quarta-feira, 15 de junho de 2011

Veja quando vale a pena a troca de benefício









 Matéria publicada no Jornal Agora/Sp, em 12/06/2011

O aposentado que trabalha e que continua pagando as contribuições previdenciárias pode conseguir, na Justiça, trocar o seu benefício por outro mais vantajoso. O aumento pode chegar a 63%. Porém, nem sempre a troca de aposentadoria (também conhecida como desaposentação) garante uma vantagem para o segurado do INSS.
Por isso, para entrar com uma ação, é preciso entregar cálculos que comprovem que a troca garante um aumento. Essa simulação pode ser feita por um especialista ou no site da Previdência Social

Segundo o advogado previdenciário Daisson Portanova, do escritório Gueller, Portanova e Vidutto, cada caso precisa ser analisado separadamente, mas algumas situações são inquestionáveis. "Quem se aposentou de maneira proporcional e, depois, trabalhou tempo suficiente para pedir a aposentadoria integral, terá um aumento garantido", afirma o especialista. Esse tende a ser o maior beneficiado com a troca de aposentadoria.

Link: http://www.agora.uol.com.br/grana/ult10105u928821.shtml

A simulação é a melhor opção para saber se vale a pena pedir a desaposentadoria, mas há algumas regras que podem ajudar como o salário após a concessão do benefício. Caso ele tenha caído, provavelmente a nova aposentadoria será menor, e se houve um bom aumento, sua nova apsoentadoria será melhor. Temos também o impacto do fator previdenciário, que irá reduzir menos o valor do benefício, já que haverá mais contribuições e idade.

Não podemos esquecer tambem que muito provavlemnte a  pessoa "desaposentada" terá que devolver o que recebeu do primeiro benefício, com desconto de 30% na nova aposentadoria por muitos anos. Sendo assim um aumento menor que essa porcentagem a ser descontada, pode não valer a pena.