terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dona de casa pode contribuir com apenas 5% do salário mínimo









Desde Setembro/2011 a dona de casa que nao tenha renda própria e que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, pode contribuir com aliquota reduzida de apenas 5% como FACULTATIVO, desde que pertencente a família de baixa renda.

Considera-se de baixa renda,  a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico cuja renda mensal seja de até 2 (dois) salários mínimos.

Com isso fica garantido benefícios como aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, salário maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

A contribuição será com um código especifico que ainda não foi liberado pela Receita Federal para uso das contribuições.

233 comentários :

1 – 200 de 233   Recentes›   Mais recentes»
Kiss disse...

Mas, qual seria o tempo de contribuição para adquirir o direito a aposentadoria por idade?
E como fazer o Cad-Único?

Mr. Prev disse...

A principaio as regras sao as mesmas de quem paga 11%, apsoentadoria por idade continua com 180 meses de carencia.

Para o CadUnico procure a prefeitura de sua cidade, provavlemtne o mesmo local do bolsa-familia.

Marimoraes disse...

Minha mãe tem 64 anos e nunca contribuiu. como fazer para ela se aposentar?

eduarda disse...

Meu marido paga Inss como autonomo,e quer pagar alíquota de 5%, pode? o que fazer?

Mr. Prev disse...

Maromoraes, com 65 anos, se a renda familiar for de menos de 1/4 do salario minimo percapta ela tem direito ao beneficio assitencial.

Mas aos 64 anos imagino que ela deve morar so com o marido caso aidna seja vivo, os filhos devem ser casados ou nao moram com ela, e se mora trabalham, e o marido(seu pai) deve ser aposentado ou sua mae recebe pensao se ele ja for falecido, sendo assim ela teria renda e nao faria jus ao beneficio assitencial.

Para aposentadoria tem que contribuir pelo menos 15 anos para aposentar por idade, ou atraves de um auxilio doença conseguir uma aposentadoria por invalidez. Para auxilio doença sao encessario 12 meses antes da incapacidade, a nao ser que seja doença isenta de carencia

Mr. Prev disse...

Eduarda, a lei de 5% é para dona de casa que vive exclusivamente para o trabalho domestico.

Autonomo nao pode, nem mulher.

eduarda disse...

E o empreendedor indivudual, pode pagar 5% do inss?

SANDRO E SUELLEN disse...

Olá Mr. Prev. minha mãe tem 65 anos e nunca contribuiu, meu pai e falecido e corremos atras dos direitos dele e disseram na prev. que o perfil do meu pai como contribuinte não permitia que ele nos deixase algum direito...então apo´s eu ver o anuncio na globo sobre esta mudança na lei resolvi entrar no google e te achei e resolvi fazer a pergunta!!! no caso da minha mãe de 65 anos ela tem direito e qual o periodo de arrecadação que ela terá que efetuar para obter o direito ja que ela esta com esta idade?

grato!

sandro

Mr. Prev disse...

Se sua mae nao recebe pensao, nao tem renda comprovada e imagino que os filhos ja sejam casados, ela pode se enquadrar para receber beneficio assistencial(um salario minimo sem o decimo terceiro). O imporntate aqui e a renda familiar que divida pelo grupo tem qeu ser menor que 1/4 do salario minimo para cada um. Faz parte do grupo os filhos solteiros e conjuge que moram junto.

Agora para se aposentar, independentemente do valor da contribuição, sao 180 meses (15 anos) para aponsetadoria por idade.

Auxilio doença é possivel depois de 12 meses, porem a Incapacidade tem que ser depois dessas contribuições. Ha algumas doenças que isentam de carencia, e o acidente de qualquer natureza tambem.

nara disse...

no caso da doenca de epilepisia e possivel se aponsentar,ou ficar em algum beneficio.

Mr. Prev disse...

Conheço casos de epilepsia que estao de auxilio doença há varios anos, e outros que nem um mes cosnegue, vai depender da evolução da doença e do impacto na capacidade laborativa.

Contribuindo como Facultativa dona de casa, a chances devem diminuir e muito.

Bem viver disse...

a minha mãe trabalhou em 1985 durante 6 meses na agricultura,único período que teve a sua carteira assinada.Desde então manteve como dona de casa sem renda e dependente da aposentadoria do meu pai de um sálario mínimo,ela pode fazer parte do cad.único de 5%.

Mr. Prev disse...

O cadastro ùnico e de resposabilidade das prefeituras, mas pelo que voce falou, sim ela pode.

Dona de casa com reda familair de até 2 salarios minimos que tenha cad unico, essas sao as exigencias

teodoro disse...

Ola, pagava o INSS pra minha mae, com codigo 1163, e 11% do salario minimo, agora fiz o CadUnico pra ela, vai mudar pra codigo 1929,e será 5% do salario minimo, agora gostaria de saber se o IDENTIFICADOR vai mudar para o numero do CadUnico? e se estou certo no que estou fazendo? e se mudar o Identificador vai contar com os anos anteriores que eu ja paquei, que sao 12 anos +-?

teodoro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
teodoro disse...

No dia 29/12/2011, fui pagar o INSS da minha mãe, referente a competência 01/2012 e disseram que não constava no cadastro, mas eu já paguei a competência 12/2011, no dia 27/12/2011, com o código 1163, 5% do salario, não entendi, sera por que não estávamos em 2012 ainda?

Mr. Prev disse...

Teodoro, as contribuições de 11% e 5% serao somadas na hora de pedir beneficio, tudo sera considerado.
Em realçao ao identificador(NIT), seria interessante sua mae ir ate uma APS ou voce com uma procuração dela para acerto de dados cadastrais e assim evitar problemas, pois as contribuiçoes de 5% so valeram se houver informação de CADUNICO no sitema do INSS, ainda nao foi implementado essa função.
É provavel que o numero do CADUNICO nem esteja cadastrado no sistema do INSS, por isso da importancia de acertar os dados. A atividade dela no INSS tambem devera ser alterada, se ela pagava no 1163 sinal que ela esta cadastrado como Contribuinte Individual, e tem que mudar para Facultativo.

Se voce pagou 5% no 1163, vai ter fazer acerto de codigo, agende acerto de recolhimento no 135.

em em 29/12/2011 nao seria possivel pagar a comeptica 01/2012, tem que esperar entrar no mes.

Evelyn disse...

qual o codigo para eu pagar como facultativo a 11%? sou dona de casa e não sou baixa renda.
obrigada

Mr. Prev disse...

o codigo é o 1473, mas é interessante comparecer a uma agencia do INSS para atualziar seus dados e colocar sua atividade de facultativa no cadastro, mas isso tambem pode ser feito depois, retroagindo para a data do primeiro pagamento em dia.

Nildinha disse...

Olá ,
Tenho 24 anos de contribuçao e faltam 7 anos para fazer 60 anos.
Trabalho atualmente, mas gostaria de pagar os restantes dos 07 anos adiantados.
Posso, se afirmativo como?
Vc pode mandar afestoaste para o meu email?
Nilfranca@globo.com

Mr. Prev disse...

Nao é possivel contribuir de forma adiantada.

E como voce tem 53 anos de idade e 24 de contribuição, caso contribua direito daqui para frente, sua aposentadoria por tempo de contribuição irá chegar aos 59 anos de idade, caso queira poderá se aposentar antes dos 60 anos.

Eni Aparecida Rodrigues disse...

Meu Pai era funcionário da rede ferroviaria de São Paulo, sempre contribuiu, aposentou e faleceu, minha mãe continuou recebendo os direitos de aposentadoria e também faleceu, sou filha única e me dediquei para cuidar deles enquanto vivos, eu tenho direito a continuar recebendo a aposentadoria? Sou maior de idade e já fui casada, mas antes de meus pais falecerem...inclusive minha separação foi para cuidar da saúde deles.
o que pode me orientar?

Mr. Prev disse...

FIlho dependente so ate 21 anos se nao for emancipado, ou maior invalido!

helismagno disse...

Sou segurado empregado ha 8 anos, ha 3 anos sofri um acidente de transito fora do horario de expediente, recebi auxilio-doença por 2anos e permaneci com sequela que impossibilitou meu retorno a função que antes exercia, fui encaminhado pelo INSS para reabilitação na qual tive minha função alterada na empresa. nesses termos eu tenho direito ao auxilio-acidente?

Mr. Prev disse...

O Inciso II do Art. 104 do decreto 3.048 diz:

O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado empregado, exceto o doméstico, ao trabalhador avulso e ao segurado especial quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar seqüela definitiva, conforme as situações discriminadas no anexo III, que implique:
....
III - impossibilidade de desempenho da atividade que exerciam à época do acidente, porém permita o desempenho de outra, após processo de reabilitação profissional, nos casos indicados pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social.

Sendo assim, Observe o anexo III do decreto , caso seu caso se enquadre em um dele, voce terá direito

Aqui vai o link

http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/23/1999/ANx3048.htm#anx_3

Noboro disse...

Boa tarde, algumas dúvidas, minha mãe esta com 57 anos, já trabalhou com carteira assinada por vários anos, mais acredito que somando não chega aos 15 anos necessários, já teve microempresa com registro de CNPJ e eu não sei se conta esses anos como microempresária,agora ela é exclusivamente dona de casa sem qualquer tipo de renda e não esta inscrita no CadUnico, será que ela se enquadra para que possa voltar a contribuir? Obrigado!

Mr. Prev disse...

Se quiser pagar os 5% deverá providencia o CADUnico. ela nao pode ter renda, e a renda familiar devera ser de no maximo 2 salarios minimos

Mas com 11% ela pode contribuir sem problema...

Li disse...

Minha mãe é contribuinte individual e meu pai é aposentado por tempo de contribuição, recebendo um salário mínimo. Suponhamos que um dos dois faleça, um deles teria direito a pensão or morte do outro? Quero saber nos dois casos. Obrigada.

Mark@Blog disse...

Como fica a questão da contribuição do auxílio doença nos 15 primeiros dias? pois a empresa a qual trabalho nega-se a descontar contribuições durante esse período, afirmando que trata-se de verba indenizatória, por tanto não incide contribuição. e aí? como eu fico?

Diario de um Cobrador disse...

Olá, minha mãe foi trabalhadora durante muitos anos, e contribuia junto com meu pai atravéz do modelo 15, um talão de notas. Mais em 2002 meu pai sofreu um acidente e ficou inválido e se aposentou, e só agora que ela foi tentar se aposentar e não conseguiu, pq automaticamente quando meu pai se acidentou ela parou de contribuir. Então gostaria de saber se ela tem direito a algum beneficio por idade pelo menos, lembrando que ela contribuiu por varios anos, mais não foi suficiente para a aposentadoria aos 55 anos. Aguardo !!!

Mr. Prev disse...

a aposentadoria para mulher acontece quando se completa 30 anos de contribuições ou 15 anos de contribuições mais a idade de 60 anos.

Seria interessante ela voltar a contribuir, pois nunca se sabe quando vai rpecisar de um auxilio-doença/apsoentadoria por invalidez, deixar pensão, ou completar os 15 anos e se aposentar por idade,

Mr. Prev disse...

Mark@Blog: essa é uma grande discussao que existe, a lesgislação não é muito clara nesse ponto. a principio teria que haver descnto, mas Tribunais Federais entendem qeu nao, conheço caso e empresa que entrou na justiça para receber esse dinheiro de volta e ganhou!

Resumindo, não tem muito o que voce fazer.
Mas nao entedi a sua preocupação, prejudicado nao ficará. O tempo sera contado para beneficios.

Mr. Prev disse...

Li: os dois deixam pensão por morte um para o outro. Apsoentadoria gera pensão e contribuição como contribuinte Individual tambem gera pensao.

Tereza disse...

Sou dona de casa e não tenho cadastro no CadUnico quais são os processos que vou ter que passar para pagar só 5% do salario minimo, e como deve ser?

Desde já antecipo meus agradecimentos.

Mr. Prev disse...

primeiro é procurar a prefeitura para fazer o cadastro unico, verifique em sua cidade onde é feito e se voce se encaixa no perfil para se cadastrar

Com o cadastro unico, voce sem rendimento algum e a renda familiar(marido) no maximo dois salarios minimos, poderá pagar 5%

beny disse...

ola contribuo como autonoma a dois anos sobre um salario minimo, gostaria de saber se posso passar a contribuir sobre dois salarios minimos e pagar o retroativos dos anos que contribuir anteriormente no valor de um salario minimo?

Mr. Prev disse...

voce pode passar a contribuir sobre 20% de dois salarios minimo. Ja o retroativo nao da para pagar. Contribuicao de autonomo e salario declarado, se voce na epoca declarou(contribuiu) sobre um, entao ficara mantido esse um. Complementaão é so para que teve a contribuição como Prestador de serviço abaixo de um salario ou se paga 11% e quer completar para 20% e aposentar por tempo de contribuiçao

Roberta Alves disse...

A pergunta é a seguinte, se uma mulher dona de casa de 66 anos que já contribuiu com poucos anos com a Previdência pode requerer o BPC? E continuar a contribuir com a previdência de 5% sendo que o marido recebe o auxílio doença e são 2 habitantes na casa.

Agradeço a atenção! Roberta

Mr. Prev disse...

quem recebe Loas pode contribuir com facultativa, eu ate sugeria pagar uma a cada seis meses para manter a qualdiade de segurado e deixar pensao para o marido, caso faleça, mas não com 5% e sim 11%. Para os 5% a mulher não pode ter renda.

Porem se o marido tem renda e na casa so tem dois no grupo familiar, provavlemnte o BPC será indeferido pela renda do marido.

Roberta Alves disse...

Obrigada por responder , mas ainda tenho algumas dúvidas a lei diz que para a dona de casa se enquadrar na previdência de 5% a família deverá estar inscrita no Cadastro Único e a renda mensal total não pode superar dois salários mínimos. E a pessoa citada já se cadastrou e como falei acima tem 66 anos e parou de contribuir pois não teve mais condições, como devemos proceder, recorrer ao BPC-LOAS ou é caso perdido.
Obrigada.

Roberta Alves disse...

Esqueci de mencionar que a pessoa já tem o número do cadastro único e o marido recebe um salário mínimo por auxílio doença e também é idoso.
Obrigada.

Mr. Prev disse...

Para os 5% alem do CADUNICO e da renda familair a mulher não pode ter renda.

No caso do Loas, a lei diz que tem que ser menos de 1/4 do salario minimo per capta.

No seu exemplo vai dar 1/2 salario.

NO BPC enquanto houver auxio-doença não receberá, se o marido for empregado continuara com renda comprovada, se for Contribuinte Individual tem a opção de dar baixa na Inscrição, só não sei se é vantajoso ou não, pois nao conheço o caso.

Se o marido tiver menos de 15 anos de contribuição ele pode simplemente parar de contribuir e aos 65 anos os dois podem receber LOAS, mas isso se ele nao for empregado, pois tambem seria luocura perder o emrpego por causa do beneficio assitencial, ou nao..rsrsr

keli cristina disse...

ola tenho 26 anos trabalhei 1mes fichada quando tinha 18 anos e agora sou dona de casa a sete anos estou gravida de 7 meses tenho direito ao beneficio salario maternidade

Mr. Prev disse...

Para salario maternidade sao necessario 10 meses de contribuicao(autonoma, facultativa ou segurada especial), sendo isento de carencia para as empregadas.

Desempregada mas ainda no periodo de graça tamem tem direito, o periodo de graça sao de 12 meses após ultima contribuição.

No seu caso, so se assianr a carteira para ficar isenta.

leide disse...

tenho 7 anos de contribuição 5 de carteira e dois de outonoma,tenho bolsa familia mais foi concelado pois ao meu esposo voltar a trabalhar fui receber e tinha sido cancelado pensei que tinha sido por este motivo, ensistir mais toda vez que ia dava como cancelado ou boloqueado então desisti, será que esta incrição vale para poder fazer a contribuição de 5%, o que preciso fazer?

Mr. Prev disse...

Não é necessário estar recebendo o Bolsa Familia, pela legislação tem qeu ter o CADUNICO e renda familair de no maximo 2 salarios minimos.

tania disse...

meu nome é Tania tenho 47 anos trabalhei um total de 9 anos de carteira assinada hôje sou dona de casa e recebo o salario familha para ter direito a me aposentar como posso fazer,quanto tempo teria que pagar

tania disse...

minha mãe recebe o Loas ela te 67 anos e gostaria de passa para o regime de áposentadoria por imvalides pois e amputada gostaria de saber se isso pode ser feito

Mr. Prev disse...

aposentadoria por invalidez é para quem contribui ou contribuiu, e na época da invalidez tinha qualidade de segurado.

Se esse nao for o caso, entao é apenas LOAS.

Mr. Prev disse...

taniaApr 5, 2012 01:48 PM

meu nome é Tania tenho 47 anos trabalhei um total de 9 anos de carteira assinada hôje sou dona de casa e recebo o salario familha para ter direito a me aposentar como posso fazer,quanto tempo teria que pagar

____________________________

Voce precisa completar 180 meses de contribuição e ter a idade minima de 60 anos. Aposentadoria por idade.

Priscila Oliveira disse...

Por favor espero q me ajudem, Estou gestante de 3 meses teoricamente falando teria 6 meses de contribuição se começasse a contribuir agora com facultativo pois sou dona de casa mas a carencia é de 10 meses certo, porem trabalhei em 2002 3 meses registrada e depois 6 meses em 2006, resumindo se eu começar a contribuir agora com o valor de 5% (31.10), será somado o tempo q já tenho ou ele não vale mais, para ter direito ao salario maternidade.. e o valor de 5% interfere no benefici

Mr. Prev disse...

voce precisa de pelo menos 3 contribuições para usar as contribuições antigas.

5% nao interfere.

Priscila Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila Oliveira disse...

Obrigado eu estava com medo de contribuir com apenas 5% e no dia q fosse pedir o beneficio, interferisse.e o tempo antigo não contasse pois até o dia do parto será 6 meses sómente de contribuição recente.Obrigado pela ajuda

rosi disse...

oi eu tenho minha mãe de 59 anos e ela ja contribuiu durante 11anos, mas a 10 anos é dona de casa, ela esta escrita no cadunico, tbem sofreu um acidente e nao esta andando direito, a 4 meses estou pagando o carne nº1929 quanto tempo preciso ter para requerer auxilio doença para ela? ou ela ja tem direito a aposentadoria?
Obrigada por sua atenção. rosi

Mr. Prev disse...

Aposentadoria apenas quando compeltar 180 meses de contribuição(15 anos)

Auxilio doença, é interessante contribuir pelo menos 4 meses para poder utilziar na contagem o periodo contribuido anteriormente, porem a Incapacidade deverá ser fixada pela pericia após esses quatro meses, caso senha antes nao vai ser contado as novas contribuições.

Priscila Oliveira disse...

Mais uma duvida, gostaria de saber como proceder fui no inss e lá a empresa na qual trabalhei esta sem dar baixa, esta em aberto mais minha atiga patroa, deu baixa na carteira e não no inss, e eu acho q ela nem contribui, mesmo q ela não tenha contribuido os meses contam como carencia pois a responsabilidade era dela de contribuir e como dar baixa no inss ela mora agora na Coreia.

rosi disse...

oi eu tenho mais uma duvida, sou aposentada desde de 2005, e tenho duas filhas caso venha a falecer elas passam a receber algo da minha aposentadoria? uma tem 13 anos e a outra 10 anos. se não tem como faço para garantir o futuro delas? eu faço hemodialise a 10 anos e sinto o tempo acabar, quero saber como deixar algo para elas se sustentarem. obrigada mais uma vez

Carla PF disse...

Olá, possuo três dúvidas familiares sobre aposentadoria:
1) Minha tia fará 55 anos em julho, e trabalha como funcionária municipal (estatutária) HÁ 27 anos. No início o trabalho era assinado na CTPS, mas depois virou estatutária. Ela contribui há 27 anos e quer se aposentar. Ela pode? Quanto ficará o valor da aposentadoria? O procedimento de aposentadoria de estatutário tem que ser judicial?

2) Essa mesma tia mora no interior, possui bloco de produtor rural. Além da aposentadoria pelo RPPS ela pode se aposentar pelo regime geral, como rural? Deve contribuir? em que época?

3) Uma pessoa com 65 anos que é dona de casa, mas é pensionista, pode se aposentar por idade? Se sim, ela tem que contribuir?

Mr. Prev disse...

Até os 21 anos filhos recebem pesao por morte!!!

apos os 21, apenas filho invalido

Mr. Prev disse...

Se for caso de empregada domestica, desde que comprovado o trabalho é contado como carencia, pois a resposabilidade nao é sua.

Se for emrpesa tem o termo de rescisao de contrato para comprovar, contracheques ou livro de registro de empregados.

De qualquer foram o exercicio de atividade tem que ser comprovada.

Mr. Prev disse...

Se ela contribui para regime proprio, entao a aposentadoria dela devido ao cargo no municipio será pelo RPPS e nao INSS, para saber o valor é melhor consultar o RH do municipio.

APosentadoria rural(segurado Especial) é para quem exerce a atividade em regime de economia familiar e tem a renda da terra como principal sustento. No caso se ela é servidora do municipio, entao nao ha aposentadoria, apenas se ela contribuir para a previdencia em como autonoma/Contribuinte Individual, ou conseguir uma carteira assinada.

Aposentadoria por idade necessita de 180 contribuições mensais.

As contribuições deverao ser para frente, nao ha como pagar atrasados, para o caso dela.

Priscila Oliveira disse...

Eu tenho só a carteira de trabalho com a data de saida carimbada e assinada quando ela fechou a loja simplesmente deu baixa na carteira e me pagou o salario q tava pendente e mais nada.ela disse q era só isso q eu não tinha mais nada para receber.(disculpe a insistencia mais só vc esta me esclarecendo as coisas)

Priscila Oliveira disse...

No meu caso trabalhei registrada em 2002 2 meses e 2006 8 meses mais tenho certeza q a empresa de 2006 não depositou nada no INSS tanto é q nem deu baixa lá, só na carteira carimbou e assinou como eu já disse vou começar a contribuir agora como dona de casa tenho 6 meses até o dia do bb nascer esses 8 meses sera q vai entrar na conta da carencia (mesmo se ela não tenha contribuido).. Por favor só mais essa e Obrigado vc me ajudou bastante..

Mr. Prev disse...

Como se trata do ultimo vinculo na CTPS vao pedir para voce comprovar, se voce tiver contracheques ou rescisao de contrato, fique tranquila, caso contrario prepare-se para correr atras do livro de registro de empregado.

lucianacabreira disse...

Luciana

minha mãe ta com 56 anos é dona de casa, ela vive do meu salario posso começar a contribuir para ela agora?

Mr. Prev disse...

Claro que pode, mas a concessão da aposentadoria por idade sera apenas quando completar 180 meses de contribuição.

para contribuir com 5% sua renda nao pode ser maior que 2 salarios minimos e sua mae tem qeu possuir o CADUNICO.

Priscila Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila Oliveira disse...

Olha eu denovo, Gostaria de saber se quem contribui com os valores 5% e 11% terão direito de deixar pensão por morte para filhos ou conjuge e qual o valor seria,e se tem tempo para carencia pois eu contribuo com 5% e meu companheiro Com 11% a duvida é pra saber se meus filhos ou conjuge receberão pensão.em falta minha ou do meu companheiro? Obrigado

Mr. Prev disse...

Sim, deixa pensao!

Pensao por morte para filhos, só ate 21 anos ou maior inválido.

O valor será a media de suas contribuições, nao sendo menor que um salario minimo, nem mais que o teto do RGPS.

Deborah Biscuit disse...

Bom Dia! Tenho 32 anos e ja tive a carteira assinada por 2 anos, posso iniciar a pagar o carne da previdencia da dona de casa? Hoje me dedico exclusivamente à casa e a meu filho, o dinheiro q entra, é de meu marido q é estrangeiro e nos manda do exterior. Ou seja, nao tenho como comprovar renda familiar.Gostaria de pagar o maximo, por mes. Como devo proceder? Posso comprar o carne e começar a pagar (ja tenho numero do PIS) ou devo me cadastrar em alguma agencia do Inss?
Agradeço antecipadamente uma resposta!

Josy disse...

Boa tarde!!!!Minha mãe tem 55 anos e nunca contribuiu para o INSS. Quero sabe se nesse caso tem como ela pagar 5%, e como funciona?. Ela é dona de casa, porém pensionista recebe 1 salário mínimo....

Prof Thiago disse...

Se minha mae ja recebe pensao pela morte do pai, ela ainda pode cadastrar para aposentar como dona de casa? Mora sozinha e so tem um salario da pensao, obrigado!

jjjj disse...

meu pai tem 55 anos e nunca contribuiu queria saber se ele tem direito ao beneficio de 5porcento ja que entendi vale para donas de casa e dono de casa?

Mr. Prev disse...

Desculpe a demora, estava ausente.

No momento recomendo nao pagar 5% pois ainda esta em discussao se valor de pensao será cosiderado renda ou nao. Pela legislação apra pagar 5% a mulher nao pode ter renda.

Mr. Prev disse...

Desculpe a demora, estava ausente.

No momento recomendo nao pagar 5% pois ainda esta em discussao se valor de pensao será cosiderado renda ou nao. Pela legislação apra pagar 5% a mulher nao pode ter renda.

Mr. Prev disse...

Dono de casa tambem pode, Se ele nao trabalha, a renda familair é de ate 2 salarios minimos e tem CADUNICO, ele pode pgar.

Mr. Prev disse...

Esse papo de dona de casa e renda familair é apra contribuir sobre o salario minimo(5%), para pagar o teto nao ha improtancia se voce trabalha ou nao, se tem renda ou nao...

Para os 5% é necessario ser exclusivamente dona de casa, renda familair de ate 2 salarios minimos e ter o CADUNICO.

Em qualquer um dos caso é necessario ir ao uma agencia do INSS para cadastrar a atividade.

Deborah Biscuit disse...

Ok, muito obrigada pelo esclarecimento, Mr. Prev!

jo amorim disse...

boa noite mr.prv por favor uma perggunta,minha mae tem 66 anos e nunca contribuiu com a previdencia,meu pai e aposentado com o salario minimo, ela se enquadra neste 5%obrigada.Jo amorim

Mr. Prev disse...

Pra se enquadrar é necessario ser exclusivamente dona de casa(nao ter renda propria), renda familiar de ate dois salarios minimos e ter o CADUNICO.

Ana Lucia disse...

Olá...tenho 45 feitos e nunca tive carteira assinada...nem possuo.Sempre fui dona de casa.Meu esposo ganha 2 salarios na carteira.O que preciso fazer para contribuir p INSS para poder me aposentar??Pode ser 5% ou tem ser 11%?Ana Lucia

marta disse...

ola...tenho 24 anos 3 filhas e recebo pensao por morte do meu marido,hoje tenho um novo companheiro e acabei de ter um filho com ele,vivo apenas da pensao que e uma so para nos 4 ,queria saber se tenho direito ao salario maternidade,e se nao ira me prejudica ja que recebo pensao

Mr. Prev disse...

Voce precisa ir ao INSS para fazer seu cadastro(NIT) caso ainda nao possua, e tambem para regisrar sua atividade que no caso é facultativa(dona de casa)

Para pagar 5% é necessario ter o CADUNICO alem de renda familair de até 2 salarios minimos.

Seu marido tem 2 salarios na CTPS, mas caso a emrpesa pague hora extra a renda familiar vai ser maior, no INSS irá ficar registrado mais.

Mas voce tem as opção de pagar 31,10 como dona de casa ou 68,42 onde pode ser registrado dona de casa ou se quiser oce podera declarar alguma proffisao como autonoma.

Para pagar 38,42 nao é necessario CADUNICO, é so se dirigir ate o INSS.

Caso prefira os 31,10(5%0 entao faço o CADUNICO e va ao ai INSS.

Mr. Prev disse...

Caso voce contribuia tem direito ao salario maternidade, mesmo com pensao por morte.

marta disse...

qual tipo de contribuiçao,eu pago o sindicato dos trabalhadores rurais a 7 anos isso ajuda de alguma forma

Mr. Prev disse...

O nque voce faz? tem algum trabalho como autonoma? trabalha apenas em seu sitio? o sitio tem empregados?

Pagar o sindicato nao ajuda em relação ao INSS. Para se aposentar por idade rural sem contribuir para o INSS, é necessario trabalhar em regime de economia familiar, sem empregados e comprovar atividade na terra por pelo menos 15 anos quando for se apsoentar.

Se o sitio nao esta em seu nome e voce possuii algum contrato para exxplorar a terra(arrendamento) voce precisara de algum documento que evidencie sua atividade rural, nesse caso a contribuicao apra o sindicato pode ate ajudar ja que nele consta que voce é trabalhadora rural, mas se voce tiver outros docuemntos como cartao de produtor rural, ficha em psoto de saude com sua atividade declarada como rural ou os documentos da terra em seu nome, ou no nome do marido e ele tambem é rural, entao o sindicato não faz diferença.

Caso voce nao tenha docuemntos considerados prova plena como INCRA para todo o periodo ou nota fiscal de venda de produtos rurais voce devera providenciar decalração do sindicato rural e geralmente eles cobram de quem nao é filiado, alguns até de quem é

Mr. Prev disse...

E como rural voce tambem tem direito ao salario maternidade, no caso tem que comrpovar pelo menos 10 meses de atividade antes do parto ou oitavo mes de gestação.
Pensao por morte no valor de um salario minimo nao atrapalha, mas se o valor for maior entao voce nao sera considerada segurada especial. No caso terá que contribuir.

Fidelina Freitas disse...

Ola bom dia dia! Tenho a seguinte dúvida: minha mãe tem 58 anos e nunca contribuiu com o INSS. Gostaria de saber onde conseguir o código para preencher o documento de contribuição, ela possui carteira de trabalho. Caso ela pague de uma só vez pelo menos um ano, ela ja terá direito a qual auxilio?
Obrigado

Mr. Prev disse...

O correto é se dirigir ate uma agencia fazer oa certo dos dados cadastrais , cadastrar atividade e assim começar a pagar. Muita gente nao faz isso, pega o numero em contador ou Internet e depois acaba contribuindo errado.

Caso ela ja tenha NIT é possivel pagar e deixar para acertar o cadastro depois, mas nao recomendo. Mas se voce preferir, me diz ai o que ela faz, qual valor deseja pagar e eu passo o numero. Deposi quando tiver amis tempo voce se dirige ao INSS para acerto de cadastro.

Roberta Alves disse...

Boa Tarde! já obtive vários esclarecimentos aqui e agradeço por isso, hoje tenho uma nova dúvida o benefício do LOAS é pago pelo bolsa família com valor de 1 salário mínimo? e quem recebe este benefício não pode pagar a previdência? desde já agradeço.

Roberta

Paula Aguiar disse...

Boa tarde. Tenho uma dúvida e ficaria muito grato se pudesse me esclarece-la.

Minha mãe tem 55 anos e nunca contribuiu.

Quero fazer a previdência social autônoma para ela, com o pagamento minimo (R$ 65,00).

Como o tempo de contribuição é de 15 anos e a idade minima é de 60 anos, eu posso pagar parcelas adiantadas? ou teremos de esperar que ela complete 70 anos para se aposentar?

Desde já, agradeço a atenção.

Forte abraço

Mr. Prev disse...

O Loas é um beneficio do ministerios da assistencial social pago através do INSS. Para contribuir apra previdencia sem intereferir no direito ao LOAS a pessoa pode pagar como Facultativo, esse tipo de contribuição não conta como remuneração naa avaliação do LOAS.

Mr. Prev disse...

Olá!
Vai ter que esperar os 70 anos, a legislação atualmente não permite adiantamento do contribuições. O valor é de R$68,42

Mandhy Poison disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Carolina disse...

Boa tarde, estava contribuindo como autonomo por motivos finanmceiros tive que parar de contribuir faz 7 meses quero voltar a contribuir como devo proceder

Amanda Carolina disse...

ola estou aguardando a resposta acima mas quero fazer outra pergunta. minha vizinha tem cad unico e começou a pagar sobre os 5% casas lotericas nao recebem ela foi enformada pra pagar no banco mas o auxiliar do banco fez o pg no caixa eletronico nao utilizou o carne dela so os numeros do nit e cod e a entregou o comprovante do cx ela quer saber se isso e correto nao ter ficado la a via do inss pra eles entregarem como nas lotericas e se pode ser em qualquer banco

Mr. Prev disse...

Caso voce nao tenha dado baixa na atividade cadastrada poderá apgar os atrasados, caso queira, senao terá que solicitar a baixa retroativa.

Caso va pagar novamente a partir de agora é so fazer novo cadastro de atividade comprar o carne e contribuir mensalmente.

Voce até pode começar a pagar novamente sem ir fazer o cadastro de atividade e futuramnete quando for ao INSS voce faz a solicitação da inclusao da atividade. O bom de ir ao INSS é que evita erros com codigos de pagamentos, mas como voce ja contribuiu uma vez, nao devera ter problemas ja que ja conhece o codigo.

Mr. Prev disse...

No começo Muitos bancos estavam com problemas com o codigo 1929, acredito que agora não mais. Mas pagar no caixa eletronico não ha problemas, pode pagar com débito em conta.

Muitas vezes o banco orienta a utilziar o caixa eletronico para evitar filas, não tem o pq ficar esperando.

Fábio_Roger disse...

Trabalhei registradas
1º 15/05/1973 a 27/06/1973 em 1 empresa .
2 º 01/09/1973 a 08/03/1974
3º 17/06/1974 à 31/12/1985
4º 02/01/1956 á 21/01/1987 todas registradas
Em dezembro de 2009 comecei a contribuir como autonomo com código de pagamento 1163 até a presente data de hoje 12/06/2012 tenho 56 anos de idade , gostaria de saber se já tenho direito de me aposentar , porque já tenho mais de 15 anos de contribuição paga , gostaria que me desse uma orientação sobre este meu caso .

michelleperezcosta disse...

Por mais de 8 anos tive carteira assinada, nos quais os ultimos 4 anos, pagava sobre o teto. Agora sou autonoma e não sei quanto devo contribuir para o INSS e quanto tempo?

Mr. Prev disse...

Aposentadoria por idade exige 180 contribuições e a idade minima de 65 anos para homem.

Mr. Prev disse...

Vamos lá,
Como autonoma voce pode contribuir no valor que quiser entre salario minimo e o teto previdenciario, pode pagar ate cada mes um valor diferente.

Para se apsoentar por tempo de contribuição sao necessarios 30 anos de tempo de serviço e aposentadoria por idade sao necessarios a idade de 60 anos e pelo menos 180 contribuições mensais.

Rose disse...

boa tarde. Sou contribuinte autonoma desde março de 96. No período de 92 a 96, trabalhei em casa de família, sem registro, seria possível recolher inss para fins de aposentadoria deste período?
Obrigada

Mr. Prev disse...

Poderia, mas nem é necessario se voce tiver condição de comprovar, Voce vai precisar comrpovar a atividade mesmo que contribua, ja que pagara tudo atrasado como Empregada Domestica.
Pela legislação, a contribuição como domestica é obrigação da empregadora, entao ficando comprovado o vinculo será contado mesmo sem contribuição. O problema é comprovar.

Se for para pagar como autonoma não compensa ja que não haverá a priemira em dia, entao nao será levado em consideração ao pedir um beneficio.

test disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
test disse...

Bom dia.

Eu trabalhei em regime de contrato temporário por 90 dias em 01/07/2011 ao dia 28/09/2011.
Pela previdência eu estou a segurada por um periodo de 12 meses após minha demissão, ou seja , ela vence em 28/09/2012 deste ano.

Estou gravida de 2 meses, se eu passar a contribuir como facultativa, eu posso me manter como assegurada ?
Eu posso começar a pagar agora, ou quando o meu prazo estiver encerrando?

Meu baby vai nascer em Janeiro e gostaria de receber o salario maternidade.

Debora Fernandes disse...

BOA NOITE..

MEU PAI ESTA RECEBENDO O LOAS E COMPLETARA 2 ANOS EM OUTUBRO A MINHA MÃE NÃO TRABALHA APENAS NOS AFAZERES DOMESTICOS, PAGO O INSS DELA COMO CONT. FACULTATIVO QUE É 11%, POSSO MUDAR PARA O DE 5%, TEM ALGUM PROBLEMA...

OUTRA DUVIDA E SOBRE MEU PAI. ELE ESTA COM 68 ANOS E RECEBE O LOAS POIS NAO CONSEGUIMOS APOSENTA-LO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO, ELE FICOU DE AUXILIO DOENÇA POR 5 ANOS E JUSTAMENTE ESSES 5 ANOS SERIAM O SUFUCUENTES PARA ELE SE APOSENTAR, TEM COMO EU REVERTE ISSO.

GRATA
DEBORA

Mr. Prev disse...

voce ira precisar ter 10 meses de contribuição somando a carteira assinada mais o facultativo, até o nascimento da criança.(Necessarios mais sete meses de facultativa)

Mr. Prev disse...

se ela tiver CADUNICO pode pagar.

Acho que voce quis dizer aposenta-lo por idade. No caso ele precisaria ter 15 anos de contribuição, e pelo qeu entendi ele tem 10 anos mais cinco de auxilio-doença.

Pelo INSS nao tem como fazer nada, tempo de auxilio doença nao conta como carencia, mas há casos na justiça que o juiz manda aposentar, o STF entende que tempo de auxilio-doença deve ser contado como carencia, o que eu particularmente acho um absurdo, ja que nao houve contribuição.

Luciana Lima disse...

Olá boa noite,
Fiz a inscrição na Previdencia através da firma que eu trabalhei há 16 anos, quando era ainda solteira.Depois de 17 meses saí da firma e deixei de contribuir.Perdi o cartão do PIS que eu tinha. Gostaria de saber se a minha inscrição ainda é válida e como devo proceder para mudar o nome de solteira para casada e continuar contribuindo,ou devo fazer uma nova inscrição? Obrigada.

Mr. Prev disse...

Sim, ainda é válida, para alteração dos dados cadastrais se dirija a uma agencia do INSS junto com original e cópia de sua identidade de certidão de casamento. Esse serviço tmbem pode ter horario agendado , basta ligar no 135 ou pela Internt e solicitar agendamento de acerto de dados cadastrais, evitando assim esperar na fila.

Márcio Antonio disse...

queria saber se quem paga 11% tem direito a decimo terceiro salario na aposentadoria

Mr. Prev disse...

sim, tem direito

ana maria disse...

Tenho 60 anos e 22 anos de contribuição ao Inss, posso me aposentar por tempo de contribuição? Se me aposentar por idade receberei o salário mínimo apenas?
ana maria

Mr. Prev disse...

Com 22 anos apenas aposentadoria por idade, e mesmo qeu voce tivesse 30 anos a apsoentadoria por idade é mais vantajosa que a aposentadoria por tempo de contribuição pois o fator previdencia nao diminuiu o valor do seu beneficio.

o calculo do valor é o mesmo, a diferença é a aplicação do fator.

iara wotter disse...

paquei o inss como contribuinte individual,mas consegui emprego com carteira assinada preciso ir ao inss para dar baixa ou nao

Mr. Prev disse...

Isso pode ser feito futuramente, voce poderá solicitar baixa retroativa, mas o mais correto é solicitar o encerramento da atividade quando voce para de pagar, ams caso deixe para depois não há problema.

alexandre augusto de godoi cintra disse...

Por favor me ajude Mr.prev minha mãe tem 58 anos e trabalhou na area rural por 33 anos, apos esse periodo ela é dona de casa, mora sozinha não tem renda( só à ajuda dos filhos). Minha pergunta é: quando ela pode se aposentar? sendo q nunca contribuiu para o inss ou qqr outro orgão. Qual o passo mais acertado no caso dela rumo a aposentadoria? desde jà agradeço sua atencão, grato.

Mr. Prev disse...

Se ela ela rural aos 55 anos se cosneguir comrpovar se aposenta. Ela era rural proprietaria de terreno, empregada, boia-fria, safrista, qual a situação e quando foram esses 33 anos?

Ana Cristina disse...

Olá boa tarde, pago o inss da minha Mae no valor de 68,00 todo mes ,e quero que ela se aposente com o teto maximo ! Hj ela tem 64anos com 12anos de contribuição , obtive a informação que se eu pagar o valor de 600,00 3x por ano ela se aposenta com esse valor maior ! Isso e verdade??
Att
Ana

alexandre augusto de godoi cintra disse...

Então Mr. prev respondendo sua pergunta, minha mãe trabalhou como empregada em areas rurais como lavoura ou e plantaçoes frutiferas( com a relaçao funcionario e patrão, mas tudo bem informal) em um periodo de 33+- iniciado des de seus 12 anos.

Mr. Prev disse...

Nao!!!
O calculo é uma media onde é utilizado 80% das maiores contribuições de 07/1994 até hoje.

Mr. Prev disse...

O problema nesse caso vai ser comrpovar esse perido, judicialmente devera ser mais facil, mas antes de entrar com processo tem qeu fazer o pedido no INSS , muitos juizes mandam entrar antes no INSS.

Judicialmente é pedido menos documentos, alem que para apsoentar no INSS como rural tem que estar na qualidade de segurado e sua mae nao esta mais, ja a Justiça não considera assim.

Para aposentar no INSS, alem de qualidade de segurado ela tem que ter documentos que comrprovem ano a ano que ela trabalhou por pelo menos 15 anos. Se tiver esses documentnos pdoera ser conceido no INSS mesmo.

Para o INSS ela precisa ter documentos que cormpove a continuidade no trabalho rural por 15 anos , declaraçao do sindicato rural ou de duas autoridades adminsitrativas, a naos er que tenha docuemtno consderado prova plena como registro em carteira, INCRA, bloco de notas de produtor rural, entre outros...

Ana Cristina disse...

Ok. Obrigada

alexandre augusto de godoi cintra disse...

Obrigado pelos esclarecimentos, vamos tentar fazer o pedido pelo inss só q ela só tem como comprovante testemunhas( pessoas q trabalharam junto com ela e o admnistrador da fazenda na epoca), ñ sei se serà suficiente. Quanto ao agir judicialmente seria( pelo q eu entendi) alheio ao inss, por exemplo se o pedido pelo inss fosse negado, judicialmente( sob a desisao do juiz em base dos mesmos fatos) poderia ser aceito. Seria dessa maneira mesmo?

Mr. Prev disse...

Exatamente, Entra pelo INSS, provavelmente sera negado, entao tente judicialmente. Mas pelo que vejo, alem de testemunhas ate na justiça eles pedem pelo menos um docuemnto, nem que seja no nome do marido, mas so um doc basta para o juiz.

†4rkires† disse...

boa noite eu tenho 26 e 3 filhos porem to desempregada gostaria de sabe se eu ja posso com 26 anos paga a minha contribuição como dona de casa . desde já obrigado

marlene barbosa disse...

olá ...sou dona de casa de baixa renda comecei contribuir agora gostaria de saber se o loas da direito a decimo terceiro? e auxiloi doença ....quanto tempo do caso de auxilio doença e que doenças seriam essas?

Luis Eduardo Pacheco disse...

Olá, nunca contribui com o inss, trabalhei apenas 9 meses com carteira assinada quando tinha 19 anos, de lá pra cá trabalho como autônomo, hoje tenho 33 anos. Gostaria de saber como faço para começar a contribuição e se posso pagar esses anos anteriores.

Luis Eduardo Pacheco disse...

Gostaria de saber também, qual seria a melhor alíquota para contribuição hoje com a minha idade, 11% ou 20%. Lembrando tenho 33 anos.

Mr. Prev disse...

Poder voce pode se nao tiver renda propria, a renda familair for de no maximo 2 salarios minimos e voce tiver CADUNICO.
Agora tenho que alertar que os 5% nao da direito a aposentar por tempo de contribuição. Daqui 4 anos voce completa 30 anos de contribuições se voce tiver menos de 56 anos entao é melhor pagar 20% para nao atrsar sua aposentadoria. Voce tambem pode pagar 5% e depois complementar os outros 15% futuramente para pdoer se aposentar por tempo de contribuição.

Mr. Prev disse...

LOAS nao tem decimo terceiro.

Para ter direito a auxilio doença sao encessario 12 meses de contribuição antes da incapacidade.
Para quem ja tem esses 12 meses la atras mas perdeu a qualidade de segurado, é necessario pelo menos 4 meses de contribuição nesse retornoas contribuições ao INSS.

Ha algumas doenças que isentam carencia, entao com um mes ja é possivel receber. Ha postagem nesse blog informando quais sao as doença

Mr. Prev disse...

Para apgar anos anteriores so se voce comporvar que trabalhou mes a mes.

Para começar a pagar é so se dirigir a uma agencia do INSS para acerto de cadastro e incrusao da atividade. É um procedimento rapido, o que pode demorar é esperar na fila apra ser chamado..rsrsrs

Mr. Prev disse...

Se for salario minimo pague 11% ja que sua idade de 65 anso vai chegar antes de voce completar 35 anos de contribuição.

tablia joselaine disse...

oi primeiro gostaria de dizer que adoreiii esse blog e em seguida, gostaria de saber se eu começar contribuir ,com 5% como dona de casa e futuramente, eu arrumar um serviço o que eu tenho de fazer?e se eu perdo o tempo que contribui com valor 5%,?e mesmo sem renda comprovada eu posso contribuir com base de 2 salarios?
muuiito obrigada...

Carlinhos disse...

Bom dia, Minha esposa tem hoje 47 anos e se dedica somente ao trabalho domestico, nossa renda familiar hoje esta acima de trez salários mininos, eu devo começar a recolher o inss dela por 20% sobre o salário minimo e quando ela completar os 60 anos conseguira se aposentar ou consegue se aposentar antes dos 60 anos.

Mr. Prev disse...

Como se trata de uma contribuição como facultativa voce pode simplesmente parar de pagar, não ha débito/divida caso voce pare sem dar baixa na atividade. Voce nao perde nada, quando for pedir um beneficio o tempo dde carteira e os 5% serao somados, exceto para aposentadoria por tempo de contribuição ou CTC. 5% é para contribuição de um salario minimo, acima de um salario tem que contribuir com 20%.

Mr. Prev disse...

Se for apra contribuir com um salario e se aposentar aos 60 anos , recomendo 11%.
Para aposentar antes dos 60 anos , so se ela completar 30 anos de contribuição, entao temq eu ser contribuido com 20%.

Se ela nunca contribui e vai começar agora com 47 anos, entao vai ter que contribuir ate os 62 anos, pois precisa ter no minimo 15 anos de contribuicao.

Edma Ribeiro disse...

meu nome e Edma meu pai é contribuinte do mei ele quer recolher sob dois salario para aposentar com um valor maior e por tempo de contribuição que devo fazer, ele pode recolher?

Feliphe Rodrigues disse...

Boa noite! Minha mãe é diarista e não contribui no momento, já trabalhou alguns anos de carteira assinada, este tempo passa a contar nos 180 meses? ela está 55 anos, pode começar agora a contribuir para se aposentar aos 60 anos por idade? é possível acertar o pagamento destes 180 meses para poder se aposentar ao 60 anos?
Obrigada! No aguardo!

Mr. Prev disse...

Todo que uma pessoa contribui durante a vida e somado para a carencia seja carteira assianda ou carne.
Ela vai ter que contribuir daqui para frente ate as 180 contribuições.

Para pagar atrasados so se comprovar o exercicio da atividade, ou para quem ja pagou e quando parou nao deu baixa na inscrição de atividade, estando em aberto pode pagar alegando ser debito.

Mr. Prev disse...

MEi é para apsoentadoria sobre um salario, para contribuir com mais tem que ser contribuinte Individual contribuindo com 20% ou empresario(fora do MEI)

Feliphe Rodrigues disse...

Boa noite! Agradeço o retorno, só uma dúvida: Nos anos anteriores até agora no momento ela não tem nenhum registro e trabalha como doméstica em uma casa, como ela poderá comprovar isso para ter direito a pagar os atrasados? Aguardo, Obrigada.

Mr. Prev disse...

Pelo que voce me passou ela nao vai cosneguir comrpovar pois como diarista imagino que ela nao contribui com ISS(Prefeitura), nao emite nota fiscal, Imposto de renda com rendalançada como dairista, tambem acho pouco provavel, entao vai ser dificil ela comrpovar. Declarações das pessoas nao serve.

janezinha disse...

Bom dia!
Meu marido tem 54 anos. Trabalhou com carteira assinada por 2 anos quando tinha 20 anos, depois começou a contribuir como autônomo por mais uns 3 anos. Depois apesar de trabalhar como autônomo não contribuiu mais. Minha dúvida é se ele pode começar a pagar novamente? Se ele perde aqueles anos anteriores de contribuição? E com quantos anos ele poderá se aposentar?

Amanda Carolina disse...

Boa tarde,estou contribuindo com valor 5%,mas aqui na minha cidade só um banco recebe e ainda sim no caixa eletrônico é pago com dinheiro tem algum problema? Retiro o comprovante e guardo nao utilizo o carnê preencho na máquina estou sismada por nao utilizar carnê e pagar só na máquina. obrigada!

Mr. Prev disse...

Ele pode começar sim e não dperde nada, na aposentadoria vaos er somados todos os periodos de contribuição.
Ele vai se aposentar quando completar 180 meses de contribuições e o minimo de 65 anos de idade

Mr. Prev disse...

Nao há problema se estiver fazendo tudo certo no caixa eletronico, mas na duvida va a uma agencia do INSS e verifique.

Paty Bechara disse...

Olá!
Minha Mãe tem 54 anos, sempre trabalhou de diarista, mas somente 1 ano de carteira assinada. Depois Teve câncer e precisou retirar um rim. Nesse caso tem algum beneficio? O que é doença isenta de carência?
Aguardo!
E agradeço pelos esclarecimentos!

Mr. Prev disse...

Isento de carencia significa que tem que ter apenas a filiação não é encessario contribuir os 12 meses de carencia que existe para concessão, mas tem qeu ter a filiação que geralmente é comrpovada com a inscriação de atividade como automma junto ao INSS ou o pagamento de uma contribuição.
Se ela ja tirou o rim e na epoca nao tinha a qualidade de segurado entao nessa situação nao teria como receber ao auxilio-doença.
As doenças que isentam de carencia voce pode ver acessado http://inssfacil.blogspot.com.br/2011/04/recebendo-o-auxilio-doenca.html

Daysi Cristina disse...

Pesquisando na Net encontrei esse blog por d+ interessante.
Ultimamente ando me preocupando muito com atual situaçao dos meus pais.
Seguinte, meu pai sempre trabalhou avulso e não se preocupou em arrecadar com a previdência, ou seja nunca recolheu nada, minha mãe quando trabalhou na juventude foi avulso também e portanto nunca contribuiu, com essa de que as Donas de Casa podem contribuir com 5% do S.M, fiquei pensando em começar a recolher pelo menos pra ela. Seria possível?? Minha mãe tem 58 anos! Não tem renda alguma e meu pai continua trabalhando avulso, com rendimento mensal de até R$ 800. Eu já tenho minha família e não posso ajudar muito.
Agradeço desde já, se puder me responder.

Abç
Daysi

Mr. Prev disse...

Para contribuir com 5% a mulher nao pode exercer atividade, a renda familair temq eu ser de no maximo 2 salarios e o contribuinte tem qeu ter o CADUNICO, se ela se enquadrar nesses 3 intens entao pode contribuir com 5 %.

Caso ela ja tenha o CADUNICO atualize ele pois vejo muita gente ter as contribuições nao consideradas pois ao fazer o cadastro unico informou por exemplo que tem renda como avulso/autonomo.
O marido pode ter ate 2 salarios, ela nao.

Daysi Cristina disse...

Q bom receber sua resposta! Obrigada..

Bom, minha Mãe não é cadastrada, no caso eu posso realizar o cadastro com todos aqueles documentos exigidos. Já dei uma olhada no site da previdencia e pedi p q ela providenciasse pra mim. Nesse caso, se ela começasse a contribuir a partir do prox mês enquanto tempo ela poderia solicitar a tão sonhada aposentadoria?

Meu pai trabalha avulso com rendimento inferior a 2 salários mínimos. Minha mãe não tem rendimento é dona de casa mesmo. Eles vivem do salário do meu pai e da ajuda que dou qdo posso.

Diante disto posso realizar o cadastro pra fazer os recolhimentos?

Daysi Cristina disse...

Só lembrando que ela tem 58 anos!

Mr. Prev disse...

Sua mae pode ser cadastrada no CADUNICO e contribuir com 5%, a apsoentadoria por idade so sera concedida quando ela completar 180 meses de contribuição. Isso vai demorar ja que ela nunca contribuiu. Resumindo, apenas aos 73 anos.

AOs 65 anos ela tem direito ao beneficio assistencial(loas), isso se seu pai ja estiver aposentado e com um salario minimo, e ainda a ACP que manda o INSS desconsiderar beneficio de ate um salario estiver ainda em vigor(ou virar lei).

Se o seu pai tiver uma aposentadoria de mais de um salario ou a ACP nao existir mais entao ela nao tera direito ao LOAS, pois a renda do amrido ira contar para ela.

Atelier das Toalhas disse...

OLA FIZ MEU CADASTRO P CONTRIBUIR COMO FACULTATIVO POSSO CONTRIBUIR COM 11%?

Atelier das Toalhas disse...

QUAL O CODIGO P PAGAMENTO

Mr. Prev disse...

Pode sim e o codigo é o 1473.

Atelier das Toalhas disse...

obgado!!!

Maria Rita disse...

Ola..tenho 55 anos. Ja trabalhei de carteira assinada e ja tive minha propria empresa por alguns anos. Depois disso, mudei pra fora do país e parei de contribuir. Bom, devo ter uns 5 anos pagos.Gostaria de saber o seguinte: Eu posso pagar os atrasados e me atualizar? Como faço pra saber exatamente quantos anos contribui, visto que nao tenho comprovante nenhum guardado comigo.

Maria Rita disse...

Eu gostaria de saber tambem que como tenho 55 anos, se posso começar a contribuir agora e me aposentar aos 70

Mr. Prev disse...

Para saber quanto de contribuição voce tem basta ir ao INSS e pegar um extrato de suas contribuições e a simulação pode ser feito no site da previdencia.

COmo Brasileira residente fora do pais voce poderia ter contribuido como facultativa, mas como nao fez nao ha como pagar esse periodo pois na categoria de facultativo nao se pdoe pagar atrasado, no maximo seis meses de atraso para quem ja contribui mas parou.

Mr. Prev disse...

Claro que pode, vai ter que compeltar 180 meses de contribuição o que acontecerá aos 70 anos.

luis antonio disse...

minha esposa e dona de casa e quer contribuir com os 5% .eu trabalho e ganho pouca coisa a mais que dois salarios .ela pode contribuir e se aposentar quando estiver com 60 anos.

Mr. Prev disse...

Nao, o plano foi feito para dona de casa que tem CADUNICO e renda familiar de ate dois salarios.

Maria Rita disse...

Que bom...entao há solução pro meu caso.Ja que eu preciso ter 180 meses de contribuição, eu posso olhar o que ja foi pago pra tras e somar nesse total ou tenho de começar tudo novamente como se nunca houvesse contribuido? Em caso de falecimento antes ou depois da aposentadoria, esse dinheiro que foi pago ao INSS e que eu teria direito a receber pode ser passado para algum dependente, tipo, filhos?
Muito obrigada pela atenção!

Mr. Prev disse...

Caso faleca(espero que nao) o marido/companheiro ou filho menor de 21 anos ou invalido pdoera receber pensao por morte.

Caso voce ja tenha contribuições anteriores entao devera pagar o que falta para compeltar 180.

michele ribeiro disse...

oi tenho 29 anos e nunca trabalhei com carteira registrada sou dona de casa mas não tem cadastro em nenhum programa do governo ,gostaria de saber como faço para contribuir com a previdencia ?meu esposo recebe pouco eu posso contribuir com o minimo que é pedido ? desde ja agradeço pela atenção!

Mr. Prev disse...

Para contribuir com 11% que hoje é 68,42, basta ir a uma agencia do INSS para acerto de cadastro, bom levar o carne que pode ser comprado em bazares.

Para pagar como dona de casa no valor de R$31.10 tera que fazer o CADUNICO e a renda familiar ser de no maximo dois salarios minimo.

michele ribeiro disse...

e aonde faço esse cadunico??

Mr. Prev disse...

Junto a Prefeitura, pergunte no CRAS de seu municipio

Magnificat disse...

Caro Mr. Prev.. a situação que tenho dúvida é a seguinte... uma parente tem 52 anos, é dona de casa e nunca contribuiu.. não se enquadra no CadUnico.. a opção dela seria contribuir como Facultativo por 15 anos?
Outra dúvida, há previsão para votação do Projeto de Lei 2146/11 que reza permissão para contribuição retroativa? É possível utilizar essa opção (Pagamento Retroativo do INSS) para que quando ela tiver a idade poder se aposentar?
Desde já obrigado e parabéns pelo Blog.

Mr. Prev disse...

No momento nao e possivel pagar retroativo, nao ha legislacao p isso. Vai ter q contribuir 180 meses daqui p frente.

Misma Rosane disse...

Mr. Prev.
Tenho uma amiga que contribuiu com a previdência por 11 anos e foi acometida por uma enfermidade psicológica (Bipolaridade). Hoje ela recebe LOAS mas gostaria de receber aposentadoria. Ela já não contribui há mais de 5 anos. Seu grupo familiar atualmente é composto por duas pessoas, ela (que recebe beneficio assistencial) e sua mãe (aposentada). O que ela pode fazer para tentar se aposentar?

Mr. Prev disse...

Dificil. Para se aposentar ou ela vai ter que ter a idade mais 15 anos de contribuição, ou na epoca da incapacidade ela tinha que ter a qualidade de segurado para receber auxilio-doença e posteriormente aposentadoria por invalidez, se recebe LOAS acredito eu é porque não tinha qualidade de segurado na época.

fernanda disse...

Bom dia, sou fisioterapeuta e trabalhei em hospital por 14 anos e fui demitida, como faço para continuar a contribuir e com quanto devo contribuir?
obrigada
fernanda

Mr. Prev disse...

Voce pode ir a uma agencia do INSS para acerto de cadastro e no dia leve uma GPS que pode ser comrpado em bazar/papelaria.

Mulher para se apsoentar precisa de 30 anos de contribição, ou 15 anos de contribuição mais a idade de 60 anos

Priscila Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila Oliveira disse...

Bom dia tenho uma divida no banco desde 2003. nunca fui atras para quita-lá e nem tenho certeza se ainda ta lá mais acho q sim.acontece que estava pagando o inss como facultativo e entao ontem consegui o beneficio de salario maternidade e por minha surpresa fui olhar na folha q me deram quando cheguei em casa e esta mandando o tal beneficio para o tal banco. a duvida é o banco pode reter este beneficio? para quitar a divida antiga. pois ainda não comecei a receber o beneficio e estou com medo pois estou desempregada.desde já agradeço.

Mr. Prev disse...

Quando cai na conta corrente eles chegam a reter, mas quando é cartao magnetico(conta beneficio) geralmente não. Mas caso voce tenha conta em outro banco é interessante alterar para essa conta para nao ter problemas.

Hymmer disse...

Boa noite,

Meu pai trabalhou com carteira assinada por 4 anos e depois desse tempo foi morar fora do pais, agora ele esta voltando ao Brasil e esta com 58 anos mas ele vai trabalhar como autonomo, o que ele teria que fazer para receber aposenadoria pelo INSS? Que tipo de aposentadoria ele pode solicitar? De que jeito ele conseguiria maximizar o valor a receber?

Desde já obrigado,

Mr. Prev disse...

ele vai se aposentar por idade, mas para isso deve contribuir mais 11 anos, pois precisa completar 15 anos de contribuições.

Para receber um valor mais alto, ele tera que contribuir com valores mais altos tambem, ele pdoe pagar ate 20% de R$3916,20.

Caso esses 4 anos de contribuição tenham sido apos o ano de 1999, entao é so pagar sobre um valor mais alto que o calculo sera uma media das contribuições. Agora, caso ele tenha contribuido antes de 1999, entao havera perdas, pois nesse caso, para o calculo ser uma media simples, ele tem quer ter contribuição em pelo menos 60% do tempo contados a aprtir de 1994. ou seja, se ele compeltar os 15 anos de contribuição em 2024, entao de 1994 ate 2024 sao 30 anos e 60% do tempo sao 18 anos, como ele vai ter apenas 11 anos de contribuição, sera somado 11 anos de contribuição e dividido por 18. ou seja, ele vai perder 40% da media. depois ainda perde mais 15% na apsoentadoria por ter exatos 15 anos.

Na pratica. Se a media dele for $2.000,00 entao 60% sao 1200,00, menos 15% ficaria. $1.020,00

Ele vai perder praticamente a metade.

del disse...

Gostaria de saber quanto falta para eu aposentar,ter o acompanhamento pela net já se encontra no sistema todas contribuições, optei para d. de casa pois trabalho como contratada e ganho 1 salário mínimo...obrigada.

Mr. Prev disse...

Esperai ai, nao entendi nada!!

Como assim optou pela dona de casa? se voce trabalha como contratada nao tem essa opção. Dona de casa contribuindo com 5 % é para mulher que nao trabalha.

E para se aposentar por idade, voce precisa ter ni minimo 180 contribuições e 60 anos de idade.

ALEXANDRE GODOY disse...

Tenho 43 anos de idade e 22 de contribuição, com quantos anos posso me aposentar????

Mr. Prev disse...

quando completar 35 anos de contribuição, sendo que nesse caso voce deve contribuir com 20%, nao pdoera pagar 5% nem 11% como autonomo ou facultativo.

Ricardo Arthur disse...

olá, tenho 26 anos,sou dona de casa e não tenho renda própria, tenho 2 filhos e meu namorado que me ajuda, pra min conseguir o auxilio facultativo pra dona de casa tenho que contribuir pra previdência social primeiro? e depois de quanto tempo contribuindo posso receber o auxilio facultativo para dona de casa?

Mr. Prev disse...

Nao existe auxílio facultativo para dona de casa, o que existe é uma aliquota mais baixa de contribuição, ao inves de contribuir para a previdencia com 20% ou 11% , a contribuição será com 5% do salário mínimo, mas as regras para concessão de benefícios sao as mesmas dos outros contribuintes.

Escola Zezão disse...

Olá, minha mãe tem 59 anos é dona de casa e nunca contribuiu. Seria possível fazer a contribuição de duas parcelas ao mês para que ela possa se aposentar até os 70 anos? A contribuição será em cima de um sálario. Qual seria o valor mensal a ser pago? Obrigada

Mr. Prev disse...

A contribuição tem que ser mensal, ou seja, ela vai se aposentar aos 74 anos.

COm salario minimo e sendo dona de casa ha a opção de 11% do salario minimo, e tambem 5%, mas essa mais barata ha alguns exigencia como renda familiar de ate 2 salarios minimo e possuir CADUNICO.

Unknown disse...

Gostaria de esclarecimentos a respeito do assunto:
Sou casada, dona de casa, não tenho rendimentos, utilizo o NIS da minha mãe quando preciso e gostaria de saber em qual alíquota me enquadro?

Mr. Prev disse...

se voce tiver o CADUNICO e a renda familiar ser de no maximo dois salrio minimos, voce pode contribuir com 5%(facultativa dona de casa), mas voce tem que ter o seu NIS.
caso contrario sera 11%

Rosa Faria disse...

Ola gostaria de saber se uma mulher que sempre trabalhou na roça e ira completar 55 anos em abril pode se aposentar por idade, ela tem mais de 16 anos de carteira assinada mas esta sem registro desde 2009????
Obrigado pela atençao
Rosa

Mr. Prev disse...

se ela tem 16 anos de CTPS e 55 anos de idade ela pode se aposentar na qualidade de trabalhadora rural desempregada.

Rosa Faria disse...

mesmo estando sem contribuir desde 2009??

Mr. Prev disse...

Se há contribuiçeos como empregada ela pode na qualidade de rural desempregada, o rural considerado segurado especial que tem que ter a qualidade de segurado na epoca que pedir o beneficio ou completar a idade.

Rosa Faria disse...

então ela nao tem direito a aposentadoria... já que ela ainda vai completar a idade em maio e já perdeu a quaidade de segurado. o que ela pode fazer?

Mr. Prev disse...

Completando a idade faça o agendamento de aposentadoria por idade pelo 135 ou Internet. No dia elve original e copia de todos os docuemntos pessoais incluido a CTPS toda.

justiça sem preconceito disse...

OLÁ MR.PREV? PARABÉNS PELO SITE.MINHA MÃE NUNCA TRABALHOU E DEDICOU-SE A CUIDAR DOS FILHOS ,HOJE COM 68 ANOS ESTÁ DOENTE COM DIABETES E COM UMA DOENÇA NOS RINS. MEU PAI TEM 70 ANOS E É APOSENTADO COM 1 SALÁRIO MINIMO .ELA NUNCA CONTRIBUIU E AGORA O DINHEIRO QUE MEU PAI RECEBE MAL DA PARA COMPRA REMÉDIOS E PAGAR O QUE PRECISAM PARA SOBREVIVER .RELATANDO FAÇO O QUE POÇO PARA AJUDA-LO MAIS TAMBÉM TENHO ARTRITE E MÃE DE 4 FILHOS E NÃO TRABALHO MORO EM MINHA CASA E SOU SUSTENTADA PELO MEU ESPOSO.EXISTE UM MEIO DE MINHA MÃE REQUERER ALGUM BENEFICIO ? POIS ELES MORAM SÓ. AGRADEÇO PELA ATENÇÃO .

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 233   Recentes› Mais recentes»