quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Fator previdenciário também pode ajudar









Muitas pessoas na hora de se aposentar têm seus benefícios reduzidos pelo temido Fator Previdenciário. Mas ele não foi feito apenas para diminuir o valor da aposentadoria, ele também pode aumentar, apesar de ser mais difícil de acontecer.

Fator previdenciário, em Previdência Social, é uma equação que resulta em um índice que leva em conta o tempo de contribuição, a idade do segurado e a sua expectativa de vida informado pelo IBGE.

Geralmente esse índice é menor que 1 (um), como por exemplo 0,78, o que significa que o valor da média de suas contribuições serão multiplicada por esse valor, e assim você receberá 78% do que tem direito.

Por exemplo, uma média de R$2.000,00 multiplicada pelo fator 0,78, faz com que o beneficiário receba apenas R$1560,00

Mas esse fator pode ser também maior que 1  (um), mas para isso a aposentadoria terá que ser adiada, ao invés da pessoa pedir o benefício quando completa 30 anos de contribuição (mulher) ou 35 anos (homem), ela precisará trabalhar mais a não ser que já esteja próximo dos 60 anos de idade (mulher) ou 65 anos (homem).

Por exemplo, um homem que completar 35 anos de contribuição aos 52 anos, terá sua aposentadoria muito reduzida, mas se ele esperar os 62 anos, ele terá 45 anos de contribuição e o fator será muito provavelmente maior que 1 (um).

Pode parecer loucura esperar os 62 anos se o segurado poderia se aposentar aos 52, mas isso depende do ponto de vista.

Os benefícios da previdência social não tem o objetivo de servir como um investimento ao logo prazo apenas para ganho de capital, na verdade é uma renda que tem por objetivo substituir a renda do trabalho em casos onde a pessoa não pode mais trabalhar, como no caso do auxílio-doença que é pago quando se está incapacitado, ou a pensão por morte para os dependentes, pago na falta do trabalhador devido a óbito.

Sendo assim a aposentadoria também não deveria ser diferente, essa renda deveria ser paga quando a pessoa para de trabalhar devido a idade, e por isso acho loucura pedir aposentadoria aos 48, 50 ou 52 anos, sendo que ninguém para de trabalhar com essa idade.

Uma pessoa que adia a sua aposentadoria para que ela substitua os proventos ganhos com o trabalho, além de ganhar mais, não há grandes problemas com as perdas que acontecem durante os reajustes.

Já uma pessoa que se aposenta com 48 anos, quando realmente parar de trabalhar vai ter um benefício com valor reduzido se comparado com o salário-míimo, e o resultado disso a gente ja conhece, são milhares e milhares de reclamações, e tudo isso porque muitas vezes a pessoa tem esse benefício como única renda, e ele está defasado comparado ao salário mínimo pois a pessoa já recebe há muito tempo, e o governo sempre reajusta o mínimo acima da inflação ao contrário dos benfícios.