o meio do mês, recomendo verificar no inicio do mês se já está constando o banco correto.
Seu próximo pagamento já foi lançado então não tem como mudar.

Osvaldo Iturre disse...

Olá! Obteve o beneficio de aposentadoría em 2013. Dado que moro no estrangeiro tive que nomear um procurador para cobrarla. O primeiro pagamento foi em janeiro de 2014, mais somente foi de um mes. Cómo devo fazer para reclamar o pagamento dos meses passados que nâo me foram pagos?

Mr. Prev disse...

Primeiro tem que saber o porque os meses anteriores não saíram, se realmente tiver direito a esses meses anteriores é so um procurador ou você mesmo solicitar o pagamento na agencia do INSS.

Osvaldo Iturre disse...

Acredito que tenho direito porque cuando foi me comunicado o beneficio, em 16/08/13, indicaron que era a partir do 25/04/13 e informaron o total por mes do mesmo. A pergunta é: em qué endereço do INSS físico ou, melhor ainda, pela Internet , posso fazer o meu reclamo?

DEARTES disse...

BOA NOITE,
Me explique claramente sobre essas informaçoes:
SENTENÇA TIPO: A - FUNDAMENTAÇÃO INDIVIDUALIZADA LIVRO REGISTRO NR. xxxxxx/2014 FOLHA

--------------------------------------------------------------------------------
Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE O PEDIDO, com resolução de mérito, na forma do art. 269, inciso I, do Código de Processo Civil, para condenar o INSS na obrigação de fazer consistente em restabelecer o benefício previdenciário de auxílio-doença da parte autora desde xx/xx/2013, data da cessação indevida.

Considerando o juízo de certeza firmado nesta sentença, bem como o caráter alimentar do benefício previdenciário, revejo a decisão de fls. xx/xx, DEFIRO A ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA JURISDICIONAL, ante a verossimilhança da alegação (motivação acima exposta) e o perigo de dano de difícil reparação (privação de verbas de natureza alimentar), determinando a implantação do benefício no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da intimação.

Desta forma, intime-se o INSS, por meio da Procuradoria Federal, para que, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, adote as providências pertinentes à implantação do benefício previdenciário em favor da parte autora, nos termos acima expostos, devendo informar a este Juízo o cumprimento desta ordem no mesmo prazo.

CONDENO, ainda, o INSS a pagar à parte autora as prestações em atraso desde xx/xx/2013 até à véspera da DIP, respeitada a prescrição quinquenal. Sobre tais diferenças deverão incidir correção monetária pelo IPCA-E/IBGE (STJ, ExeMS 11.761/DF; DJe: xx/xx/2013) e juros de mora no percentual de 0,5% ao mês, estes a contar da data da citação. Ressalte-se que somente as prestações em atraso vencidas até xx/xx/2013 (véspera da propositura da ação), e a respectiva correção monetária sobre elas incidente, deverão ser limitadas em R$ 40.680,00 (60 salários vigentes na propositura da demanda).

Sem condenação em custas processuais e honorários advocatícios, ressalvado o disposto no artigo 55, da Lei nº 9.099/95 c/c o artigo 1º, da Lei nº 10.259/01.

Ficam as partes cientes do prazo de dez dias para interposição de recurso, nos termos do art. 42, da Lei nº 9.099/95, devendo a parte autora observar o art. 41, § 2º do mesmo diploma legal, ambos aplicados subsidiariamente (art. 1º da Lei nº 10.259/01).

Interposto recurso tempestivo, intime-se a parte contrária a apresentar contrarrazões e, decorrido o prazo legal, remetam-se os autos às Turmas Recursais.

Certificado o trânsito em julgado e mantida na íntegra esta sentença, promova a Secretaria os atos relativos ao cumprimento do julgado, observando a requisição, por RPV, em favor da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, dos valores referentes aos honorários periciais, adiantados por aquele órgão.

Tudo cumprido, dê-se baixa e arquivem-se os autos, observadas as cautelas legais.

Publique-se. Intimem-se.

Duque de Caxias, xx de xxxxxxx de 2014.

(Assinada eletronicamente, na forma da Lei nº 11.419/2006)
xxxxx xx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx
Juíza Federal Titular
--------------------------------------------------------------------------------
Registro do Sistema em xx/xx/2014 por JRJKFE.
Edição disponibilizada em: xx/xx/2014
Data formal de publicação: xx/xx/2014
Prazos processuais a contar do 1º dia útil seguinte ao da publicação.
Conforme parágrafos 3º e 4º do art. 4º da Lei 11.419/2006
--------------------------------------------------------------------------------
Em decorrência os autos foram remetidos em xx/xx/2014 para INSS por motivo de Recurso
A contar de xx/xx/2014 pelo prazo de 10 Dias (Simples).

joana silva disse...

bom dia mas recebir foi dia 11 02 2014 e pedir a transferencia pra minha conta particular e ainda nao caiu na conta liguei no 135 eles me falaram q ja ta liberado desde dia 28 mas no banco q recebir a primeira mas eu estou em outro estado q faço

loureiro junior disse...

bom dia meu auxilio doença foi cessado em feverero 2014 mas no extrato de pagamento consta pagamento para 0 dia 10 de março posso receber?

Mr. Prev disse...

Oswaldo, Para resolver vai ter que ser na agencia do INSS onde seu beneficio é mantido

Mr. Prev disse...

Qual a duvida Deartes, um processo judicial foi concedido e o INSS tem 30 dias para restabelecer o beneficio cessado(auxílio-doença pelo jeito)

O INSS pode recorrer, o processo ainda não teve o transito em julgado, assim pode ser indeferido ainda, mas momentaneamente quem entrou na justiça ganhou.

Mr. Prev disse...

Joana, Se o pagamento que caiu em outro estado não for em conta corrente, for cartão magnético, da para o INSS bloquear o pagamento e emitir outro, caso você não tenha o cartão para sacar.

Mr. Prev disse...

Os extratos, muitas vezes passam a data do próximo pagamento(se houver pagamento, entendeu?).

Agora se realmente houver dinheiro depositado, Se tem pagamento até 10 de março é porque seu beneficio cessará 10 de março, você não tem perícia marcada para esse dia não???

No caso de PP(pericia de prorrogação) o pagamento ate a data da pericia é garantido.

Mas como falei no inicio, o que em no extrato é só um informativo conforme tabela de pagamento, sem garantia de dinheiro depositado.

DEARTES disse...

Obrigado pelas informações.., Mr Prev..!! abçs

José Augusto Pereira Alves disse...

Boa tarde.
Minha esposa está de licença maternidade e no extrato que ela recebeu está informando que será pago pelo cartão magnético, só que não recebemos este cartão, onde o mesmo pode ser retirado? na mesma agência onde foi concebido o auxílio?
Obrigado

Mr. Prev disse...

Cartão é o banco q eu faz, mas geralmente quando o beneficio é de curta duração eles não gostam muito de fazer.
INSS não fornece cartão magnético, é sempre por conta do banco

Silvia disse...

Boa tarde

Recebi a carta para retirar o auxilio doença, mas o cartão magnético não veio.
Qdo for ao banco com a carta eles fazem o cartão na hora?
Grata

Silvia disse...

Boa tarde

Recebi a carta para retirar o auxilio doença, mas o cartão magnético não veio.
Qdo for ao banco com a carta eles fazem o cartão na hora?
Grata

Mr. Prev disse...

Cartão é responsabilidade dos bancos, e muitas vezes eles não fazem o cartão por ser um beneficio provisório, a não ser que você vá receber por muito tempo, mas isso deve ser conversado no banco.

Osvaldo Iturre disse...

Prezado Mr. Prev,muito obrigado pela sua ayuda. Tentarei meus reclamos para cobrar os pagamentos retrazados conforme a sua recomendaçâo.

Francielli Teixeira disse...

Bom dia,
eu fiquei 64 dias afastada pelo inss, e meu salario é de 950,00...e veio na cartinha que eu recebria 1332,00 nao sei como é feito o caulo, mas imaginei que receberia mais, pois fiquei 64dias afastada,e no meu holerite que assinei na empresa quando recebi os dias que trabalhei depois que fui liberada pelo medico do inss, veio como um desconto de 750,00 dizendo que seria desconto auxilio doenca, e na minha empresa ninguem soube me rsponder o que seria isso, eu vou receber os 1332,00 mais os 750,00?

Mr. Prev disse...

O valor do beneficio é uma media dos seus salarios, se voce tinha um salario maior antigamente isso explica o valor do beneficio maior. Ou houve um erro no calculo.
O valor correto do seu beneficio pode ser visto na memoria de calculo acessível pelo site da previdência. Ligando no 135 acho que eles também informam.

Sinara Machado disse...

Me foi concedido o auxílio doença na perícia q fiz na agÇencia do INSS no dia 24/03 mas não consigo visualizar nada no site do INSS e NINGUÉM nessa agência me deu informação de como faria para sacar. O telefone NÃO ATENDE. Tenho q retornar lá para esclarecimentos? Tenho q agendar para isso?

Mr. Prev disse...

Se você é empregada deve receber a carta de comunciação na hora, caso contrario, tem que esperar em casa.

O local de pagamento vem escrito nessa carta que chegará pelos correios, se por acaso não chegar em 15/20 dias procure uma agencia do INSSS se o 135 não conseguir informar você.

Luana disse...

Boa noite, solicitei o auxílio doença no dia 18/02 a entrevista foi marcada para o dia 19/03 e foi concedido até 09/05, porém vou ganhar bb em maio e vai entrar a licença maternidade paga pela empresa na qual eu trabalho. A minha dúvida é vou receber o beneficio até maio, e se esse valor vai ser corrigido pois até agora n recebi nada.. Desde já agradeço a sua atenção!!!

Mr. Prev disse...

Se a criança nascer antes do previsto você deve pedir a cessação do auxílio-doença para poder entrar de salário-maternidade, caso contrário vai receber seu auxílio-doença normalmente.
Se seu beneficio começa em fevereiro e estamos em março, não há o que ser corrigido no valor do beneficio de auxílio-doença, se o seu pagamento for lançado ao banco apenas em abril aí sim sai uma correção para o mês de fevereiro

Patricia Lokhraed disse...

Bom dia.Gostaria de uma informação.Foi concedido ao meu marido o auxilio doença por 2 meses e vi aqui no site do INSS que o pagamento será no Itaú.Para receber esse pagamento como tem que ser feito:Tem que ser só com o RG?Pois ele perdeu o mesmo e ainda não o fez por estar com os 2 braços engessados.Há como ser depositado em uma conta corrente da Caixa?

Mr. Prev disse...

Da para pedir para alterar o local de pagamento para conta corrente, e esse que já caiu no Itau, leve o CPF e outro documento de identificação(Habilitação por exemplo).

Gabriel Fraga disse...

Olá, gostaria de tirar uma dúvida se possível. Minha mãe recebe o Loas e no ano de 2013 usei a conta dela para guardar um montante que usarei para dar entrada em minha casa, um valor de 50 mil, isso pode prejudica-la? Como posso proceder para que ela não perca o benefício dela? Basta tirar o dinheiro da conta?

Mr. Prev disse...

O fato dela ter 50 mil na conta particular dela não influencia em nada, o INSS nem tem esse controle de quanto cada um tem na conta.
Mas se quiser tirar é só transferir para sua.

Osvaldo Iturre disse...

Prezado Mr. Prev, nao estou achando o sitio na Intenet aonde fazer mer reclamo pelos primeiros meses ainda nao cobrados da minha aposentadoría. A agencia que outorgou-me o beneficio foi a Ag DA P S A A I FLORIANOPOLIS. Existe um endereço na Internet onde possa recorrer? Muito obrigado.

Mr. Prev disse...

no site http://previdencia.gov.br/ tem o link agendamento de atendimento, onde você pode escolher o serviço que deseja. Revisão, recurso, etc.

Leh disse...

Olá. eu recebo auxilio doença há 2 anos e pouco e a ultima pericia foi em novembro de 2013 me deram até 03/04/2014 marquei outra pericia e veio como pedido de auxilio de doença e não prorrogação do mesmo. minha pericia foi 02/04/2014 e a medica perita me deu só até dia 30/04/2014 mesmo com todos meus exames e a carta do meu medico confirmando que ainda nao tenho condições fisicas para voltar ao trabalho. Só gostaria de saber se é certo o que o INSS fez, como se fosse um pedido de auxilio, se eu ja era beneficiária não teria que ser uma prorrogação?

Mr. Prev disse...

Se você marcou nos últimos 15 dias de manutenção de beneficio, então foi PP, a não ser que deu algum erro no sistema para liberar novo beneficio sendo que existe um em manutenção.
Você não tem o numero do beneficio, da uma confirmada no 135 se gerou novo numero ou é o mesmo que vai ate 30/04, assim acabam suas dúvidas.

janaína Aguiar disse...

Boa tarde, gostaria que você me tirasse um duvida.
eu dei entrada no salario maternidade como desempregada, dai recebi a carta de concessão indicando o dia do recebimento da primeira parcela, que foi do dia 18/03/2014 referente a 01/02/204 á 28/02/2014, chegando na agencia recebi uma quantia de 2.560,00. entrando depois no site da previdencia vi q no dia 04/04 tinha uma quantia de 270,00 pra receber referente a 01/03/2014 á 07/03/2014 de decimo 13 salario e ainda recebi um cartão magnetico com o nome ''pagamentos de beneficios''. sendo q nos dois extratos tem dizendo ''disponivel para pagamento até 30/05/2014.
a pergunta é. no caso da primeira parcela q recebi, ganhei os 4 meses de salario maternidade junto? e como recebi o cartão ainda tenho alguma coisa pra receber? e depois q dei entrada no salario maternidade meu benefio do bolsa familia foi cortando, alegando q e tenho uma renda acima do permitido. agradeço se responder

Mr. Prev disse...

Dependendo da data de inicio do beneficio e quando ele foi pedido, mais de um mês pode sair junto. O valor é uma media feita com seus últimos 12 salários apurados em um período não superior a 15 meses. Você deve saber bem qual era seu salario na época para saber se esses 2500 equivalem a um, dois, três ou 4 meses.

O fato do banco mandar o cartão não significa que tem mais, quem administra o envio do cartão é o banco, e eles não tem controle sobre a data fim dos beneficio. se você recebeu o equivalente a 07 dias de março, muito provavelmente esse foi o ultimo pagamento, caso contrario sairia inteiro. Para não ficar na duvida, ligue no 135 e pergunte o valor do beneficio e o período que irá receber.

Camila Moura Barcelos disse...

Olá, no dia 31/03/14, fui a previdência social solicitar salario maternidade (desempregada) enfim beneficio concedido, porém diz na carta de concessão que tenho de aguardar receber um Kit do segurado, o que seria esse kit? E ali diz que no 4º dia útil de cada mês irei receber os valores, gostaria de saber se neste mês (abril) posso sacar o valor com a carta de concessão e cpf e rg, e também se posso sacar em qualquer banco da rede banrisul (q é onde será depositado o valor) ou tem de ser da cidade em que solicitei o salario??

Desde já grata!

Mr. Prev disse...

Kit, nada mais é que a carta, nada mais que isso, quando se trata de aposentadoria vem também as certidão para tirar PIS e FGTS, que não é o seu caso.

No dia do recebimento dirija-se a agencia bancária informada na carta com identidade e CPF.

Camila Moura Barcelos disse...

Obrigada, mas você saberia me dizer se este mês eu já teria valores a receber?!

Na carta de concessão diz: Beneficio requerido em 24/04/2013, com nº********* especie (80) salario maternidade foi concedido com inicio de vigência em 13/03/14, com renda mensal inicial de R$...
E que o valor estará disponível para saque todo 4º dia útil do mês, porém o deste (abril) já passou, será que tenho a receber, ou receberei somente em maio a primeira das 4 parcelas??

Desde já, grata pela atenção!

janaína Aguiar disse...

Muito obrigada pelo esclarecimento, você me ajudou muito, e parabéns pelo blog.

Mr. Prev disse...

Camila, a folha de pagamento roda la para o meio do mês e provavelmente será lançado seus dois pagamentos(março e abril), sendo o de Março com data de pagamento antes do final do mês e o Abril no 4º dia últil.

Chrissie Faria disse...

boa tarde! gostaria de tirar uma dúvida: eu pedi a portabilidade bancária do santander para a caixa, pois eu estava devendo cartão de crédito e cheque especial no banco santander e eles estavam descontando do meu salário. com a portabilidade continuou sendo feitos os descontos, porém durante os meses de janeiro, fevereiro, março e abril eu estava recebendo auxilio maternidade. O banco pode descontar do meu auxilio a divida??

Julio Cesar disse...

Boa noite,fiz a pericia medica na providencia foi concedido o beneficio de auxilio doença no dia 26-03-2014 e ate a presente data não chegou nenhuma carta para mim,quando entro no site da previdencia entro em extrato de pagamento diz la que o pagamento vai estar disponivel apartir do dia 15-04-2014.Minha duvida é posso receber o auxilio doença somente com a identidade e o numero do beneficio.

Mr. Prev disse...

Crissie, descontar em folha(no pagamento do beneficio) não vai ser, mas caindo em sua conta o valor integral do beneficio o banco pode pegar para quitar a dívida.
Mas o INSS irá pagar integralmente.

Mr. Prev disse...

Sim Julio, se você souber o banco pode ir so com a identidade e CPF>

Claudine Oliveira disse...

Meu namorado ganhou o auxilio doença, mais não sei ao certo a data que ele pode ir receber, tenho a carta de concessão mais os detalhamentos, só que cada detalhamento informou datas diferentes..como ele pode saber para receber os atrasados?

Mr. Prev disse...

ligue no 135 e verifique se é possível eles passarem a data do pagamento, se não conseguir a outra opção é ir até uma agencia do INSS e verificar.

Matagawa Matagawa disse...

Recebi a carta de concessao, entao fui na agencia bancaria e nao constava nenhum dinheiro. o que faco? E deu cessado depois da carta.. Sem nenhuma razao.

Mr. Prev disse...

Você precisa ir a uma agencia do INSS para verificar o que aconteceu, se for auxílio-doença , pode ser que foi concedido apenas até o dia da perícia, então ele já nasce cessado. Pelo 135 da para verificar quando é a cessação e o dia de pagamento correto.

Matagawa Matagawa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matagawa Matagawa disse...

É auxilio maternidade foi recorrido pela justica, na carta diz q os creditos subsequentes serao efetuados no 2 dia util de cada mes, nao entendi isso

Matagawa Matagawa disse...

Mais uma pergunta Mr. Prev, se recorrermos pela justica. quem e que paga? O INSS ou a Justica? Nao estou entendendo nada. se chegou a carta de concessao pra mim é pq ta liberado o dinheiro. Certo? Existe alguma hipotese d nao receber esse dinheiro? Eu liguei para 135 e me disseram q nao tem nenhum dinheiro . espero as respostas. Desde ja lhe agradeco muito

Leila Tavares disse...

Boa tarde Mr,Prev,minha sogra esta cuidando do pai de 73 anos, que e aposentado,pois recentemente amputou uma das pernas,e esta com duvidas sobre qual banco pode sacar o beneficio,pode ser qualquer banco? E sobre o ocorrido da perna,ele tem direito a algum auxilio? Obrigada,aguado...

Rodrigo disse...

Olá,

Recebo aposentadoria por invalidez através de cartão magnético fornecido pelo Banco do Brasil. Possuo conta corrente no Banco do Brasil só que não na mesma agencia que me paga por cartão magnético. Posso solicitar diretamente na minha agência para receber meu benefício diretamente em minha conta corrente?
Sei que existe uma demora de até 60 dias para passar a receber em conta corrente. O cartão magnético continuaria ativo até o primeiro recebimento em conta corrente?

Uma segunda dúvida seria passar a receber em c/c em um outro banco que não o Banco do Brasil. O cartão magnético ficaria ativo até o primeiro depósito na conta corrente do novo banco?

Parabéns pelo trabalho.

Obrigado

Mr. Prev disse...

Matagawa Matagawa, quando se trata de processo judicial há a possibilidade de o pagamentos r feito com depósito em juízo, nesse caso vai ter que verificar junto com o advogado. Muitas vezes o INSS paga os beneficio judiciais da data da concessão para frente e os atrasados são depósito judiciais, no caso no maternidade são todas pagamentos atrasados, pode ser que seja isso.

Mr. Prev disse...

Rodrigo, você pode receber diretamente em Conta correte do Banco do Brasil ou outro banco que tenha participado da licitação.

O próprio banco consegue fazer a transferência do pagamento, mas muitos bancos preferem não fazer e solicitam aos correntista que se dirijam ao INSS.

Enquanto não for feito pagamento em C/C o cartão magnético fica funcionado normalmente.

Mr. Prev disse...

Leila, para sua sogra receber o pagamento, ela deve ser cadastrado no INSS como procuradora do beneficio. O local de pagamento é o informado pelo INSS.

Aposentadoria por invalidez da direito a 25% se a pessoa passar a ser dependente de terceiros inclusive para cuidar dela em casa.

Leila Tavares disse...

Obrigada.

Priscylla lima llapriscy disse...

olá. tenho uma duvida. preciso fazer uma contestação defendendo a caixa economica no seguinte caso: uma senhora, aposentada por invalidez pelo inss, cadeirante, teve sua filha nomeada como sua curadora. é ela quem recebe a aposentadoria da mae interditada. a filha, perdeu o cartao magnetico do beneficio, e solicitou outro ao banco, que nunca entregou. então, a filha, curadora, foi até a agencia da caixa para sacar a aposentadoria da mae, contudo a caixa disse que só liberaria a quantia se ela trouxesse pessoalmente a sua mae. um dia ela trouxe a mae, entao foi feito um exame de datiloscopia, o qual resultou em digitais diferentes, atestando que aquela senhora nao era a titular do beneficio. gostaria de saber quais os documentos necessarios para que um curador saque valores da conta do interditado, bem como os motivos que levaram o banco a fazer isso. obrigada!!

JANETE disse...

ola!
recebi uma carta notificando que tenho somente 2 parcelas a receber ta certo isso?

Hellen Cesar disse...

OLÁ ME CHAMO HELLEN,E ESTOU RECENDO O SALARIO MATERNIDADE, SAIRAM 2 PARCELAS JUNTAS DIA 30/04..A DO MES 03 MES EM Q DEI ENTRADA E DO MES 04,SENDO Q NA CARTA DE CONCESSÃO DIZ O PAGAMENTO E NO 5 ° DIA UTIL,E DIA entao receberei esse mes de maio?dia 30 ou 5° dia util?

Mr. Prev disse...

Priscyla, curador tem interdição judicial, uma vez havendo essa interdição e cadastrado no INSS como curador, o banco não tem que ficar fazendo teste nenhum. Se o INSS cadastrou como curador, então considera-se correto.

Mr. Prev disse...

Duas parcelas do que Janete? qual beneficio?

Mr. Prev disse...

O mês 4 vai ser no quinto dia útil, já o mês três pode estar disponível antes.

Marcio Vieira disse...

boa noite ,consta na carta de calculo uma agencia para pagamneto do auxilio doença e no extrato outro local so q nesta informa q pagamento sera feito por cartao magnetico mas nao possuo cartao e o endereço e de uma agencia q nao existe ambas

Marcio Vieira disse...

ambas na tijuca mas a outra existe a q consta na carta de calculo

Mr. Prev disse...

Cartão magnético é feito pelo banco após o primeiro recebimento, isso se o banco achar interessante fazer, para beneficio que terminam rápido eles nem fazem. ou seja, você irá receber no caixa com identidade.

Em relação ao local de pagamento, ligue no 135 e verifique caso esteja tendo dúvida.

Alex Carvalho disse...

Boa noite.
Essa semana verificando alguns papeis da previdência social minha mãe verificou que em 2007 foi concedido a ela um o auxilio doença por dez anos, na época ela retirou apenas a primeira parcela do seguro e as seguintes iam ser pelo banco com o cartão magnético mas ela não retirou o cartão e não sacou o seguro de 2007 até agora por falta de informação o que acontece agora qual o procedimento obrigado.

Mr. Prev disse...

Auxílio-doença por 10 anos com uma única pericia não existe, no máximo são dois anos.

O beneficio é suspenso por não saque e depois de suspenso é cessado por ficar seis meses suspenso. Sua mãe pode pedir reativação, mas se a cessação for superior a 05 anos não receberá nada, pois atrasados são só os últimos 5 anos. 2009 para frente

Willy Matos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Willy Matos disse...


Parabéns por este novo canal de informação. Gostaria de saber quanto tempo leva para uma troca de conta bancária ser atualizada no INSS? Pergunto isso, pois meu pai trocou no início de abril a conta bancária que recebia o benefício(trocou de banco). Já tem um mês que ele não consegue fazer refinanciamento de empréstimo consignado. Sempre dá restrição por conta bancária.Apenas esclarecendo que o contra cheque dele já consta o novo banco e ele já recebeu pagamento nele(novo Banco). Desde já obrigado

americo38s disse...

Mr.Prev meu auxilio-doença foi deferido mas meus medicos não me liberam para trabalhar o que devo fazer se na pericia me liberam, sei que não estou bem mas fico sem receber por conta disso, devo entrar pelo judicial ou tentar outra vez,ha ja tenho um recurso rodando por causa disso não recebo a 4 meses.

Mr. Prev disse...

Willy, se a troca foi feito no INSS então a troca é feito na hora, se ainda não tiver rodado a folha de pagamento, o próximo lançamento já cai na nova conta.
Se você disse que o contracheque ja está no novo banco e ele ja recebeu, então está tudo OK.

Mr. Prev disse...

Americo Voce pode pedir pericia de reconsideração, e se ja pediu pode entrar com recurso. Isso administrativamente.

@TONNYDAMATA disse...

ola!quero parabenizar pela valorosa contribuição que esse blog tem feito parabéns. tenho uma duvida. marquei minha pericia medica para auxilio doença para o próximo dia 16/05 devido a uma cirurgia que fiz gostaria de saber se caso seja concedida quanto tempo levo para receber o beneficio apos a chegada de concessão? será que recebo em Junho? ou só em julho?

Mr. Prev disse...

Em junho ja deve ter pagamento, após fazer a perícia pode demora até 30 dias para o sistema lançar o pagamento no banco.

Marla disse...

Olá,
Tenho 51 anos idade, contribuo como individual autonomo, código 1007, 20%=R$ 144,80. Na projeção que fiz, me aposento p/ idade (01/09/2022). Tenho tempo de contribuição, 20 anos, 3 meses e 14dias faltando 9 anos, 8 meses e 16 dias que dará em 2024. Minha dúvida: Qual é mais vantajoso, continuar pagando neste código e me aposentar p/ c contribuição 2024 ou mudar de código p/ 1163 contribuindo com 11%= 79,64 e me aposentar por idade?. Já me disseram que é o que vem primeiro, então a minha é por idade?

Manoel Bindá disse...

Bom dia, eu sou aposentado e tenho minha esposa como procuradora cadastrada no inss, e queria saber se o inss libera empréstimo consignado para quem tem procurador cadastrado?

@TONNYDAMATA disse...

obrigado pela resposta. mas vc acha que estarei recebendo no inicio de junho ou ja no final?

Sara Veggi disse...

Boa tarde!
Estou impossibilitada de receber meu auxílio. Minha mãe pode receber por mim com minha ID? não tenho sennha p/ caixa eletronico. Grata

Mr. Prev disse...

Marla, se a idade vai chegar anteso o mais vantajoso é ir para o código 1163, a nao ser que voce queira contribuir com mais de um salário.

Mr. Prev disse...

Isso não acontece mais Manoel, com procurador não tem empréstimo liberado.

Mr. Prev disse...

Tony, recebera entre o meio do mês e final.

Mr. Prev disse...

Sara, para outra pessoa receber só se for cadastrada como procuradora no INSS, nesse caso ela temq ue levar no INSS a procuração e um atestado dizendo que voce esta impossibilitada de se locomover.

Sara Veggi disse...

Obrigada pelo retorno.
E como eu gero essa senha p/ receber no CE uma vez que nao veio junto do cartão?

Manoel Bindá disse...

Boa noite, se eu então fizer o descadastro do procurador o INSS vai liberar o empréstimo???

Mr. Prev disse...

Sara, o cartão é emitido pelo banco, veja onde voce recebe se será emitiso ou não,
depois de cadastrado o procurador, ele pdoerá receber direito no caixa, mesmo sem senha.

Mr. Prev disse...

Manoel, sem procurador você consegue fazer o emprestimo, a naos er que seu beneficio nao permita como LOAS ou beneficio temporário.

Alex Nespoli disse...

Amigo, bom dia, estou recebendo pelo inss por acidente de trabalho a cerca de um ano so que neste ultimo recebimento o valor foi menor doque os outros, isso pode ocorrer reajuste durante afastamento? sendo que paguei 2 anos pelo teto e fez 1 ano que pago o minimo.
outro detalhe fiz uma renovação do inss no dia 15/04,sendo que minha data de retorno ao trabalho seria 18/04 isso pode interferir no valor recebido no mes seguinte?

Marcio Vieira disse...

olá bom dia recebi minha primeiro credito do beneficio dia 15/05/2015 na propria carta q recebi do inss consta q ainda tenho outro credito para receber no segundo dia útil de junho no site verificando a situaçao do beneficio consta beneficio cessado

Manoel Bindá disse...

Valeu Mr. Prev pela resposta, já passei esse canal para outras pessoas que assim como eu necessitam de esclarecimentos, obrigado!!

Mr. Prev disse...

Alexa, dia 15/04 o INSS ja devia ter lançado seu pagamento no banco referente a 18 dias de abril, só depois da perícia ele lançou o resto, é possivel que saia dois pagamentos, voce pdoe conferir isso pelo 135. SImplementes diminuir o valor do beneficio de um mes apra outro por questao de reajsute não acontece, a nao serque houve revisão no beneficio.

Mr. Prev disse...

Marcio, a carta sempre vem falando quando é a data de um provavel prócimo pagamento.(2º dia ultil, terceiro, etc), mas se o beneficio já cessou então não haverá esse pagamento.
COnfira a data de cessação correta, pode ser que ele esteja com o status cessado mas há alguns dias do mes de Maio para receber, exemplo, cessou em 10/05/2014, entao voce ainda tem 10 dias apra receber no segunda dia últil

Alzira disse...

Bom dia Mr.Prev. Já recebi minha carta de concessão de benefício, sendo que me aposentei com 36 anos de contribuição e 56 anos de idade. Como ainda estou trabalhando me aconselharem que por enquanto eu não efetuasse a primeira retirada, pois enquanto isso os meus benefícios mensais ficariam em uma c/c do INSS com os valores sendo atualizados pelo Taxa Selic, enquanto se eu sacar e colocar na poupança o indice é mais baixo. Isso procede? Se sim, por quantos meses ainda posso ficar sem efetuar essa primeira retirada? Grata

Mr. Prev disse...

Nao é bem assim nao Alzira, apos 2 meses sem sacar os pagamentos retornam apra o INSS; depois de seis emses sem sacar o beneficio é suspenso, e depois de seis meses suspenso ele é cessado por não saque.

Depois se quiser receber tem que passar por um processo de reativação de beneficio, aí sim, receberá todos os atrasados corrigidos.

Mas você acha mesmo que vale a pena esse trabalho todo?

Detalhe, na hora que reativar voce irá receber tudo de uma vez e o I.R vai ser alto, então você terá que pedir para o INSS bloquear tudo e emitir o pagamento um por um para nao ter I.R

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 235   Recentes› Mais recentes»